DL 650 V-Strom

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DL 650 V-Strom

Marca

Fabricante
Suzuki

Descrição

Visão Geral
Esta moto é uma excelente opção de lazer para os pilotos e garupas. Seja na cidade ou na estrada, você irá se beneficiar do seu motor projetado para proporcionar uma resposta sensível à operação do punho do acelerador e abundante torque em uma larga escala de rotações do motor.
O cilindro de seu potente motor possui tratamento superficial interno Deposição Eletroquímica de Material Suzuki – Cromo Duro (SCEM), que garante uma maior durabilidade, melhor vedação e melhor transferência de calor.
A V-Strom 650 acrescenta emoção a cada passeio, oferecendo potência e aceleração sem perder no quesito conforto. O amortecedor traseiro possui um ajuste "fácil-de-operar" para regular a pré-carga da mola e a força de retorno do amortecimento.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
650,00 cc
Tipo do Motor
DOHC / 2 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Líquido
Combustível
Gasolina
Potência máxima
67,00 cv a 8.800 rpm
Torque máximo
6,12 kgf.m a 6.400 rpm
Transmissão
6 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Alumínio
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
0,00 Kg
Peso em Movimento
217,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.290 mm
Largura
840 mm
Altura
1.390 mm
Altura do Banco
820 mm
Distância entre Eixos
1.555 mm
Pneu Dianteiro
110/80 R19 M/C (59H), sem câmara
Pneu Traseiro
150/70 R17 M/C (69H), sem câmara

Avaliações dos usuários

10 avaliações
 
70%
 
30%
5-7 estrelas
 
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3-5 estrelas
 
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1-3 estrelas
 
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Avaliação Geral
 
9.1
Satisfação Geral
 
9.1(10)
Visual
 
8.9(10)
Conforto
 
9.4(10)
Performance
 
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Dirigibilidade
 
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Consumo
 
8.5(10)
Custo x Benefício
 
9.3(10)
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Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
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Conforto
 
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Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
8.0
Olá Motociclistas, venho deixar minha impressão sobre essa maravilhosa motocicleta. Eu já deixei uma opinião da minha moto anterior que era uma Yamaha XJ6F, moto muito boa e coisa e tal. Mas essa V-Strom é Show.
Vamos começar pelo

CONFORTO: que ela oferece; o banco é amplo e macio tanto para o garupa e piloto, pois para viajar longas distancias o banco ter que ser muito bom, eu tenho 1,79m 77kg e minha esposa tem 1,65 66kg e sobra espaço no assento, ela tem um bagageiro de alumínio que suporta até 10 kg, a bolha original é muito boa, tem 3 regulagens de altura, de fácil manuseio ou seja pode viajar a 140km/h ou mais sem que o vento te jogue da moto, a posição de pilotagem é ereta e relaxada, com os braços um pouco dobrados e as pernas não muito flexionadas.

SUSPENSÃO: muito boa, firme, a bengala dianteira tem regulagem de pré-carga da mola, coisa que você só encontra em moto bem mais cara e a suspensão traseiro tem 2 tipos de regulagens, são: a pré carga da mola e velocidade do retorno, funcionam muito bem, porem o curso deveria ser maior em ambos os lados, 150 mm de curso é muito pouco, para uma Big Trail, na minha opinião deveria ter pelo menos 200 mm de curso, mas em nem um momento eu senti o final de curso, mesmo carregando garupa e bagagem, ou seja a suspensão é bem firme quando precisa ser e macia quando se faz necessário, posso passar a 40km/h em uma lombada com garupa com muito conforto .

MOTOR: O motor é uma maravilha, minha moto anterior era um XJ6F, com 77cv e 6.1 de torque, porem…para mim ter toda essa força e potência somente em rotações lá em cima, depois dos 8.000 mil rpm. Na V-Strom é diferente, eu já tenho todo o torque já nos 6.000 giros e a potência lá na casa dos 9.000 mil, isso se reflete em um motor muito elástico, o motor corta com 10.000 rpm, quase uma esportiva, empolga muito o piloto inclusivo os mais experientes, então é uma moto com motor perfeito onde você tem torque em médias rotações e potência em alta, veja o caso de uma Transalp ou uma NC, ou XT, onde o pico de potência não passa dos 6mil, 7mil, a potência acaba cedo demais e junto a empolgação. O motor vibra pouco e menos ainda quando ele trabalha de médias para altas rotações e não esquenta, não cozinha as pernas do piloto, isto seria um item de conforto. Já ia me esquecendo, o som do motor ainda não decidi se gosto ou se odeio, funciona assim; em baixa rotação é bonito bem grosso, em média antes dos 5 mil é horrível, muito áspero e a partir dos 6 mil é empolgante e grave, muito bonito, mas como na maioria do tempo só se anda em médias rotações...

CÂMBIO: Muito preciso, duro, as vezes barulhento, tem 6 marchas, a 6 está mais para um Overdrive, a 1ª é muito curta, arranca fácil, fácil em uma subida íngreme carregada.
É o câmbio mais preciso que já usei. Penso em trocar o pinhão, colocar um de 17 ou 16 dentes, pois creio que não irei sentir muita falta de arrancada pelo grande torque em baixa rotação que a mesma tem, com isso a rotação do motor vai cair e assim o consumo também.

DESEMPENHO: Rodando na cidade o peso e o centro de gravidade alto faz que as mudanças de trajetória e manobras aconteça lentamente, o motor não esquenta excessivamente, na hora de estacionar tenha cuidado! peça logo para a garupa descer porque é muito peso nas pernas do piloto.
Na estrada ou rodovia é uma maravilha é onde ela foi desenvolvida para vida toda, muito segura, imponente, os carros saem da frente ao ver os grandes faróis que se aproxima, e falando em faróis eles são excelentes, iluminam que é uma beleza, inclusive tem regulagem do faxo de luz na altura e no comprimento, o motor trabalha silencioso e sem vibração, em 6ª marcha a 5.000 ou 5.500 a moto está a 120, 130 km/h e não passando desse velocidade ela faz inacreditáveis pelo peso e porte 20 km/Litro, com uma autonomia de até 350 km com um tanque que tem capacidade para 22 Litros. Nas curvas ela vai muito bem, para o tamanho e peso graças ao quadro e balança confeccionados em alumínio e suspenções firmes e multi reguláveis, ou seja na hora da curva ou freadas bruscas o chassi não oscila não torce ao ponto de assustar o piloto, mas....quem vem de outra categoria de moto ou de menor cilindrada peço cautela pois não é uma motocicleta para iniciante, ou para quem vem de outra categoria o tempo de transição, adaptação vem de forma natural para mim até um tanto lenta, eu tinha uma XJ6F e antes uma XRE e CB 300, me adaptei rapidamente na XJ, e na V-Strom a história é outra, tem que ter mais maturidade e responsabilidade, como diz uma amigo do moto clube. – “Tem que ser rapariga de estrada”.
Então fica a dica; primeira moto grande - ESQUEÇA

Em estrada de terra, calçamento(paralelepípedo), buracos, valetas, estilo mais Off-Road a moto se comporta de maneira razoável, pela suspenção não ter muito curso e ser um pouco firme o conforto nessas situações não é igual a estar a bordo de uma Ténépé 660z, resumindo a moto é mais ON do que OFF. Tenha cuidado com lombadas clandestinas ou obstáculos da mesma altura, a moto é muito baixa e raspa com facilidade o cano do escapamento e isso limita muito o uso fora de estrada.

PROTEÇÃO. Como eu já disse a moto tem um centro de gravidade muito alto e o peso elevado e para ela tombar é muito mas muito fácil na minha moto tem um protetor de carenagem, slider na balança e protetor de cárter e esse último que ditei é o mais sacrificado pela pouca distância do solo que a moto oferece.

MANUTENÇÃO. A minha está com 40 mil já vi v-strom por ai com 120 mil km rodados e dizem que não quebra! Manutenção periódica somente óleo, filtro FRAM que é bom e barato, pastilha de freio, tração que custa em média 500 reais que dura 30 mil (sendo muito bem lubrificada)....ouse seja, NÃO DA MANUTENÇÃO!
Eu recomendo!
Prós
Consumo - Recursos das Suspensões - Preço - Conforto piloto e passageiro - Autonomia - Liquidez - Torque - Farol - Espaço - Custo Beneficio
Contras
Peso - Distancia livre do solo

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
40.000 Km
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Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
7.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
9.0
Num contexto geral, é uma excelente motocicleta, digna da Suzuki! Tenho desde 0 km e atualmente está com 59 mil km. Já me acompanhou duas vezes em viagens pela Argentina e Chile. A injeção eletrônica dela não gosta muito do combustível dos hermanos, mas não falhou em nenhum momento. Cuidado em lugares muito frios, torna-se difícil dar a partida quando a temperatura ambiente está abaixo de 0ºC.

Tenho orgulho em dizer que a V-Strom é realmente uma guerreira, a minha NUNCA me deixou na mão, principalmente nos lugares mais remotos da america do sul. Cuidado com o consumo de combustível acima de 3 mil metros de altura, costuma ficar na faixa dos 15km/litro.

Se está moto tivesse uma altura maior em relação ao solo e suspenção com um curso mais longo, não haveria melhor escolha!!!

Quesito confiança mecânica 100% (Não se esqueça da manutenção periódica).
Eu recomendo!
Prós
- Excelente conforto aerodinâmico;
- Otimo espaço para ferramentas sob o banco;
- Pneus sem câmara, fácil de reparar;
- Banco confortável para piloto e garupa;
- Manutenção simples;
- Execelente conjunto óptico de iluminação.
Contras
- Deveria vir com ABS (Assim como na versão UK);
- Falta aquecedor de manoplas (Muito útil para quem faz viagens para lugares extremamente frios);
- Protetores de Mão e Cavalete central deveriam vir de série;
- Consumo de combustível elevado (se comparado a F800GS da BMW);
- Dificil acesso para troca do filtro de ar e troca de velas;
- Suspensão com pouco curso para uma Big Trail;
- Muito baixa, chega a raspar o escapamente em terrenos mais acidentados.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
59.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
8.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
10.0
Tenho vários amigos com este mesmo tipo de motocicleta, todos gostam muito.
Eu só posso falar muito bem dela.
Já me levou para a Serra do Rio do Rastro SC, Angra, Paraty, Morro de São Paulo na Bahia, Ubatuba, Ilha Bella e muitos outros passeios menores.
Eu realmente recomendo.
Eu recomendo!
Prós
Muito confortável! Viajo muitas horas sem me cansar.
Pode ser considerada econômica até, se conseguir andar a 120km/h. Já fiz mais de 22 km/l em viagens longas.
Tem um excelente custo/benefíco. Velocidade de cruzeiro entre 140/160 km/h com folga.
Já tive muitas motocicletas, vários estilos e cilindradas, mas esta veio pra ficar.
Contras
Alguns acham ela meio ultrapassada já, mas eu gosto do visual dela, a minha é preto fosco. É tudo uma questão de gosto.
Ela não tem um final como a DL 1000, ou seja, se vc procura velocidade final acima de 180 km/h, ela não vai servir.
Ela também não vai muito bem na terra. Estrada de terra batida tudo bem, mas areia e terra molhada não é com ela. Não é uma off nem de longe.
No mais, só alegria!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
14.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
9.0
Eu recomendo!
Prós
A condução é suave e macia, inclusive atendendo o deslocamento na cidade com bastante agilidade (sendo mais ágil do que parece, considerando as suas dimensões), sendo que a estrada é o seu habitat natural, onde vc estará na plenitude e simplesmente realizado pela qualidade da sua ciclística e conjunto (mais "ON" do que off-road). Em termos de conforto é insuperável, além de todo o conjunto, o banco apresenta perfeita densidade da espuma, sendo extremamente confortável para piloto e garupa (ideal p/ viagens longas, vide o sorriso estampado nos rostos), tem um desenho e ergonomia realmente diferenciados que facilita a movimentação do corpo (lançamento nas curvas). A bolha (c/ 3 regulagens) e carenagem frontal oferecem boa proteção contra o vento. A capacidade de carga é realmente um diferencial, as longas viagens nunca mais serão as mesmas... A suspensão atende muito bem, possuindo regulagens utilizando conforme a situação (traseira c/ 5 níveis e fácil acesso). Possui grande estabilidade e faz muito bem curvas (realmente impressiona). Quanto vc mais andar, mais vai querer, não sentindo o cansaço comum em grandes distâncias.
A iluminação é perfeita, o duplo conjunto óptico se destaca, sendo considerado como modelo de referência, inclusive superando diversos modelos de automóveis, assegurando muita segurança em viagens noturnas e/ou em condições adversas, bem como facilitando a visibilidade por outros veículos.
O motor bicilíndrico realmente supera as expectativas, possuindo potência e torque de resposta rápida e sempre disponível quando necessário, com baixa vibração (desprezível), bem como o ruído. O câmbio de 6 marchas é preciso e sem problemas, sendo necessário se adaptar a embreagem um pouco pesada. A velocidade cruzeiro de 140 Km/H não é sentida, sendo que acima de 160 Km/H, obviamente se faz necessário atenção especial. Os freios atendem bem, possuindo bom conjunto de frenagem, sendo que o ideal seria a opção com ABS (não disponível). Respeitando a condição de pilotagem, a pastilha traseira foi substituída com 28.000 Km, sendo que na dianteira ainda são originais e estão em uso.
O consumo médio é de 22 Km/L (já obtive 27 Km/L, como tb 17 Km/L - o problema é a "mão), sendo que a autonomia que a capacidade do tanque oferece é inquestionável (22 L).
O conjunto de pneus originais rendeu 17.000 Km p/ o traseiro e 30.000 Km p/ o dianteiro, obviamente dependendo das condições de pilotagem.
Se a opção for realizar moto turismo com conforto, robustez e segurança, a satisfação é com certeza garantida.



Contras
Assistência técnica/manutenção é um ponto que necessita de melhorias em nosso País, a qualidade é muito boa, mas devido a quantidade reduzida de revendas, o preço é elevado (mão de obra e peças). A V-Strom possui grande penetração e aceitabilidade no mercado, com elevada liquidez para venda, devido as características apresentadas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
30.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Alto
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(Atualizado: 26 de Dezembro de 2012)
Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
9.0
A V-Strom é uma máquina fantástica, e sempre a recomendo a meus amigos motociclistas. Não a considero a moto ideal para viagens que incluam terra/off-road moderado no roteiro, e foi por isso que a troquei em uma BMW 1200 GS.

Seu desempenho é satisfatório, mas para quem deseja uma performance maior, deve optar pela descontinuada DL 1000. Quando ela está com garupa e bagagem, costuma raspar em curvas e lombadas (especialmente se tiver cavalete central e/ou protetor de cárter). Um dog-bone ajuda a atenuar isso.

No mais, é uma moto touring pronta para te levar para longe, com conforto e segurança. Mas nesse aspecto, peca pela ausência de ABS como opcional (culpa do J.Toledo, que não vende no Brasil as mesmas motos vendidas na Europa e outros países sulamericanos). Para pilotos de menor estatura, recomendo que antes da compra procurem conhecer a Kawasaki Versys, outra máquina bastante interessante.
Eu recomendo!
Prós
Excelente moto. Ideal para a estrada, mas não faz feio no uso urbano. Bonita e imponente, e com baús traseiro e laterais, se mantém harmônica e bela! Muito confortável para piloto e garupa.

Para quem não deseja voar pelas estradas, o desempenho dela é justo! Ultrapassagens são feitas com segurança, e pode-se manter uma velocidade de cruzeiro de 140/150 km/h sem grande esforço. Faz curvas muito bem, e até mesmo na cidade ela anda com desenvoltura. Basta pegar o jeito da moto.

Consumo razoável, mas certamente não está entre suas maiores virtudes. Em sua faixa de preço, considero uma das melhores motos do mercado. Se a intenção for pegar a estrada, a V-Strom é pedida!
Contras
As motos da Suzuki são excelentes! O mesmo não se pode dizer de suas concessionárias. O visual agrada, mas faz falta o escape duplo que equipa a DL 1000. Moto confortável, mas com banco um pouco baixo para quem possui maior estatura.

Na estrada, com garupa e bagagem, o desempenho fica um pouco abaixo de desejado. Se estiver solo e sem bagagem, ela chega a 160km/h sem muita dificuldade. Acima disso, não é a praia dela. Dirigibilidade na cidade exige adaptação, já que a carenagem é fixa e não permite que se veja a roda dianteira.

Na terra deixa a desejar, especialmente na lama ou areia/terra fofa. Com médias na casa dos 15 a 16 km/l, acho que é uma moto um pouco beberrona se comparada com motos maiores, como a própria DL 1000 e BMW 1200 GS.

A moto possui um preço interessante, mas vem sem acessório algum. Protetor de motor, cárter, mão, suporte articulado da bolha (essencial), cavalete central e etc, só gastando mais dinheiro e colocando à parte.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
14.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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