Custa aqui no Rio 120,00 reais, o cara desmonta, lubrifica, remonta e regula. O que eu fiz foi meter um pouco de graxa lá pra dentro, com uma espátula. A graxa tem um poder de penetração interessante e acho que ela consegue algum efeito , mesmo aplicada de forma externa, pois o óleo em sua composição acaba "migrando" e consegue alcançar os rolamentos das mesas. O ideal seria um pino graxeiro nessa região. No entanto, a HD deve estar usando rolamentos blindados e à prova d'água (será ?) .
A Dyna não tem nenhum graxeiro, pois os rolamentos são blindados com plastico, o que os torna à prova dágua (na teoria, pelo menos) .Se vc quiser se aventurar a desmontar as mesas, ou parte superior, comece por tirar a tampa cromada da parte superior do eixo, que é atarrachada e sai facilmente no sentido anti-horário (rosca normal). Aí vc vai ver o eixo e uma porca de 1 3/8 ou 34mm, não me lembro.
Então não há necessidade de engraxar periodicamente a caixa de direção (na teoria, pelo menos) se os rolamentos são blindados. No manual do proprietário fala apenas em ajuste e lubrificação dos mancais do cabeçote do guidom e mancais da balança traseira a cada 16000 km (tambem não sei como ajustar).
Essa manutenção é de segundo escalão, e só devemos executar a de 1º escalão (as mais simples, como trocar lâmpadas e óleo) . Se vc quiser saber como é que se faz, contrate o primeiro serviço com o mecânico e acompanhe a execução. Aí vc aprende como fazer e depois faz a próxima sozinho. Vc tem plataforma de elevação em casa ? Chaves em polegadas grandes ??
Falaram bem... algumas coisas eu até que fuçava na Drag, mas nunca arrisquei na RK e nem na EG, qualquer bobagem pode sair caro, além do que para fazer como se deve você vai precisar de manual de serviço, torquimetro e etc...
Conheci um cara ( e o Cele também ) que comprou os manuais de serviço e abriu mão da garantia que iria fazer tudo em casa, agora me pergunte se ele fez alguma...
Abrx
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