Como já mencionei em outro tópico estou ensaiando para comprar um Softail usada. Conversando com uma pessoa hoje ele comentou que Harley da muito problema com vazamento de óleo e vire e meche vai para oficina.
Até onde isto é verdade? No meu ponto de vista é uma marca confiável e feito para durar.
Nunca perguntei para quem tem Harley, mas já ouvi que vazamento de óleo destas motos é tão característico que até tem um tapete de borracha "by Harley-Davidson" para colocar sob o motor...
Tipo Opala, sabe? Quase todo vaza um pouquinho.
Harley vaza tanto óleo quanto Honda, Yamaha, Suzuki, BMW ou qualquer outra marca de qualidade.
O vazamento só ocorre em virtude de defeito e deve ser sanado para evitar problema maior.
Essa lenda urbana de que HD vaza óleo nasceu por conta de um suspiro existente em um dos motores antigos que eu não sei dizer qual (panhead ou shovelhead) que jogava o excesso de óleo para fora, ou seja, este motor em questão era projetado para jogar fora o excesso ao invés de queimar o excesso como ocorre em qualquer motor moderno.
Experimenta completar o óleo do motor acima da marca de máximo e roda por um dia para ver se esse excesso não desapareceu.
Passados 80.000 felizes km com minha Electra e 22.000 com a 883 da Marcela, nunca registrei nenhum tipo de vazamento de nenhum dos fluídos de nenhuma delas.
A Harley já vazou óleo, conforme explicado pelo Wolf.
Os últimos relatos de vazamento de óleo de Harleys que chegaram ao meu conhecimento foram provenientes de peças mal ajustadas no retorno de revisão ( coisas do tipo juntas mal posicionadas).
Ou seja, Harley com vazamento decorrente de problemas crônicos não existe mais.
os vazamentos que o Walle "boca mole" se refere são alguns "suadouros" que se registram nas juntas de motor e na tampa de reservatório do fluído de freio (este sim é um fator repetitivo).
Aqui em SP a grande maioria dos mecanicos particulares está "abandonando" a junta da tampa da primaria (tb repetitivo) e usando silicone quando da troca ou reposição do óleo.
parece que funciona.....apesar de nunca terem apresentado vazamentos, tanto a EG como a 883 estao usando essa "novidade" e até agora vao muito bem.
os vazamentos que o Walle "boca mole" se refere são alguns "suadouros" que se registram nas juntas de motor e na tampa de reservatório do fluído de freio (este sim é um fator repetitivo).
Aqui em SP a grande maioria dos mecanicos particulares está "abandonando" a junta da tampa da primaria (tb repetitivo) e usando silicone quando da troca ou reposição do óleo.
parece que funciona.....apesar de nunca terem apresentado vazamentos, tanto a EG como a 883 estao usando essa "novidade" e até agora vao muito bem.
Na moto do Genaro tb foi aplicada essa prática.
Abraços,
Pô, então HD vaza sim!
Brincadeira, Celê, entendi o que vc disse.
E só para constar, aí vai a foto da moto que falei:
Tive uma RK e estou com uma EG e nestes anos todos nunca vi um pingo de óleo ou qualquer "suado" nas juntas.
Realmente a junta da primária deve ser trocada por que normalmente "esmaga" na recolocação, como é cara alguns tentam levar deste jeito mas acabam voltando para trocar.
No caso da foto, para mim isto é desleixo...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Na 883 depois da revisão dos 1600Km, ela apresentou
vazamento de óleo devido ao mal aperto de uma abraçadeira,
levei em um mecânico que trocou a braçadeira e a apertou
devidamente (nem de mais - corta a borracha, nem de menos -
fica frouxa)