Injeção é bico!

09 Jul 2007 12:54 #1 por admin123

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2007 15:18 #2 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Injeção é bico!
Biagio, excelente matéria! Não tinha tido acesso a esse tipo de explicação. Mas não entendi uma coisa: quando ouvimos falar que um determinado motor tem taxa de compressão de 12,5:1 significa que são 12,5 kilos da ar para 1 kilo da combustível, ou 12 kilos de ar para 1 kilo de combustível em 0,5 (volume da câmara de combustão)??

Agora pq os motores a gasolina, normalmente, entram menos ar em relação aos motores a alcool? Ex. 9,5:1
Como fica isso nas motocas??
E não te alugando, compreendi que na cidade de Santos o motor trabalha diferentemente na cidade de Campos do Jordão. Posso afirmar que não entrará a mesma quantidade de ar? Se isso acontece, didaticamente o que o motor faz? Leigamente entendo que ele vai mandar menos combustível, tá certo??

um abraço

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2007 16:10 #3 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Injeção é bico!
Olá André Garcia,


Vamos por parte:


1) A taxa de compressão não tem haver com a mistura estequiométrica. Leia este artigo para melhor compreender : www.motonline.com.br/default.asp?cod=8171&categor ia=2&show=1


2) Tanto nos carros quantos nas motocicletas o comportamento do motor é o mesmo. O motor a álcool necessita de menos ar para realizar a queima e sua taxa de compressão é na ordem de 9 : 1 contra 14,7 do motor a gasolina.


3) Exato, não entrará a mesma quantidade de ar. A injeção eletrônica controla esta proporção automáticamente enquanto no caburador este controle não é possível, por isto a injeção de combustível torna os veículos mais econômicos e menos poluentes.


Um abraço, qualquer dúvida escreva !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2007 18:18 #4 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Injeção é bico!
E há uma diferença entre taxa de compressão estática (calculo de volume com o pistão no ponto morto inferior comparado ao volume no ponto morto superior) e a compressão dinamica (que é a pressão a qual a mistura é comprimida) que são diferentes porque a eficiencia de preenchimento de um cilindro não é 100%, e também não é linear ao longo de todas as faixas de rotação.

é por isso que motores com taxas de compressão alta (estática) não necessariamente detonam antes da hora, enquanto que motores mexidos (comandos brabos aumentam a eficiencia de preenchimento) apresentam esse fenomeno mesmo com taxas de compressão mais baixas.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2007 06:36 #5 por kuila
Respondido por kuila no tópico Injeção é bico!



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2007 18:10 #6 por Caseino
Respondido por Caseino no tópico Injeção é bico!
Meu caro Biagio, só tenho uma ressalva a fazer. Não foi a VW que introduziu a injeção eletrônica no Brasil e sim a GM com o Monza 500EF. Valew !!!!!!! Seu eu estiver errado por favor me corrija !

Carlos Eduardo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2007 15:36 #7 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Injeção é bico!
Olá Caseino,


Nas minhas literaturas técnicas está registrado a VW... mas excelente observação caso informei errado !


Um abraço !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2007 14:07 #8 por Zekm
Respondido por Zekm no tópico Injeção é bico!
Biagio,


Me diga o que vc acha: A Honda ainda não lançou uma moto com I.E. Mas caso venha a lançar, isto aumentaria muito o custo da moto?? pois a Yamaha já possue uma moto com I.E. Seria esse o motivo principal de ainda permanecer com um modelo carburado (no caso a CBX 250)???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2007 06:31 #9 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Injeção é bico!
Zekm,


Acredito que a grande cartada da Honda estará em lançar uma moto de baixa cilindrada com injeção eletrônica sem agregar mais de mil reais no produto.


É esperar para ver !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2007 13:25 #10 por lgcampos
Respondido por lgcampos no tópico Injeção é bico!
Desculpem o desvio do assunto mas como tem a ver com injeção e é técnico, copio a mensagem postada anteriormente em outro local na espereança de uma resposta:


Olá pessoal. Viajo com a lander todo fim de semana um total de 250km aproximadamente. Como prefiro só colocar a gasolina pódium da BR, acontece com frequência de eu andar uns 80km na reserava até chegar no rio de volta para abastecer (não tem pódium em todo lugar). Acabar a gasolina eu sei que não vai pois quando abasteço sempre ainda tem mais ou menos uns 2 litros. Então minha preocupação é a seguinte: existe realmente algum problema em andar frequentemente essa quilometragem na reserva(tipo esquentar a bomba de cobustível ou outra coisa qq) ou é tudo lenda? Alguém tem certeza sobre o assunto?Tite?Biaggio?Paulo?


Grande abraço e obrigado

O direito ao "f*d*-se!" deveria estar assegurado na Constituição Federal.

Liberdade, igualdade, fraternidade e f*d*-se.

Leonardo Campos - Lander Neguinha - Rio de Janeiro - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2007 14:29 #11 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Injeção é bico!
O Caseino... o monza efi saiu em 92.. o gol gti2000, saiu em 89.... esse monza que vc cita, serie especial 500, é bicudo ja, o bicudo saiu de 91 em diante, e a injeçao no monza, kadett, se nao me engano (pois tenho amigos com kadett 92)saiu em 92... 93 ou 94 saiu mpfi.

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Ago 2007 07:15 #12 por Biagio Ferrari
Respondido por Biagio Ferrari no tópico Injeção é bico!
Valeu pela pesquisa j.elvio !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2007 08:55 #13 por t3GO
Respondido por t3GO no tópico Injeção é bico!
j.elvio,Biagio Ferrari.


Acredito que, com excessão da Mercedez 500 SL, entre outros importados (raros) da década de 70, realmente, o Gol GTI 2000 tenha sido o pioneiro em I.E no Brasil. Quanto a Honda com I.E., só mesmo se não houver outra saída, visto que a injeção eletrônica não é obrigatória para controle de emissão de poluente.

Campinas -SP Life is journey not a destination

RD 350LC+Daelin Altino 100+Twister

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2007 14:21 #14 por snakesp
Respondido por snakesp no tópico Injeção é bico!
j.elvio

voce esta certo.O Gol GTI de 89(cor unica azul metalico) foi o primeiro injetado no Brasil.O Monza 500 veio em 94 só.
Já motos injetadas existem há decadas, pena que só neste século tenhamos presenciado.
Alguem aqui se lembra das Kawa 1000 GPZ injetadas, lá pelos idos de 1982?

Yamaha sempre!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2007 14:21 #15 por snakesp
Respondido por snakesp no tópico Injeção é bico!
j.elvio

voce esta certo.O Gol GTI de 89(cor unica azul metalico) foi o primeiro injetado no Brasil.O Monza 500 veio em 94 só.
Já motos injetadas existem há decadas, pena que só neste século tenhamos presenciado no Brasil.
Alguem aqui se lembra das Kawa 1000 GPZ injetadas, lá pelos idos de 1982?

Yamaha sempre!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.279 segundos