Todo proprietário de Harley deve comprar o Service Manual e o Parts Catalog. Nem que seja para saber o problema da moto antes de entregá-la ao mecânico. Lembro que livros e impressos outros não pagam imposto para chegar ao Brasil. Entre no site da Harley americana e procure os catálogos da família da sua moto. Para cada ano tem um catálogo. As Harleys são divididas em famílias ou grupos: Softail, Touring, Sportster, etc.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
É na verdade vocês tem razão, não devemos se aventurar a mexer em nossas motocicletas sem o devido conhecimento. Mas acho interesante conhecer um pouco mais da mecânica dessas máquinas. O básico, troca de óleo, filtro, lubrificação e regulagem de cabos e reaperto de parafusos... até da para fazer, mas algo mais sério é aconselhável consultar um mecânico de confiança. É interesante também a aquisição dos manuais para mellhor acompanhar os serviços de manutenção. Finalmente, a troca de experiência, como se faz aqui nesse Forum, também e muito importante e nos ajudam a resolver e encontrar soluções. É isso ai pessoal.
Verdadeiro mito isso de que manutenção de HD é diferente das demais.....se for para ter um diferencial, é por serem simples demais.....
A gente é que enfeita pavão.....
Primeiramente, a menina nao quebra nem a pau.....e, quando quebra, desde que se tenha as peças nada é mais simples de manter.
Nas inúmeras viagens que fizemos, vários amigos nossos tiveram quebra de escape, bateria que arria, alavanca de cambio que se solta, cabo de acelerador que fica frouxo, barulhos que nem Freud explica.....
Uma cinta HELLERMAN resolveu a maioria dos problemas.....o caso da bateria aconteceu comigo....tive que comprar uma nova, NÃO ATIVADA...ou seja, sem carga nenhuma.....instalei, fiz a famosa "chupeta" com uma das outras motos usando dois cabos arrancados de um chuveiro do posto onde quebrou.....o resto da viagem foi maravilhoso.
Alavanca de cambio.....tb comigo....simplesmente partiu em dois pedaços.....que foram unidos por uma cinta e seguiram seu caminho felizes......
Se tivesse um mecanico por perto, com certeza pediriamos (e pagariamos) por uma revisão completa, com carga lenta feita em camera escura, assim como pediria uma avaliação interna dos componentes do cambio......
Verdadeiros exageros porque amamos nossas crianças.
Como todos já disseram, o ideal é deixar aos mecânicos a parte mais especializada, mas é fundamental saber relatar ao mecânico o que aconteceu.
Uma coisa que gosto muito no mecânico que mexe na minha Fat é a vontade de descobrir o motivo do problema ao invés de ir trocando peça até resolver o problema (coisa bastante comum em algumas oficinas).
Como o Celestino já disse, a mecânica é muito simples. A gente é que complica e vou dar dois exemplos: ainda em garantia, minha moto parou. Não ligava apesar da parte elétrica estar ativa... Simplesmente não pegava. Acendeu a luz da injeção e o log de erros (que eu só descobri que existia na autorizada) indicava vários erros. Mandei rebocar achando que seria algo muito grave (afinal, o pepino era na injeção). Depois de uma semana na Izzo me entregaram a moto. Perguntei o que houve e me informaram que havia queimado um fusível e por conta disso a injeção deixou de enviar os sinais para a bomba de gasolina.... um fusível!
Mais tarde, ainda em garantia, eu havia remapeado a moto (por minha conta e risco) e a danada voltou a parar... pensei com os zipers da jaqueta: fiz mesbla... retornei ao mapa indicado pela HD e nada... toca a colocar no reboque, mas dessa vez já cheguei na oficina da autorizada informando que achava ser um curto ou mau contato no corta-corrente ou na chave liga-desliga. Pedi para que verificassem isso, os fusíveis e zerassem o log (erros indicavam que o injetor havia parado aberto) para ver se voltavam os erros. Resultado: moto parada um dia, mau contato na chave liga-desliga e fusível queimado. Foi mais rápido porque eu já tinha idéia da lambança feita (quando retornei o mapa e a moto não funcionou já acendeu o alerta de mau contato na cabeça).
A HD é muito simples, até mesmo quando você remapeia. Tendo o cuidado de estar com um comp**ador confiável (não vai desligar no meio do procedimento) e que a bateria da moto esteja em boas condições para não atrapalhar o download do novo mapa, é só retornar ao mapa indicado que tudo volta ao normal.
Alguns colegas tiveram problemas com o remapeamento por conta do note com bateria baixa e/ou bateria fraca na moto. O caso mais grave deixou a gente com a impressão que a ECU havia queimado, mas foi só realizar o procedimento de reset da ECU que ela voltou a funcionar bem.
Em tempo: o procedimento de reset da ECU é fazer três downloads em sequencia sem dar partida.
Tai um assunto interesante wolfman, troquei as ponteiras do escape da minha Dyna e acho que deveria remapea-la, mas não sei como fazer. Li alguma coisa a respeito e parece que não é muito complicado.
Se notou alguma diferença para pior, como falta de torque nas retomadas, aumento de consumo, escape pipocando etc, aí sim, eu faria o remapeaqmento. Se não mudou nada, mexer prá quê?
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
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Natal, RN