Ajustando a EFI da Harley com o SERT

06 Jan 2008 18:19 #2 por muriloperalta
Paulo, já fiz esta pergunta, mas não entendí bem sua resposta em outro topic. Minha 883R é injetada e está com o filtro SE stage 1 e escapes originais. Posso ter algum problema por não ter alterado o mapa do EFI? Com o filtro que coloquei é razoável pensar que a mistura deve estar pobre e, portanto, podendo causar aquecimento acima do normal? Ela está com 3.500km e não apresenta azulamento dos escapes. Obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2008 18:20 #3 por muriloperalta
Esquecí de mencionar! Uso apenas BR Podium.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2008 08:46 #4 por Paulo Couto
muriloperalta, partindo do principio que a 883R já vem de fábrica mais pobre do que o ideal (não sei se isso acontece com esse modelo, mas acontece com todas as 1450cc e 1600cc) a troca do filtro em si piora um pouco essa situação em rotação mais altas.

a troca do filtro e do escape piora consideravelmente esse quadro (empobrecendo a mistura) a ponto de causar danos ao motor por super aquecimento (já vi alguns mecanicos falarem disso).

mas cada caso é um caso, eu não conheço os detalhes do 883R para poder afirmar e creio que a troca do filtro isoladamente cause um efeito pequeno no empobrecimento da mistura. talvez não justifique mexer na injeção. dá uma olhada nas velas e veja se a cor está boa.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2008 15:44 #5 por PSTavares

Agora meu notebook têm utilidade!!!

Valeu Paulo, agora você disponibilizou o presente de Natal que eu tanto aguardava. Ficou fácil ajustar a EFI de minha moto. Ficou show a matéria, com uma linguagem bem didática e as imagens complementam qualquer dúvida que alguém venha a ter.

Na última figura percebe-se nitidamente como é incrível a diferença nos ajustes entre os 2 motores.

Abraços


P.S.: Estou sorrindo sem parar fazem 90 minutos por conta desse seu artigo.
PSTavares39454,8778703704

São Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2008 17:53 #6 por Paulo Couto
PSTavares, porque voce acha que eu escolhi como referencia um mapa softail 2006, se a minha é uma touring?

feliz natal!

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2008 19:03 #7 por PSTavares
Paulo,

Muito importante (têm gente que não liga!) suas dicas:

Paulo Couto escreveu: ... use um notebook confiável, de preferência ligado na tomada elétrica e com o cabo serial bem firme (eu uso um adaptador Serial/USB, já que meu notebook não tem portas seriais) e siga corretamente as instruções no manual para gravar o novo mapa na moto.


O pior é que vou ficar viciado nessas customizações

Valeu Santa Claus!!!


Abração!!!

São Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2008 21:22 #8 por GuilhermeRS
DESCULPE MINHA IGNORÂNCIA MAS O SERT É UM SOFTWARE E JÁ VEM COM AS HARLEY'S QUANDO COMPRADAS ZERO KM??? ATÉ A 883 VEM COM ELE???

QUEM DIRIA QUE EM PLENO SÉCULO 21 SE REGULARIA MOTORES COM UM CLIQUE NO MOUSE, VAI CHEGAR AO PONTO DE NÃO SE SUJAR MAIS A MÃO PRA NADA EM CARROS E MOTOS...

MUITO BACANA MESMO, UM DIA CHEGO LÁ COM CERTEZA...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2008 04:23 #9 por Paulo Couto
não, o SERT é um hardware (cabos e um decodificador) e um software (um CD com o software em si e centenas de mapas conforme o tipo do motor, escapamento, filtro de ar), e ele não vem com nenhuma moto. tem que ser comprado a parte.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2008 09:22 #10 por PHD Kiko
Paulo,


Estou querendo colocar um escapamento Vance&Hines na minha Softail Deluxe, você sabe me dizer se o SERT tem os mapas para estes escapamentos?


Uma outra alternativa que estou estudando é a utilização do FuelPak da V&H que é mais simples, mas a princípio eles disponibilizam vários mapas. A Pergunta é, você acha que dá para perceber muita diferença se usar um mapa baseado na gasolina americana?


Abraços e parabéns pela matéria.


Kiko

Vittorino (Kiko)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2008 08:06 #11 por Paulo Couto
todos esses produtos para injeção (SERT, Fuelpak, powercommander, etc) tem vários mapas para várias condições, mas são todos desenhados para gasolina AMERICANA.

para funcionar no brasil é preciso ajustar o mapa para a nossa gasolina (motivo dessa coluna) e tentar, com a ajuda de instrumentos ou no olhometro, ajustar as demais variaveis para otimizar a performance.

powercommander, fuelpack entre outros são CORRETORES (enriquecem ou empobrecem o mapa original), o SERT cria um MAPA NOVO. eu acho que para pequenas mudanças, os corretores sao mais interessantes e voce nao mexe no mapa original da moto (apenas corrige em real time).

para mudanças mais profundas, não tenha duvida: SERT

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2008 23:48 #12 por Mmiguel
Respondido por Mmiguel no tópico Ajustando a EFI da Harley com o SERT
Paulo, li em algum lugar pouco confiável uma informação que me deixou um tanto pensativo...
O camarada dizia que o SERT tinha uma quantidade limitada de gravações no módulo para serem feitas, e que depois de um número x de tentativas ele bloqueia e é preciso pagar mais alguns dólares para poder modificar o mapa novamente.
A informação procede?
Obrigado e muito obrigado por este rico tutorial.

08 stock 883R Black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2008 19:11 #13 por Paulo Couto
Mmiguel, a documentação do produto não menciona tal limite de gravações. Porém, a memoria da EFI, como qualquer memoria não volátil, tem uma limitação fisica de regravações (que é bastante alta, mas não infinita).

o Race Tuner é feito para competições, não acredito que exista uma limitação de gravações possiveis.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2008 13:28 #14 por Monsó HD FATBOY
Você sabe me dizer qual a melhor combinação?

Filtro SE + SERT + Escape ou
Filtro Hypercharger + SERT + Escape?

ou seja, qual dos filtros é melhor? Tenho uma HD FATBOY 07/08

Abraços e obrigado

HD G-III * VOLTEI DA BIDUÇÃO *

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2008 14:27 #15 por Helvio
Respondido por Helvio no tópico Ajustando a EFI da Harley com o SERT
Saudações, Paulo Couto!!

Em primeiro lugar, quero parabeniza-lo pela matéria e pelo resultado bem sucedido.

Durante a matéria você tocou no assunto da tropicalização das motos importadas, sendo o maior dos problemas a qualidade do nosso combustível.

Gostaria de saber se é possivel aplicar esse procedimento para "tropicalizar" uma Buell Ulysses
adiquirida através de importação direta, apesar de toda a orientação do Tite para adiquirir a motocicleta através do importador oficial, realmente não gosto da idéia de pagar R$48000,00 em uma moto de US$11500,00.

Gostaria de saber também se o Race Turner é compatível com as motos BUELL, ou se exite um equipamento específico. E se for possível, que você passe os custos que você teve com esse procedimento.

Novamente o parabenizo pela matéria, e agradeço pela paciência

Helvio Franco

Ceilândia-DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.201 segundos