Celê, concordo plenamente, mas o som emitido e tão amado pelas carburadas não é o ciclo dos pistões?
Tá difícil de explicar e eu nem vou tentar procurar no youtube porque lá sempre filmam o escape, mas eu me refiro ao "fluflu" (
) que é emitido de dentro para fora do motor.
De todo o modo, vendo seu post e o do Bungão concluo que o som que me refiro é mesmo por conta do tipo de refrigeração.
PS - Não me xinguem ou me chamem de ridículo, mas eu já fiz o teste mais de uma vez e dá super certo; cheguem perto da moto de vocês enquanto ela estiver ligada e baixinho falem "fluflu-fluflu-fluflu..." no mesmo intervalo do famoso pocotó. O som do "f" é o que transmite a sensação de que está "saindo" ar do sistema...
É verdade, Celestino. O barulho das carburadas É diferente. Sabe Deus o que foi que aconteceu... Provavelmente os motores de 88 e 96 polegadas têm um regime de giro maior que os antigos 1200. Quanto ao som "fluflu-fluflu-fluflu" a que o Diniz se refere, é da arquitetura do motor, refere-se a detonação do 1º cilindro e logo em seguida do 2º e em seguida um espaço de tempo maior para que o 1º cilindro detone novamente. Assim, o som é "flu-flu (tempo maior) e fluflu novamente... Aliás, isso já foi muito bem explicado pelo Wolfmann.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
A diferença do som das carburadas NAO tem a ver com o ciclo descompassado do motor.....esse descompasso se mantem desde os motores mais antigos até o TC 96.
A carburada tem o seu som gerado pelo fluxo do ar, que no caso é constante e regulado de acordo com preferencias/necessidades.....pode-se regular a admissão de ar até se encontrar o melhor ponto (dentro de sua vontade).
A injeção vai sempre trabalhar de acordo com parametros pré estabelecidos e, no caso das HDs, a fábrica optou (ou precisou optar) por mistura pobre com giro da marcha lenta mais alto (daí o calor).
Existem aparatos para se mudar o parametro da injeção (mapeadores), mas ela sempre vai apresentar uma gama mais constante que a carburação.