Prós
A FATBOY Special que comprei foi uma decepção – talvez maior que Boulevard 800. A moto era quadrada, andar devagar com ela, um tormento - lembrava toda hora da embreagem, e ela o tempo todo dando cabeçada. Fora que esquentava absurdamente – parar no trânsito ou no semáforo era sinônimo de ovos fritos, no verão, outono ou primavera. Só era confortável no inverno...
Acelerando não era tão ruim, mas não chegava a ser um prazer - a aceleração era cheia de buracos, a desaceleração cheia de backfires, e o desempenho nem de longe condizente com um motor de 1.600cc e tanta tradição...
Depois de quase 2 anos insistindo só por causa da tradição de andar em uma HD, e já resolvido em vender a HD que não atendeu às minhas expectativas, resolvi dar mais uma chance e instalar o tal um enriquecedor de mistura - são várias as informações no sentido de que a moto é mal tropicalizada, que as nossas normas de emissão de poluentes são incompatíveis com esse motor, por isso a HD empobreceu a mistura, o que gera os problemas relatados acima.
Todos os conceitos que atribui à moto, especialmente quanto à dirigibilidsde, satisfação e desempenho, portanto, se referem à minha experiência pós enriquecedor (REDLINE), pois a moto ficou absurdamente mais fria, o funcionamento do motor é mais liso, sem buracos, sem backfires, e anda muito mais agora.
Ficou redonda. Agora dá pra passear a 15km/h sem ficar trotando e recorrendo à embreagem toda hora.
E sem ovos fritos!
O problema referido por um colega, no sentido do desconforto do guidão, foi resolvido a partir de 2012, quando a HD adotou nas fatboy's um guidão mais ergonômico e bonito, na minha opinião.
Contras
A tropicalização mal feita, que pode ser facilmente corrigida, e a oxidação prematura de alguns pontos, inclusive chassis, o que não era esperado em um produto desse nível...