Oleo para Twister, Km de troca e filtro

30 Out 2009 12:48 #1 por cbbeudo
Pessoal,

Procurei no manual da Twister e não encontrei de quanto em quanto tempo deve-se trocar o óleo e filtro. Na concessionária não souberam me informar 100%, entao vou relatar o que estou fazendo e vocês relatem também o que vocês fazem. Será uma troca de experiencia legal:

Óleo Utilizado: Castrol

Km de troca do óleo: A cada 1000Km rodados

Km de troca do filtro: A cada 3000Km

Algum comentário sobre a forma que estou fazendo ou o óleo que estou usando?

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 12:58 #2 por Lourenço
Pode trocar o óleo com 1.500km sem problemas, eu as vezes troco com 2.000km.
Uso filtro de óleo da valflex(muito bom) e troco a cada duas trocas de óleo.
Uso o yamalube ou o havoline super motorcycle que é o mesmo óleo, e ambos são ótimos.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:05 #3 por cbbeudo

Lourenço escreveu: Pode trocar o óleo com 1.500km sem problemas, eu as vezes troco com 2.000km.

Uso filtro de óleo da valflex(muito bom) e troco a cada duas trocas de óleo.

Uso o yamalube ou o havoline super motorcycle que é o mesmo óleo, e ambos são ótimos.


Então, já me disseram isso, para trocar a cada 1.500Km, porém, se você ler na embalagem, está escrito que o óleo é para 1.000Km.

Mesmo assim pode trocar com 1.500???

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:15 #4 por Lourenço
A maioria dos óleos são para no minimo 3.000km, mas dependendo da moto é recomendavel trocar com menos.
No caso das nossas motos elas usam radiador que ajuda a manter uma temperatura mais ideal do óleo, trocar o óleo a cada 1.000km é desperdicio do própio óleo e de dinheiro.
Pode trocar a cada 1.500km sem problema algum.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:25 #5 por Sérjão-Erro
No manual da XRE fala para fazer a primeira troca nos 1000 km iniciais e depois de 3.000 em 3.000 mil km. Óleo recomendado e utilizado na concessionárias é o Mobil.


Na concessionária tb me falaram para trocar a cada 1.500 km. Entrei em contato com a Honda e através do SAC e obtive a informação de poder seguir o manual (a cada 3.000 mil km).


Tirando a dúvida com a consultora técnica da oficina, gente finíssima, comentou que até dá para trocar a cada 3.000 km, mas aí vc tem que ficar verificando e complentando o nível do óleo para não ter problemas. Trocando a cada 1.500 km, vc fica tranquilo e não precisa ficar controlando o nível do óleo, pois as trocas são curtas! Faz sentido. Trocar aos 1.500 km é para mim mais questão preventiva do que por necessidade.


Quando estava com motos maiores sempre trocava a cada 4.000 km usando o Motul 5100.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:31 #6 por cbbeudo

Sérjão escreveu: No manual da XRE fala para fazer a primeira troca nos 1000 km iniciais e depois de 3.000 em 3.000 mil km. Óleo recomendado e utilizado na concessionárias é o Mobil.


Na concessionária tb me falaram para trocar a cada 1.500 km. Entrei em contato com a Honda e através do SAC e obtive a informação de poder seguir o manual (a cada 3.000 mil km).


Tirando a dúvida com a consultora técnica da oficina, gente finíssima, comentou que até dá para trocar a cada 3.000 km, mas aí vc tem que ficar verificando e complentando o nível do óleo para não ter problemas. Trocando a cada 1.500 km, vc fica tranquilo e não precisa ficar controlando o nível do óleo, pois as trocas são curtas! Faz sentido. Trocar aos 1.500 km é para mim mais questão preventiva do que por necessidade.


Quando estava com motos maiores sempre trocava a cada 4.000 km usando o Motul 5100.


O cara da oficina me ofereceu esse MOTUL, mas não botei fé porque nunca tinha ouvido falar nele.

Bom, vou continuar colocando o Castrol (ou Móbil) dependendo do preço do dia, já que são semelhantes e passarei a trocar de 1500 em 1500.

=]

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:32 #7 por cbbeudo

Lourenço escreveu: A maioria dos óleos são para no minimo 3.000km, mas dependendo da moto é recomendavel trocar com menos.

No caso das nossas motos elas usam radiador que ajuda a manter uma temperatura mais ideal do óleo, trocar o óleo a cada 1.000km é desperdicio do própio óleo e de dinheiro.

Pode trocar a cada 1.500km sem problema algum.


Bom, então se eu trocar a cada 1.500Km, posso fazer uma troca óleo e filtro e outra só o óleo... e assim por diante!!!

Show, vou economizar uma graninha nessa brincadeira!!!

=]

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 13:55 #8 por Sérjão-Erro
cbbeudo, pode confiar no Motul de olhos fechados, é um óleo de primeira linha!!! A viscosidade dele quando vc faz a troca é incrível, parece óleo novo......o problema é que custa uns R$ 35,00 o litro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 14:19 #9 por cbbeudo
Pois é, vaou ficar com o Castrol / Mobil mesmo!!!

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 14:32 #10 por Lourenço
Pois é, o motul é creme de la creme dos lubrificantes, mas tem um custo bem alto.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 15:39 #11 por cbbeudo
Muito alto pelo visto...

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 18:34 #12 por Cárabal
Prezados,


Acabei de verificar o manual (pg. 6-6) da XRE300 e a 1ª troca de óleo do motor juntamente com o filtro (pg. 6-2) é feito com 1.000km; a 2ª troca óleo/filtro com 4.000km; as demais trocas do óleo do motor, sempre juntamente com o filtro de óleo, apenas a cada 4.00km. O óleo recomendado pela Honda é o Mobil Super Moto 4T Multiviscoso / SAE 20W-50 / API-SF; o filtro de óleo indicado, é o vendido (R$18,84) na Honda que inclusive é importado do Japão.


No caso da XRE300, por exemplo, para melhor conservação do motor/caixa/embreagem em uso normal (estrada por exemplo) é justo que troquemos o óleo/filtro a cada 2.700km, ou seja, com 2/3 de utilização do mesmo. Trocar antes desta quilometragem é desperdício de dinheiro. O Bitenca/Motonline poderá melhor orientar tècnicamente neste sentido.


Prefiro sempre seguir as normas especificadas pela fábrica (Chevrolet, Honda, Ford, ou qualquer outro fabricante de veículos) quanto à utilização de óleos, fluidos, etc., porque existe um projeto e horas de estudos em laboratório que certamente as credenciam a nos recomendar tais produtos. Além do mais em caso de pane, as fábricas não poderão alegar que aconteceram defeitos mecânicos, por não usarmos os produtos recomendados.


Um abraço a todos e boa sorte.

Em Deus confio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 18:44 #13 por Cárabal
Esqueci de falar.


Na Tornado (mesmo motor da Twister) a recomendação da Honda é trocar do óleo do motor a cada 3.000km, e o filtor a cada 6.000km, ou seja, uma vez troca-se apenas o óleo e na outra óleo juntamente com o filtro.


Nas motocicletas Tornado que utilizei sempre troquei o óleo do motor a cada 2.000km, sem problema algum.

Em Deus confio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 20:48 #14 por flacegape
Amigos,


Fiz a troca conforme o recomendado pelo manual, a primeira com 1000 Km, com troca de filtro.


A segunda é feita com 4000 Km , com troca de óleo, sem necessidade de troca de filtro e as demais são a cada 3.000 Km, alternando filtro.


Existe uma tolerância de 100 m, fora disto a Honda não dá a garantia.


O óleo recomendado para a Twister é Mobil SAE 20W-50, de alto desempenho. A troca antes deste periodo é disperdício de dinheiro e tempo.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2009 23:53 #15 por Passarim

flacegape escreveu:
Amigos,


Fiz a troca conforme o recomendado pelo manual, a primeira com 1000 Km, com troca de filtro.


A segunda é feita com 4000 Km , com troca de óleo, sem necessidade de troca de filtro e as demais são a cada 3.000 Km, alternando filtro.


Existe uma tolerância de 100 m, fora disto a Honda não dá a garantia.


O óleo recomendado para a Twister é Mobil SAE 20W-50, de alto desempenho. A troca antes deste periodo é disperdício de dinheiro e tempo.






2
Passarim40117,0795717593

CG TITAN 95-->CG TITAN 99-->SAHARA 97-->TWISTER 08-->SUZUKI GSX 750F 04 + BURGMAN 125cc 07

Jaboatão dos Guararapes-PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.203 segundos