Ah!
E quanto ao cavalete central, realmente é uma economia porca da Yamaha, pois a moto tem o localpara a colocação do mesmo, e um paralelo não é caro.
Sobre o cavalete central.Mulheres dificilmente conseguem usa-lo, muitas, e muitos tem dificuldade na operação do " sobe / desce "... isso em motos mais leves como as 125/150cc. m motos maiores e mais pesadas a dificuldade se acentua e é preciso não só o "jeito", como força. Existem motos pesadas como nas BMW 1200 lt/rt que tem esse dispositivo elétrico.Talvez por isso os fabricantes não os disponibilize em série, dessa forma minimizando os custos. Mas há na fazer o local para sua opcional instalação
soueu2012-01-16 09:23:49
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
O cavalete só é usado para ajustes/ lubrificação da corrente, lavagem da moto e acertos nas rodas.Eu uso um apoio lateral que coloco à direita da moto sob a pedaleira e aí ela fica suspensa apoiada no pezinho lateral e neste apoio. Fica inclinada à esquerda, mas dá para fazer todos os serviços.
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Fausto,Quanto ao câmbio, concordo com o Matusa. Quando a minha começava a encrencar, eu regulava a embreagem junto à manete mesmo. Deixando a embreagem mais alta, minimizava estes incômodos.Quanto à vibração na dianteira, no meu caso, ocorria aos 40 km/h e aos 70/km/h. Desapareceu quando troquei o pneu dianteiro. Portanto, tratava-se de desgaste irregular apresentado pelo Pirelli Sport Damon. Em termos de custo-benefício, resolvi substituí-lo por um Pirelli Sport Dragon, o qual usei por mais de 10000 km e não apresentou o problema em questão que passou a afetar o pneu original mais ou menos na mesma faixa de quilometragem.Abração e curta muito sua Fz, de fato, é uma grande moto!!!
03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG
1) O tranco que dá sempre que engato a primeira com ela parada no farol é meio forte... Estranho que, ao ligar ela na primeira vez depois de fria isso não acontece.
2) O câmbio é meio manhoso, se você diminuir muito rápido de velocidade sem reduzir as marchas, ele se perde, daí vc fica meia-hora até destravar". Quando trava, vc não consegue mudar nenhuma marcha com a embreagem puxada.
3) A relação de marchas parece meio curta demais, sempre sinto falta de uma 6a. marcha na estrada, ou então que as marchas fossem mais longas. O motor tem muita sobra pra isso. Acho desconfortável, por exemplo, manter os 60km/h, que é a velocidade da maioria das vias urbanas, porque em 4a. o giro fica meio alto, mas em 5a. o giro fica meio baixo. Ou seja, em quarta ela fica muito nervosa, mas em quinta perde a força. Isso a 60 km/h.
4) A tampa do tanque de combustível não veda muito bem, quase não tem pressão. Em dia de calor a evaporação é grande, dá pra sentir o cheiro forte da gasolina. Deveriam mudar o sistema.
Fausto, concordo plenamente com você quanto aos itens acima.
- Quanto ao item (2), já me aconteceu 2 vezes, mesmo após o mecânico da CC ter regulado a altura da embreagem (estava muito alta). Quando paro em um farol, e faço (já parado) a redução das marchas, o câmbio dá os tais trancos. Interessante que, com o motor bem quente (em dias de calor) isto não acontece.
- Quanto ao item (3), é o que mais me incomoda, ver o motor fazendo aquele "RRRRR" (no intervalo entre 5-7k rpm) e você ficar "decidindo" qual marcha utilizar.
Ainda acrescento:
- Banco desconfortável (duro): após 1-1:30hs de viagem, começa a doer o trazeiro e tenho que parar (peso 110kg).
- Guidão podia ser mais alto (ou banco mais baixo), creio eu que ficaria em uma postura mais confortável, e não tenderia a me apoiar no guidão, para não forçar as costas (tenho 1,80m de altura).
- Posicionamento dos espelhos: são pouco afastados e não tenho praticamente nenhuma visibilidade para trás (tenho muita "área frontal), o que me causa insegurança.
- Se o motor tivesse uns 35hp e uns 3-3,5kgf.m de torque (na faixa de 5k-7k rpm) me sentiria mais seguro nas ultrapassagens na estrada e nas retomadas de velocidade (serra), sem ter que reduzir as marchas e ver o motor fazendo o tal "RRRRR" que tanto me incomoda. Mas aí já estou falando de outra moto...
Quanto ao resto, como só dirijo devagar (60-70km/h na cidade e 80-90km/h na estrada) a moto me atende bem.
Dusk,
Quanto à altura do guidão, pode resolver facilmente instalando um alongador/elevador. Eu instalei na Fz um de uns 3 cm (Anker) que melhorou muito o conforto e a ciclística da moto. E continuo usando ele, agora na XT.
Quanto ao câmbio, achei curioso... a minha encrencava justamente quando superaquecia em função do trânsito.
Abraço!!!
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Edii escreveu: Dusk,
Quanto à altura do guidão, pode resolver facilmente instalando um alongador/elevador. Eu instalei na Fz um de uns 3 cm (Anker) que melhorou muito o conforto e a ciclística da moto. E continuo usando ele, agora na XT.
Fiquei até com saudades da minha antiga F250, excelente moto.
Sempre que saia com o bando, ela sempre dava show nas motos da mesma cilindrada.
A injeção eletrônica fazia a diferença, e olha que quando comprei ouvi muita gente dizer que se a injeção pifasse eu tava fuddo.
Que nada, rodei com a moto 3 anos e ela não apresentou nenhum problema.
Os itens que você acrescentou são totalmente verdadeiros. Realmente o banco é duro!Eu sinto desconforto só de andar 1hr até o trabalho. Viagem não fiz ainda, mas deve ser cruel.
Quando aos retrovisores, realmente, eu só enxergo com metade do espelho, pois na metade de dentro só consigo ver meu próprio braço.
Eu tenho 1,75, e pra mim as proporções são razoáveis, mas quase no limite. Pra você que é maior deve ser meio complicado.
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Só que na questão economia, também é uma moto que tá no limiar, pois maiores que esta são [/font][font="Arial, Helvetica, sans-serif"]muuito maiores e bebem muito.[/font][font="Arial, Helvetica, sans-serif"]
[/font][font="Arial, Helvetica, sans-serif"]O bom é que não dá muito custo de manutenção, pelo menos a minha até agora foram [/font][font="Arial, Helvetica, sans-serif"]só as revisões.[/font]
Eu acho o banco dela macio.Piloto sem soltar a carga do corpo no banco. Fica dividido entre as pontas das botas nas pedaleiras, calcanhares no quadro, joelhos no tanque e braços no guidão. Dessa forma alivio os impactos na dorsal e não sinta que o banco dela seja inconveniente.
(foto : duasrodas.net.com )
soueu2012-02-26 18:40:16
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Pessoal,
Já estou na segunda Fazer e acho a moto fantástica
.
A unica coisa que me incomoda na Fazer é o câmbio que é muito duro, mas semana passada fui a oficina onde levo as minhas motos e conversando com o mecânico e ele subiu (esticando) bem a embreagem e ela melhorou muito.
A economia é excelente fazendo sempre em torno de 30 km/l. Esses dias um motorista me perguntou parado no semafaro quanto ela fazia eu disse de bate pronto 30 km/l e ele disse, poxa minha titan faz 35 km/l, achava que essa moto fazia só uns 20 km/l.....
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Para cidade e pequenas viagens não existe moto melhor no mercado, não quebra, extremamente confiável e gostoso de andar, logo se acostuma com o barulho do motor.
Abraços e boas estradas a todos.
Anderson
"Melhor 5 segundos em cima de uma moto, do que uma vida inteira sem ela" - Marco Simoncelli