Da pra seguir o manual tranquilo, e cuidar a maneira como você pilota, se força mais a moto, troca o oleo mais seguido. A verificação o óleo tem que ser diariamente, por segurança..
Pode trocar o óleo com 1.500km sem problemas, eu as vezes troco com 2.000km.
Uso filtro de óleo da valflex(muito bom) e troco a cada duas trocas de óleo.
Uso o yamalube ou o havoline super motorcycle que é o mesmo óleo, e ambos são ótimos.
cara procure na internet como CDI Programavel para Twister com chave troca rapida no guidão q ai vc ve como funciona bem certinho e as programações q da para fazer
O manual de sua motocicleta é o melhor guia em que você pode se basear para uma manutenção correta.
As trocas segundo o manual da Tornado, que tem o motor idêntico ao da Twister, recomenda a troca do óleo a cada 3.000km e filtro alternadamente, ou seja, uma vez troca-se apenas o óleo e na próxima óleo + filtro, e assim indefinidamente.
Estas trocas de óleo a cada 1.000km são para motocicletas menores. Não se esqueça que sua Twister além do filtro de óleo e tem também radiador de óleo que faz com que o óleo do motor trabalhe com temperaturas mais baixas. Portanto trocar o óleo do motor com 1.000km nesta motocicleta em uso normal (na estrada por exemplo), é desperdício de dinheiro. Uma boa quilometragem para troca com segurança é 2.000km, ou seja, com 2/3 de utilização do óleo (3.000km x 66,66% = 1.999,80 km).
No entanto gosto não se discute, e digo, para quem gosta de trocar óleo com 1.000km em motores de Twister/Tornado, afirmo que se trocarem, por exemplo, a cada 100 ou 200 kms vão conservar ainda mais seus motores.
Qualquer dúvida, sobre a técnica correta para manter sua motocicleta em bom estado, além do seu manual, consulte o Bitenca no próprio Motonline; existe também um artigo, salvo engano do Tite, que orienta a forma tecnicamente correta a respeito dos períodos qque devem ser observados para troca de óleo em motocicletas.
O melhor óleo e filtro de óleo para sua motocicleta são o originais vendidos na Honda. Filtro de óleo paralelo diminui a vida útil do motor.
Olha só, no manual da CBX 250 Twister também diz a cada 3000Km, mas no manual da CBF 250 (a nossa Twister no exterior) diz a cada 12000Km. Isso mesmo, 12000Km.
Diferenças de clima não se aplicam visto que nos mais diversos países que a CBF foi vendida você encontra climas desde semi-árido a úmido. As temperaturas também variam entre extremos como -20ºC em alguns pontos altos da China até mais de 40ºC, esta já encontrada na China, Japão, Portugal, Espanha e outros.
Lá eles recomendam óleos 10W30 em regiões com temperaturas até 10ºC e acima disso 10W40. No manual mostra temperaturas ambientes até 50ºC para o 10W40. Além disso a recomendação é pela API SG ou superior com ressalva em não usar óleos marcados como "energy conserving".
O que sobra é o combustível, já que aqui há a adição de 27% de álcool na gasolina, mas não sei até onde esse fato se aplica.
Se pegarmos os carros como exemplo, não há um óleo específico para álcool e outro para gasolina. São para o ciclo otto e pronto, gasolina e álcool. Então parece-me não fazer sentido dizer que o óleo dura menos por causa do álcool.
Pelo menos se houvesse alguma indicação na embalagem dizendo algo como: "5000 Km para motores a gasolina, 2500 Km para motores a álcool", aí sim essa preocupação viria "lá de cima", rs. Mas não há esse tipo de recomendação por nenhuma indústria petrolífera e nenhum fabricante de carro. Resumindo: o óleo é o mesmo.
De verdade? Acho que tem mais a ver com a nossa história de povo conformado, que aceita tudo, do que com alguma especificação técnica propriamente dita.
Na "Zorópa" e Ásia eles dizem 12000 Km, aqui 3000 Km, alguma coisa está errada.
Tudo bem, não vou "prolongar" as trocas além dos 3000 Km para não dar "margem", rsrs! Mas faço questão de usar até os últimos metros desses 3000 Km... rsrsr!