Teste: a nova XTZ 250 Lander

26 Dez 2006 11:35 #46 por João Tadeu
NOTA DA MODERAÇÂO


Caros amigos ALEXBIKE e COYOTE !


O COWBOY já foi devidamente informado das nossas regras via PM, e como ele é novo entre nós, apreciariamos a costumeira compreensão dos senhores !


O Fórum Motonline agradece ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2006 23:00 #47 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
não entendi nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Dez 2006 11:05 #48 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Cowboy,

este forum é da Lander entendeu?

Se você prefere Honda, Twister, Pop, etc, vá para os foruns da Honda, entendeu?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2007 16:50 #49 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander




Boa tarde, caríssimos!!!


Há muito leio o fórum do Motonline, mas somente hoje resolvi cadstrar-me.


Sou engenheiro mecânico e motociclista desde longa data.


Tive muitas motocicletas e hoje tenho uma Yamaha XTZ 250 Lander. Até alguns dias atrás, tinha uma Honda XR 250 Tornado 2.005.


Excelentes motocicletas, mas a Lander apresentou, para mim, vantagens:


- visual (questão de gosto...);


- porte;


- freio a disco traseiro;


- injeção eletrônica.


O Tio (talvez primo...) Tite fez um excelente trabalho em seu comparativo e isto ajudou-me na descisão de trocar ou não a Tornado pela Lander.


O que peca, ainda, é o freio dianteiro. Ele está muito melhor do que quando a moto era zero km, mas é inferior ao da Tornado. É, na minha opinião, similar ao freio dianteiro da XT 600E que tive, nem melhor, nem pior...


O consumo de combustível, foi execelente, amaciando, sem passar dos 5.000rpm, em estradas vicinais, ela fez 34km/l.


Outro ponto é o conforto: sensacional! O banco da minha Tornado era "torturante", para dizer o mínimo.


Por enquanto é só, assim que for evoluindo meu uso com ela, vou postanto aqui no fórum.


Um grande abraço a todos!


Alvaro.
João Tadeu39085,0961689815

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2007 13:44 #50 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Boa tarde, pessoal!


Continuando a postar as experiências com a Lander, a minha fez uma média de 33,3km/l , no período de amaciamento de 0 a 150km, respeitando os 5.000rpm. Entre os 150 e 500km (ela está com 400km agora) e respeitando os 6.000rpm, o consumo foi de 32,4km/l .


O uso em ambos os casos foi em estradas secundárias, com trajeto misto de asfalto e terra.


Agora, com 400km, o freio dianteiro já opera a contento. Continua inferior ao da Tornado, mas melhor (a moto é mais leve...) que o da XT 600E de um amigo meu.


Um abraço a todos!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jan 2007 06:56 #51 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Bom dia, pessoal!


Estou estudando o freo dianteiro, pois creio que não há a necessidade de trocar o flexível (que é o mesmo da Tornado, pelo que andei pesquisando). Pelo que vi, há diferença entre os materias abrasivos das pastilhas dianteira e traseira (não desmontei ainda) porque a temperatura de trabalho dos dois freios é muito diferente e porque o assentamento da pastilha do freio traseiro (que quase não uso) foi muito rápido, enquanto que o assentamento do freio dianteiro (que tenho usado muito) ainda não é parfeito. Minha moto está com 400km. Por isto, vou testar outras marcas e pastilhas de freio e vou postar aqui no fórum.


Abraços!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2007 17:45 #52 por Juca1953
Respondido por Juca1953 no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander

Allan_Zero escreveu: Alexbike, sinceramente se eu fosse você pegaria a Lander, sem pensar duas vezes.
Mesmo andando na cidade, você anda no Brasil, onde as ruas são praciamente um Off-road =p então acho q ela se encaixa bem.
E cara, Honda é Honda... mas não estamos falando de uma marca desconhecida, a Yamaha também tem o nome dela.!



Eu não poderia deixar passar batido essa observação. Nós estamos no Lisarb, onde encontramos o diabo no asfalto até as motos on-off estão sofrendo com a suspensão e com a caixa de direção.

Vila Velha-Espirito Santo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2007 17:55 #53 por Juca1953
Respondido por Juca1953 no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Já "ia me esquecendo":


Olá cowboy, tudo Você falou em números, bom na nova revista moto pag 96 Nº144 .Tem as medições da YS 250 Fazer, os dados padrão o limite e o que o mecanico encontrou após os 30.000km. Medidas feitas pelo mecânico Mário Tognocci da CetemoMortog. A mesma avaliação foi realizado com a XT660R em revista anterior a esta. Creio que a Lander deve seguir o mesmo padrão de medidas.

Vila Velha-Espirito Santo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2007 15:44 #54 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Aí, pessoal:


Voltando ao assunto, continuo amaciando minha motoca conforme o manual... ontem passei dos 500km e já estou usando até 7.500rpm.


Fiz uma vaigem, onde metade do percurso utilizei até 6.000rpm e outro tanto usando o motor até 7.500rpm. Resultado: 31,1km/l.


O freio dianteiro demorou um pouco para "amaciaar", mas já funciona! Até trava!!!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2007 13:47 #55 por djrnovaes
Respondido por djrnovaes no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Eu tive a oportunidade de levar minha Lander para a revisão dos 1.000 Km e para minha surpresa a continha de R$ 84,00 referentes a oleo e filtro de oleo, mas tudo bem.


A minha moto tinha um barulho de valvula que me atormentava, o barulho diminuiu com os ajustes da revisão mas em retomada ainda esta la o barulho, mas segundo os entendidos como este motor é revestido de ceramica ele faz este barulho sim e é normal.


Ah e é fato que a moto parece mais justa e mais forte do que antes, vamos ver o consumo se muda algo porque antes da revisão girou em torno de 30 Km/L em média.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2007 19:07 #56 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Boa noite a todos!


Minha Lander tem freio dianteiro igual ao da Tornado!


Para quem já leu e não lembra, ou não sabe, sou engenheiro mecânico e tenho motos há 25 anos. Já comprei e restaurei uma DT180 1.982, a qual ainda possuo, e tive uma porção de motos, sendo que até recentemente tive uma Tornado 2005. Excelente moto, mas a Lander é, para o meu uso, superior. Só uma coisa me incomodava: - o freio dianteiro.


Pois bem. Lê aqui, pesquisa ali... e nada... Uma das explicações referia-se ao flexível do freio dianteiro, mas tal explicação caiu por terra quando descobri que era o mesmo componente da Tornado...


Olhando minha Lander de perto, observei que o freio traseiro amaciou muito mais rapidamente que o dianteiro, além de ter uma "pegada" diferente.


Usei a internet, entrei em contato com fabricantes de pastilhas de freio e um deles, a ****** deu-me a atenção. Paralelo a isto, estive em uma revenda Yamaha aqui em Curitiba e o funcionário da seção de peças contou-me que a pastilha de freio dianteira tem a mesma medida da XTZ125.


Voltei a contatar a ****** e, de sua linha de produtos, escolhemos dois compostos: - o orgânico e o metálico (há ainda outros três, o semi-metálico, o S-sinter e o sinterizado).


Ontem fui trocar as pastilhas de freio e optei pela metálica, pois é mais abrasiva. Após trocar o jogo de pastilhas originais , resolvi ver o jogo de pastilhas traseiras. Bingo! O material da dianteira e da traseira são de fato diferentes. O dianteiro é similar, em aparência, ao composto orgânico e o traseiro é similar ao metálico. Talvez a melhor solução seja o composto semi-metálico, mas isto ficará para outra oportunidade.


Freio montado, hora de testar. Não bastou uma volta na quadra e vi que fiz a escolha certa. A moto "trava" a roda dianteira e o aspecto "borrachudo" do freio foi embora.


Até ontem havia rodado 600km com minha moto. O freio traseiro estava assentado há muito tempo, com as habituais marcas circulares concêntricas e o dianteiro ainda apresentava as marcas da retífica do disco. Em mais ou menos 30km o freio dianteiro começou a apresentar as tais marcas circulares concêntricas.


Daqui há alguns dias, quando o freio estiver totalmente assentado, farei medições e postarei aqui no fórum.


Um abraço a todos;


Alvaro.
João Tadeu39103,9635300926

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2007 20:38 #57 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Parabéns. Vá em frente Alvaro. Prossiga os testes e conta pra gente!

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2007 13:56 #58 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Alguém já colocou lampada cool blue 60/55 wats em sua lander?





Pergunto isso, porque estou pensando em comprar uma lander e gosto de enchergar bem, ruas e estradas. Fiz essa troca em minha tornado e há mais de uma ano ela ilumina muito mais, não tendo problema, nem em descarregar bateria, nem em nada da parte eletrica.
VENTANIA39105,5282986111

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2007 14:59 #59 por FALVARENGA
Respondido por FALVARENGA no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
Boa Tarde!


Alvaro/Demais amigos,


A minha Lander está com 1.200 km e continuo achando o freio ruim, pricinplamente o traseiro. Quando fiz a revisão do 1.000 km questionei sobre o freio e a resposta é que era assim mesmo, ou seja ruim. Então perguntei se fosse instalado o jogo de mangueiras do tipo aeroquip se o freio ficaria melhor e disseram que sim porém teria um custo de +/- R$ 300,00.


Lendo sua experincia com a troca das pastilhas me deixo esperança de melhorar.


Quais são as especificações das pastilhas que vc comprou e quanto custaram?





Abraços.

Moto é um virus!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2007 20:18 #60 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico Teste: a nova XTZ 250 Lander
FALVARENGA:


Minha moto está com 600km, mas o freio traseiro é ótimo e agora o dianteiro também!


Não creio que, para o usuário comum (eu...) haja a necessidade da troca das mangueiras.


Não comprei as pastilhas. Escrevi para os fabricantes e ganhei dois jogos (sou engenheiro mecânico).


Estou usando a pastilha metálica (lembre-se que o modelo que dá certinho é o da XTZ125). Talvez a semi-metálica seja suficiente. A "pegada" da pastilha metálica ficou ótima e quero ver a durabilidade.


Qualquer dúvida, escreva.


Um abraço;


Alvaro.

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.248 segundos