Um motociclista na “prisão”

19 Jul 2012 08:20 - 19 Jul 2012 08:22 #31 por lirowjp
Respondido por lirowjp no tópico Um motociclista na “prisão”

Soueu escreveu: Exemplo de como a "coisa" é rápida :


Rápido demais !

Mas uma coisa que não entendi foi que ele bombou duas vezes no freio dianteiro e caiu como se tivesse deslizado para dentro da curva !
Se tivesse deslizado apenas a dianteira, a moto sairia no que chamam de "Lowside" mas houve o chicoteamento e ele acabou sendo "arremessado" da moto como no "highside". . .

E independente do motivo da queda, volta a dúvida. . . o ABS teria salvado o coitado ?

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2012 08:35 #32 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Um motociclista na “prisão”
Teria salvado sim, isso não teria acontecido.
Vi um amigo meu testando o ABS, em rua de terra, alicatava o freio, e a moto não escorregava, freava que era uma beleza, sem sair da trajetória.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2012 12:20 #33 por donytello
lirowjp,

Tenho uma XRE 300 com ABS faz dois anos. Minha experiência durante esse período é que ele realmente faz a diferença em corrigir eventuais erros como o do vídeo.

Vi em uma matéria, que agora não recordo onde, uma frase a qual me fez pensar.
"As novas tecnologias embarcadas são para auxiliar o piloto quando este erra, porém elas não substituem a perícia e a prudência".
A prudência é comportamental e a perícia a pessoa pode adquirir pilotando e fazendo bons cursos como os diversos disponíveis.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jul 2012 09:03 #34 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Um motociclista na “prisão”
É isso !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2012 19:11 - 21 Jul 2012 19:19 #35 por wilson forps
Sou mecânico de autos e realmente o abs tanto em carros ou motos é a diferença entre sair vivo e ileso ou no mínimo se machucar bastante !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2012 23:27 - 21 Jul 2012 23:29 #36 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Um motociclista na “prisão”
Certa vez na marginal tiete, estava conduzindo um fusca muito ruim de freios (sem pegada/ borrachudo) e esse defeito fez o efeito de um abs (rsrs) quando pouco a minha frente um basculante bateu em alguém a sua frente e um carro forte que estava atrás dele e na minha frente,travou as rodas. Por instinto/reflexo, atolei o pé no freio e por sorte do defeito ele não travou ( o que faria arrastar até a traseira do carro forte) e deu para tirar da traseira em cima da da hora. Nem olhei para a esquerda na manobra evasiva e por sorte tive liberdade para mudar de pista e escapei daquela colisão.
Uma m#rd@ de um freio, fez o efeito de um abs, que aliás, no tempo do ocorrido nem existia por aqui.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: wilson forps

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2012 11:38 - 22 Jul 2012 11:41 #37 por claudiocampeche
Eu sempre tive uma boa sensibilidade em usar o freio, tanto do carro quanto da moto, o mais próximo que fiquei de precisar de abs
foi em 2009, quando peguei um Focus novinho na concessionária, e no dia seguinte com menos de 40km rodados nele, e num dia de chuva, tive que frear bem rapidinho pra não bater na traseira de um ônibus, foi por pouco, mas conseguí parar a centímetros do ônibus.
Estava atrás do ônibus em um sinal fechado, e esses ônibus não são de fazer hora, eles correm pra valer, seja dia de sol ou chuva, quando o sinal abriu o ônibus saiu com tudo, e eu, contando que o ônibus ia disparar na frente, saí atrás dele, mais perto doque deveria, por assim dizer, foi quando apareceu um idiota de uma rua lateral bem na frente desse ônibus, o ônibus deu uma freada sinistra pra não bater no idiota, e eu, seguindo o ônibus, pisei no freio também, mas o carro novo, com pastilhas ainda não acentadas e os pneus sem aderência total ainda, e a chuva ainda por cima, travou as duas rodas da frente, nesse momento eu ví a traseira do ônibus crescer rapidamente na minha frente, e foi num rápido "lampejo" de inteligência que eu tirei o pé do freio, as rodas destravaram e voltei a pisar novamente com menos força no freio, o efeito foi instantâneo, o carro reduziu a velocidade rapidamente e não bateu no ônibus, imagino que o efeito de usar o abs seja semelhante, seria como tirar o pé do freio e freiar novamente, claro que o abs faz isso muito mais rápido, mas mesmo assim meu abs lento foi suficiente pra me tirar de uma fria.
Tenho certeza que seu tivesse insistido com o pé no freio teria me esborrachado na traseira daquele ônibus, por isso também recomendo comprar tanto o carro quanto a moto com abs, teria me poupado um bocado de trabalho, com certeza meu próximo carro tera abs, só não comprei a minha XRE com abs porque o preço desse abs em motos ainda está muito fora da realidade, mas na próxima moto vou tentar pegar uma com abs também.

Honda Lead
Honda XRE 300
Yamaha MT-07 ABS 2015/2016 (atual)
MT-09 (encomendada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2012 22:32 #38 por donytello
Respondido por donytello no tópico Um motociclista na “prisão”
Claudio concordo que o preço do ABS é salgado, mas faço a seguinte conta:
Se por ventura eu der uma freada brusca e a moto deitar qualquer peça da carenagem não sai por menos de 700 reais.
Além de médico, tempo que ficarei longe do trabalho e fisioterapia acaba compensando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 09:53 #39 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Um motociclista na “prisão”
ABS é show de bola.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 15:37 #40 por Karas
Respondido por Karas no tópico Um motociclista na “prisão”
ABS de mineirim. :evil:


Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 16:36 #41 por Rod55
Respondido por Rod55 no tópico Um motociclista na “prisão”
Pelo vídeo ele teve uma fratura feia da tibia na junção com o calcanhar, duro de ver, com relação ao ABS, no curso de direção defensiva de carro você aprende a usar o freio normal como se ele fosse ABS, e na verdade funciona como o Claudio falou, o carro para sem derrapar porque existe esse efeito de para e deixa correr em fração de segundos, por isso vc aprende a sentar o pé no freio sem dó e tirar de novo, você vai bombando e é impressionante como funciona o carro para sem derrapar, é um curso que vale a pena, tanto para quem pilota carros como para quem pilota motos, pneus então você tem uma aula, se aprende para que serve todos aqueles nºs e códigos impressos no pneu e garanto que não são só enfeites rsrs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 21:09 #42 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Um motociclista na “prisão”
Na minha opinião a causa do acidente foi excesso de velocidade falta de distância de segurança.
Simulei a posição do piloto no chão e vi que o pé consegue ficar naquela posição, mas pode ter quebrado.
O que mais me chamou a atenção foi o joelho dele.
Não vou deixar de usar joelheiras.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 21:16 #43 por Karas
Respondido por Karas no tópico Um motociclista na “prisão”
Rever o vídeo, dá até mal estar. Andar sem o mínimo de proteção pode causar muitos danos físicos.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2012 21:48 #44 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Um motociclista na “prisão”
Eu te sugiro ver muitos vídeos assim. Não gosto de ver cenas aterrorizantes com pessoas mortas, mas este tipo de vídeo acima é muito instrutivo. Tente analisar e descubrir quais foram as causas dos acidentes.
Se você conseguir aprender, vai aprender a se previnir.
Visite o blog do Youssef. Lá já tem muitos vídeos asim. Vá no Menu da página e click em Dicas de Segurança.
blog-do-tiozao.blogspot.com/

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2012 08:04 #45 por Karas
Respondido por Karas no tópico Um motociclista na “prisão”

aderpa escreveu: Eu te sugiro ver muitos vídeos assim. Não gosto de ver cenas aterrorizantes com pessoas mortas, mas este tipo de vídeo acima é muito instrutivo. Tente analisar e descubrir quais foram as causas dos acidentes.
Se você conseguir aprender, vai aprender a se previnir.
Visite o blog do Youssef. Lá já tem muitos vídeos asim. Vá no Menu da página e click em Dicas de Segurança.
blog-do-tiozao.blogspot.com/

Obrigado pela dica, mas já vi muitos casos de pessoas mortas de várias formas, agora ver o fato acontecendo é diferente. Tenho cnh para a condução de veículos à 37 anos e de moto 5 anos. O fato de possuir cnh a um bom tempinho, já ajuda muitíssimo.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.198 segundos