Gostaria de saber se, fora os dois modelos 250cc da Yamaha (Fazer e Lander), há algum outro modelo de moto nacional sendo fabricada com injeção eletrônica?
Creio que a GS500 da Suzuki tem, mas não sei se é fabricada no Brasil.
Talvez em alguns modelos maiores que são montados aqui. Acho que a 660 da Yamaha já tá sendo montada aqui e tem IE.
Mas meu interesse maior é em motos de menor cilindrada e menor custo, até uns 300cc. Sei que tem várias marcas novas no mercado, koreanas, chinesas (tipo Sunsown, Dafra e Kasinski, que era a Hyosung). Mas também não sei o que está sendo fabricado aqui.
Com minha vasta experiência em motos posso te dizer com toda certeza que a GS NÃO É INGETADA e que a kasinski ainda pertence à hyosung, porém não é tão nova no mercado brasileiro quanto a dafra, por exemplo.
Quanto às motos 250cc, as principais são a twister (honda - carburada) e a fazer (yamaha - ingetada), há muitos rumores sobre a twister 2009, inclusive pessoas que dizem que ela será substituida pela CB 400 Super Four..... tem uma terceira...a comet...da kasinski (carburada), a qual eu não confio e, apesar da elevada potência em relação às outras, tem um valor bem salgado.
abs
"O VENTO É TESTEMUNHA DO QUANTO VALE A PENA VIVER".
Eu achava, em função duma reportagem sobre o Kasinski, que a Hyosung iria sair do Brasil, depois de ter instalado a fabrica em Manaus, e que ele (Kasinski) comprou a fábrica e assumiu sua operação, mas mantendo a tecnologia original Hyosung.
Apesar de saber que já existem boas marcas chinesas e koreanas, confesso que ainda prefiro as tradicionais nesse mercado...
Mas, imagino, com a lei de emissão de poluentes que obriga os fabricantes de motos a produzirem todos os modelos com IE até o final de 2009, logo alguns novos modelos com IE devem surgir no mercado nacional. Provavelmente a Honda deva lançar modelos com IE até o final do ano...
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
Oi Biaggio! Desculpe mas vou fazer uma correção no seu texto
Esta teoria de 14,7:1 como estequiométrico se refere a gasolina pura, sem adição de álcool........isso é correto para gasolina americana, que facilmente se encontram explicações teóricas abundantes na Internet.
Na gasolina com álcool, como a nossa (25%), o estequiométrico é 13,3:1.
A VW usa em seus software da injeção um tabela "lambda Alvo" (Lambda target) o valor 12,7:1....mais baixo ainda e acredito que na prática este seja o melhor estequiométrico a ser considerado para nosso combustível.
Isso vale também pra Pódium, que apesar da octanagem maior (resistência a detonação), tem os mesmo 25% de álcool......em qualquer Bomba de pódium tem um adesivo dizendo isso em função da nova coloração desta gasolina.
Até pela lógica de: Se gasolina pura é 14,7:1 e álcool puro (hidratado) é 9,0:1 uma gasolina com 1/4 de álcool não poderia ter o mesmo estequiométrico, certo?
Tenho diversos estudos e pesquisas que demonstram isso. A base é o poder energético, calórico, etc de cada combustível.
Mencionei isso aqui por ser a favor da informação correta......tem empresa aí que constroi Analisador de Mistura pra moto e coloca estequiométrico de 14,7:1......É aí que mato meus concorrentes......Falta conhecimento técnico adequado....Copiar projeto de americano é fácil, mas pelo menos adaptar o cálculo da informação correta para nosso combustível é obrigação de fabricante!Quem sabe faz, quem não sabe passa batido........
dir. Técnico da Powerchip Superbike Technology. Empresa de tecnologia de injeção eletrônica motocicletas
Será que em 2007 essa informação que você está passando era acessível?
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"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Passados 3 anos do post original as montadoras já estão colocando injeção em motos pequenas.
Gostaria de saber se já existe algum tipo de KIT para ser instalado em motos mais antigas. Até mesmo se é viável.