Oleo para Twister, Km de troca e filtro

04 Nov 2009 11:46 #31 por cbbeudo
Interessante isso hein!!!

E fica um controle junto com o chaveiro da moto???

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

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04 Nov 2009 12:04 #32 por sergiomeirelles
Da pra seguir o manual tranquilo, e cuidar a maneira como você pilota, se força mais a moto, troca o oleo mais seguido. A verificação o óleo tem que ser diariamente, por segurança..

Não patrocine o crime, não compre peças usadas

Lazer Mototerapia!Wacko

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04 Nov 2009 12:39 #33 por cbbeudo
Pois é Sérgio, o problema é que não encontrei no meu manual de quanto em quanto tem que trocar o óleo (da moto).

Do piloto o recomendado é trocar o óleo diariamente...

KKKKkkkkkkkkkkkkkk

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04 Nov 2009 17:29 #34 por fwagner
Pode trocar o óleo com 1.500km sem problemas, eu as vezes troco com 2.000km.
Uso filtro de óleo da valflex(muito bom) e troco a cada duas trocas de óleo.
Uso o yamalube ou o havoline super motorcycle que é o mesmo óleo, e ambos são ótimos.

concordo com o lorenço faço o mesmo.

wagnertw

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04 Nov 2009 18:19 #35 por Kaverna
cara procure na internet como CDI Programavel para Twister com chave troca rapida no guidão q ai vc ve como funciona bem certinho e as programações q da para fazer

Kaverna Mecânica autos e motos {minhas motos Honda Twister 2007/2008 Honda 500four 1973}

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04 Nov 2009 18:41 #36 por Cárabal
O manual de sua motocicleta é o melhor guia em que você pode se basear para uma manutenção correta.


As trocas segundo o manual da Tornado, que tem o motor idêntico ao da Twister, recomenda a troca do óleo a cada 3.000km e filtro alternadamente, ou seja, uma vez troca-se apenas o óleo e na próxima óleo + filtro, e assim indefinidamente.


Estas trocas de óleo a cada 1.000km são para motocicletas menores. Não se esqueça que sua Twister além do filtro de óleo e tem também radiador de óleo que faz com que o óleo do motor trabalhe com temperaturas mais baixas. Portanto trocar o óleo do motor com 1.000km nesta motocicleta em uso normal (na estrada por exemplo), é desperdício de dinheiro. Uma boa quilometragem para troca com segurança é 2.000km, ou seja, com 2/3 de utilização do óleo (3.000km x 66,66% = 1.999,80 km).


No entanto gosto não se discute, e digo, para quem gosta de trocar óleo com 1.000km em motores de Twister/Tornado, afirmo que se trocarem, por exemplo, a cada 100 ou 200 kms vão conservar ainda mais seus motores.


Qualquer dúvida, sobre a técnica correta para manter sua motocicleta em bom estado, além do seu manual, consulte o Bitenca no próprio Motonline; existe também um artigo, salvo engano do Tite, que orienta a forma tecnicamente correta a respeito dos períodos qque devem ser observados para troca de óleo em motocicletas.


O melhor óleo e filtro de óleo para sua motocicleta são o originais vendidos na Honda. Filtro de óleo paralelo diminui a vida útil do motor.


Um abraço

Em Deus confio.

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05 Nov 2009 08:24 #37 por cbbeudo
Bom, vou achar o manual da TW em PDF e posto aqui, vamos ver se eu que to vacilando e não to encontrando a recomendacao de troca de óleo...

(assumo que vou bem preguiçoso de ficar lendo manual, afinal de contas, sou brasileiro...)

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05 Nov 2009 18:36 #38 por Cárabal
É por aí, irmão motociclista.


Meu objetivo é apenas ajudar.


Um abraço

Em Deus confio.

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06 Nov 2009 09:41 #39 por cbbeudo
Cárabal, você tem TW?

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06 Nov 2009 17:51 #40 por Cárabal
Nunca tive Twister, porém tenho alguma experiência com este motor que é o mesmo motor da Tornado.


Tive várias Tornado e ainda tenho uma 2008; rodo cerca de 1.500 km/mes, 80% em estradas asfaltadas e 20% em estradas de terra.


Sempre troquei óleo/filtro conforme lhe orientei (peguei orientaçào técnica no Motonline) e nunca tive problemas com o motor.

Em Deus confio.

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06 Nov 2009 18:16 #41 por fabianofranco
Oi cbbeudo!


Olha só, no manual da CBX 250 Twister também diz a cada 3000Km, mas no manual da CBF 250 (a nossa Twister no exterior) diz a cada 12000Km. Isso mesmo, 12000Km.


Diferenças de clima não se aplicam visto que nos mais diversos países que a CBF foi vendida você encontra climas desde semi-árido a úmido. As temperaturas também variam entre extremos como -20ºC em alguns pontos altos da China até mais de 40ºC, esta já encontrada na China, Japão, Portugal, Espanha e outros.


Lá eles recomendam óleos 10W30 em regiões com temperaturas até 10ºC e acima disso 10W40. No manual mostra temperaturas ambientes até 50ºC para o 10W40. Além disso a recomendação é pela API SG ou superior com ressalva em não usar óleos marcados como "energy conserving".


O que sobra é o combustível, já que aqui há a adição de 27% de álcool na gasolina, mas não sei até onde esse fato se aplica.


Se pegarmos os carros como exemplo, não há um óleo específico para álcool e outro para gasolina. São para o ciclo otto e pronto, gasolina e álcool. Então parece-me não fazer sentido dizer que o óleo dura menos por causa do álcool.


Pelo menos se houvesse alguma indicação na embalagem dizendo algo como: "5000 Km para motores a gasolina, 2500 Km para motores a álcool", aí sim essa preocupação viria "lá de cima", rs. Mas não há esse tipo de recomendação por nenhuma indústria petrolífera e nenhum fabricante de carro. Resumindo: o óleo é o mesmo.


De verdade? Acho que tem mais a ver com a nossa história de povo conformado, que aceita tudo, do que com alguma especificação técnica propriamente dita.


Na "Zorópa" e Ásia eles dizem 12000 Km, aqui 3000 Km, alguma coisa está errada.


Tudo bem, não vou "prolongar" as trocas além dos 3000 Km para não dar "margem", rsrs! Mas faço questão de usar até os últimos metros desses 3000 Km... rsrsr!

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



tendotempo.blogspot.com/

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06 Nov 2009 22:40 #42 por flacegape
Amigos,


To vendo dúvidas no quesito do manual, então resolvi transcrever o que tá lá escrito na bíblia da moto, escrita versão original da Honda:


Ítem 6-6 òleo de motor:


O óleo é o elemento que mais afeta o desmpenho e a vida útil do motor.


O óleo MOBIL Super MOTO 4T API-SF é o único óleo aprovado e recomendado pela Honda.


No ítem manutenções 6-2 existe a regra:


Óleo : 1.000 3.000 6.000 e a cada 3.000


Filtro : 1.000 3.000 6.000 e a cada 6.000


Dúvidas, podem surgir, vou responder...


Tenho uma Twister ano 2008, preta com 5100 Km.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

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06 Nov 2009 22:42 #43 por flacegape
Faltou dizer a especificação do óleo:


SAE 20W-50 API-SF.


Abraços.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

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07 Nov 2009 00:38 #44 por fabianofranco

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

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07 Nov 2009 05:47 #45 por Cárabal
Porque será que os fabricantes recomendam óleos específicos e não outras marcas que encontramos no mercado?


Será que se baseiam no "achometro" ou em pesquisas que demandam horas de estudo em laboratório e outras tantas horas nas pistas?


Pensem nisto.


Mesmo assim afirmo que liberdade é uma das melhores coisas da vida e sendo assim cada um tem o direito de usar o que considera melhor para si.

Em Deus confio.

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