Paulo, já fiz esta pergunta, mas não entendí bem sua resposta em outro topic. Minha 883R é injetada e está com o filtro SE stage 1 e escapes originais. Posso ter algum problema por não ter alterado o mapa do EFI? Com o filtro que coloquei é razoável pensar que a mistura deve estar pobre e, portanto, podendo causar aquecimento acima do normal? Ela está com 3.500km e não apresenta azulamento dos escapes. Obrigado.
muriloperalta, partindo do principio que a 883R já vem de fábrica mais pobre do que o ideal (não sei se isso acontece com esse modelo, mas acontece com todas as 1450cc e 1600cc) a troca do filtro em si piora um pouco essa situação em rotação mais altas.
a troca do filtro e do escape piora consideravelmente esse quadro (empobrecendo a mistura) a ponto de causar danos ao motor por super aquecimento (já vi alguns mecanicos falarem disso).
mas cada caso é um caso, eu não conheço os detalhes do 883R para poder afirmar e creio que a troca do filtro isoladamente cause um efeito pequeno no empobrecimento da mistura. talvez não justifique mexer na injeção. dá uma olhada nas velas e veja se a cor está boa.
Valeu Paulo, agora você disponibilizou o presente de Natal que eu tanto aguardava. Ficou fácil ajustar a EFI de minha moto. Ficou show a matéria, com uma linguagem bem didática e as imagens complementam qualquer dúvida que alguém venha a ter.
Na última figura percebe-se nitidamente como é incrível a diferença nos ajustes entre os 2 motores.
Abraços
P.S.: Estou sorrindo sem parar fazem 90 minutos por conta desse seu artigo.
PSTavares39454,8778703704
Muito importante (têm gente que não liga!) suas dicas:
Paulo Couto escreveu: ... use um notebook confiável, de preferência ligado na tomada elétrica e com o cabo serial bem firme (eu uso um adaptador Serial/USB, já que meu notebook não tem portas seriais) e siga corretamente as instruções no manual para gravar o novo mapa na moto.
O pior é que vou ficar viciado nessas customizações
DESCULPE MINHA IGNORÂNCIA MAS O SERT É UM SOFTWARE E JÁ VEM COM AS HARLEY'S QUANDO COMPRADAS ZERO KM??? ATÉ A 883 VEM COM ELE???
QUEM DIRIA QUE EM PLENO SÉCULO 21 SE REGULARIA MOTORES COM UM CLIQUE NO MOUSE, VAI CHEGAR AO PONTO DE NÃO SE SUJAR MAIS A MÃO PRA NADA EM CARROS E MOTOS...
MUITO BACANA MESMO, UM DIA CHEGO LÁ COM CERTEZA...
não, o SERT é um hardware (cabos e um decodificador) e um software (um CD com o software em si e centenas de mapas conforme o tipo do motor, escapamento, filtro de ar), e ele não vem com nenhuma moto. tem que ser comprado a parte.
Estou querendo colocar um escapamento Vance&Hines na minha Softail Deluxe, você sabe me dizer se o SERT tem os mapas para estes escapamentos?
Uma outra alternativa que estou estudando é a utilização do FuelPak da V&H que é mais simples, mas a princípio eles disponibilizam vários mapas. A Pergunta é, você acha que dá para perceber muita diferença se usar um mapa baseado na gasolina americana?
todos esses produtos para injeção (SERT, Fuelpak, powercommander, etc) tem vários mapas para várias condições, mas são todos desenhados para gasolina AMERICANA.
para funcionar no brasil é preciso ajustar o mapa para a nossa gasolina (motivo dessa coluna) e tentar, com a ajuda de instrumentos ou no olhometro, ajustar as demais variaveis para otimizar a performance.
powercommander, fuelpack entre outros são CORRETORES (enriquecem ou empobrecem o mapa original), o SERT cria um MAPA NOVO. eu acho que para pequenas mudanças, os corretores sao mais interessantes e voce nao mexe no mapa original da moto (apenas corrige em real time).
para mudanças mais profundas, não tenha duvida: SERT
Paulo, li em algum lugar pouco confiável uma informação que me deixou um tanto pensativo...
O camarada dizia que o SERT tinha uma quantidade limitada de gravações no módulo para serem feitas, e que depois de um número x de tentativas ele bloqueia e é preciso pagar mais alguns dólares para poder modificar o mapa novamente.
A informação procede?
Obrigado e muito obrigado por este rico tutorial.
Mmiguel, a documentação do produto não menciona tal limite de gravações. Porém, a memoria da EFI, como qualquer memoria não volátil, tem uma limitação fisica de regravações (que é bastante alta, mas não infinita).
o Race Tuner é feito para competições, não acredito que exista uma limitação de gravações possiveis.
Em primeiro lugar, quero parabeniza-lo pela matéria e pelo resultado bem sucedido.
Durante a matéria você tocou no assunto da tropicalização das motos importadas, sendo o maior dos problemas a qualidade do nosso combustível.
Gostaria de saber se é possivel aplicar esse procedimento para "tropicalizar" uma Buell Ulysses
adiquirida através de importação direta, apesar de toda a orientação do Tite para adiquirir a motocicleta através do importador oficial, realmente não gosto da idéia de pagar R$48000,00 em uma moto de US$11500,00.
Gostaria de saber também se o Race Turner é compatível com as motos BUELL, ou se exite um equipamento específico. E se for possível, que você passe os custos que você teve com esse procedimento.
Novamente o parabenizo pela matéria, e agradeço pela paciência