Prós
Leveza: É uma bicicleta com motor.
Dirigibilidade: Facílima de manobrar.
Consumo: Depende muito do peso da mão no acelerador. Diria que é honesto se a moto estiver bem acertada. Cabo enrolado o consumo sobe. Andando como cinderela o consumo despenca.
Resistente, é a versão mais alta da YBR/Factor.
Para nossas vias é ideal por ser uma moto alta, diminuindo o impacto da buraqueira.
Contras
O banco não oferece conforto.
Suspensão traseira monoshock (sem prolink). A falta de um prolink na traseira faz a buraqueira se refletir negativamente no conforto. Lógico que não se sente tanto as impactos como numa street, mas não tem o conforto de uma Falcon. Encarar uma estrada de terra cheia de costeletas num passeio completamente descompromissado e com um pouco mais de pressa pode te deixar com a sensação de que passou um caminhão por cima de você no final da viagem pela imensa trepidação gerada.
Trepida bastante. Característica das motos off-road, as peças plásticas principalmente os para-lamas vibram muito. Fique esperto com o para-lamas traseiro. Pela vibração ele tende a afrouxar seus parafusos na rabeta chegando a soltá-los, aumentando a trepidação e quebrando a placa.
Falta de potência. É uma moto de 125cc. Em algumas situações, mesmo estando muito bem cuidada e acertada, ela vai deixar a desejar. Pilotar com vento contra ou trechos de subidas intensas são exemplos. Requer paciência do piloto.
Manutenção: é uma realidade inegável que peças e profissionais especializados em yamahas estão em extinção no Brasil. Eu mesmo faço manutenção de minha moto e tenho muita dificuldade de encontrar peças, principalmente originais, mesmo sendo parafusos! E quando as encontro, são bem caras.