É claro que encurta a distância: evitando o travamento, o pneu mantém a aderência com o piso o tempo todo. Quando trava, a aderência diminui e o espaço necessário para parar é muito maior!
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em situações de frenagem cotidianas, o sistema ABS não é ativado. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão. Essa operação causa uma vibração quando se "pisa fundo" no pedal do freio, o que deve ser considerado pelo motorista como operação normal do sistema (leia mais em Efetividade do ABS).
A vantagem do freio ABS se baseia num conhecimento da física. Quando as rodas ainda não estão em movimento, elas sofrem com a superfície na qual deslizam com uma força na hora de atrito estático. Quando derrapam, elas sofrem uma força de atrito cinético. Como a força máxima de atrito estático tem sempre um valor maior do que a força máxima de atrito cinético, é mais vantajoso para a frenagem que a roda diminua sua rotação em movimento do que simplesmente travar.
Creio que alguns diriam que serve para se ter controle na hora da frenagem mais forte.
Mas, respeitando cada cm dos milhares de kms que meu amigo Celê tem nas costas, tb me sinto obrigado a discordar dele. Em vídeos no youtube a frenagem com ABS em menor espaço é claro.
Agora, se ele ACHA que a moto dele tem ABS... aí eu entendo.