Na hora do susto não adianta, o instinto leva a apertar o freio o mais rápido possivel, sempre o da frente, pois a mão é muito mais rápida que o pé.
Aliás via de regra, o freio de moto é o dianteiro, o traseiro é só para correção de trajetória.
Apenas pesadas motos custon tem freio traseiro um pouco melhor.
Um exemplo de freio traseiro "decorativo" é a viúva negra RD350, uma vez quase cai quando em um semáforo fui tentar parar usando o traseiro, parecia que tinha graxa no pneu, atravessei a avenida toda com o pneu travado.
Quanto ao corredor jamais entre correndo nele, pois alguém pode avaliar mal sua velocidade, erro comun pois é muito dificil calcular a velocidade de algo vindo em sua direção, e achar que dá tempo de alguma manobra, nesse caso voce acaba dividindo a culpa com quem te fechou.
Aqui na região aconteceu um acidente, inclusive tem uma foto da moto lá nos tópicos do Tite, onde um carro entrou na pista e foi acertado por uma CBR 1000.
Dai de quem é a culpa? Do carro que viu a moto e achou que dava para entrar pois a moto estava longe ou da moto que estava a 250Km/h?
No corredor é a mesma coisa, o cara olha no retrovisor e vê uma moto lááá atrás e muda de faixa, porém a moto está rápida e...
O carro tem culpa? No meu ver apenas a culpa do azar.
Como quem anda de moto é sempre quem leva a pior devemos ter o máximo cuidado, sempre.
Que bom que o Lute teve apenas um "aperitivo" do quão perigoso algumas coisas na realidade são.
Ele é muito mais útil aqui do que em uma estatistica.