Prós
A condução é suave e macia, inclusive atendendo o deslocamento na cidade com bastante agilidade (sendo mais ágil do que parece, considerando as suas dimensões), sendo que a estrada é o seu habitat natural, onde vc estará na plenitude e simplesmente realizado pela qualidade da sua ciclística e conjunto (mais "ON" do que off-road). Em termos de conforto é insuperável, além de todo o conjunto, o banco apresenta perfeita densidade da espuma, sendo extremamente confortável para piloto e garupa (ideal p/ viagens longas, vide o sorriso estampado nos rostos), tem um desenho e ergonomia realmente diferenciados que facilita a movimentação do corpo (lançamento nas curvas). A bolha (c/ 3 regulagens) e carenagem frontal oferecem boa proteção contra o vento. A capacidade de carga é realmente um diferencial, as longas viagens nunca mais serão as mesmas... A suspensão atende muito bem, possuindo regulagens utilizando conforme a situação (traseira c/ 5 níveis e fácil acesso). Possui grande estabilidade e faz muito bem curvas (realmente impressiona). Quanto vc mais andar, mais vai querer, não sentindo o cansaço comum em grandes distâncias.
A iluminação é perfeita, o duplo conjunto óptico se destaca, sendo considerado como modelo de referência, inclusive superando diversos modelos de automóveis, assegurando muita segurança em viagens noturnas e/ou em condições adversas, bem como facilitando a visibilidade por outros veículos.
O motor bicilíndrico realmente supera as expectativas, possuindo potência e torque de resposta rápida e sempre disponível quando necessário, com baixa vibração (desprezível), bem como o ruído. O câmbio de 6 marchas é preciso e sem problemas, sendo necessário se adaptar a embreagem um pouco pesada. A velocidade cruzeiro de 140 Km/H não é sentida, sendo que acima de 160 Km/H, obviamente se faz necessário atenção especial. Os freios atendem bem, possuindo bom conjunto de frenagem, sendo que o ideal seria a opção com ABS (não disponível). Respeitando a condição de pilotagem, a pastilha traseira foi substituída com 28.000 Km, sendo que na dianteira ainda são originais e estão em uso.
O consumo médio é de 22 Km/L (já obtive 27 Km/L, como tb 17 Km/L - o problema é a "mão), sendo que a autonomia que a capacidade do tanque oferece é inquestionável (22 L).
O conjunto de pneus originais rendeu 17.000 Km p/ o traseiro e 30.000 Km p/ o dianteiro, obviamente dependendo das condições de pilotagem.
Se a opção for realizar moto turismo com conforto, robustez e segurança, a satisfação é com certeza garantida.
Contras
Assistência técnica/manutenção é um ponto que necessita de melhorias em nosso País, a qualidade é muito boa, mas devido a quantidade reduzida de revendas, o preço é elevado (mão de obra e peças). A V-Strom possui grande penetração e aceitabilidade no mercado, com elevada liquidez para venda, devido as características apresentadas.