Detalhe da Avaliação

8.4 5 10
Hot
Trail
admin123
admin123
15 de Março de 2012 6061
(Atualizado: 10 de Março de 2014)
Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
7.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
10.0
Perfeita para o uso urbano a XTZ 125 é uma moto leve e ágil.
O motor monocilíndrico de 125cc tem um torque razoável e não te deixa na mão quando o assunto é uso urbano. A moto é muito esperta até os 60km/h, daí aos 80km/h o motor já demora um pouquinho mais a crescer. 80km/h por sinal é sua velocidade de cruzeiro, onde ainda se tem um pouco de motor para alguma emergência e o giro da moto ainda não incomoda o condutor com trepidações, etc. A partir dos 80km/h o motor só aumenta enrolando o cabo, conseguir velocidades acima dos 100km/h pode ser um desafio. Trabalhando em alto giro é possível chegar aos 110km/h na reta, mas aí a vibração já se torna um pouco incomoda. Subidas muito ingrimes, sobretudo na estrada são um tanto temerárias para a motinho. Muitas vezes já tive que subir em terceira, a 70km/h torcendo para nenhum caminhão passar por cima de mim!
As suspensões de longo curso ajudam muito na buraqueira das nossas vias, a moto supera obstáculos como lombadas e buracos sem problemas.
Os freios são bem escalonados, e dão conta do recado sem maiores problemas. Contudo, nunca consegui deixar meu freio dianteiro alto, mas isso é uma questão de regulagem e a culpa é provavelmente muito mais do meu mecânico que da moto em si.
Contudo, o que mais chama atenção é o baixo peso e excelente ciclística do conjunto, que dá a impressão de se estar pilotando uma bicicleta com motor. Seu perfil mais alto ajuda nesta característica, ao menos para pilotos mais altos. A moto inclina bem e seu baixo peso torna possível "bater o pé" em praticamente qualquer curva de baixa, o que ajuda muito.
O bom torque produzido pela relação e esta grande dirigibilidade fazem dela uma companheira ideal para enfrentar o transito, sendo muito ágil para transitar entre os carros. Seu perfil mais alto também ajuda a desviar de espelhos.
Na terra ela vai muito bem, sempre andei junto com motos maiores, muitas vezes mais rápido pois seu baixo peso ajuda a dar confiança para acelerar.
A economia de combustível é boa, mas não foge muito do padrão da categoria. Em uma viagem cheguei a fazer excelentes 37km/l, mas minhas médias costumam ser em torno de 30km/l (andando mais tranquilo) e 28/km/l (enrolando o cabo). Vale lembrar que se trata de uma moto carburada, o que torna impossível a comparação com motos injetadas (a Lander 250cc, por exemplo, tem médias de consumo muito similares).
Enfim, ótima moto para principiantes, ou para quem busca um veículo de menor porte para usar na cidade/terra.

Eu recomendo!
Prós
Baixo peso.
Ótima ciclística.
Economia de combustível (lembrando que se trata de uma carburada)
Ótimo custo-benefício.
Bom torque para uma 125.
Freio a disco na dianteira.
Posição de pilotagem com as costas reta e pernas pouco curvadas.
Autonomia de cerca de 300km
Contras
Falta de contagiros.
Banco - o banco é muito ruim, é muito fino para o condutor, e curto (sobretudo se você colocar um baú, o garupa mal cabe ali!)
Câmbio - além de ser um tanto impreciso, me deu problema e tive que abrir o motor recentemente (minha moto é usada e o hodômetro foi adulterado pelo garagista, então não posso dizer com qual quilometragem ela apresentou este defeito.
Motor fraco para uso em estradas - embora seja uma característica das 125 em geral.
Farol muito fraco.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2007
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
15.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 6 0

Comentários

Já possui uma conta? ou Crie uma conta