Para reduzir o efeito da deformação da banda de rodagem sim.
Mas o aumento do perfil tem dois outros efeitos.
O primeiro que o pneu fica mais "solto" na roda, podendo causar oscilações em casos extremos isso não é bom.
Porém aumenta a altura da roda em relação ao asfalto, melhorando a absorção dos impactos.
No caso do Madke que mora em caxias que tem o asfalto quase perfeito em qualquer direção (estreito, mas liso) pode não ser vantagem, mas no caso de outras regiões, como a de Caratinga - MG onde eu estou, acredito que é de grande valia.
Eu sei que vão me crucificar mas na minha estou tentando achar o pneu Dunlop D221 na medida 190/60. Mais duro e mais alto que o original D218 180/55.
Mas para o meu uso é o que melhor atende.
Para a B65 que tem original 160/60 poderia tentar 170 com o mesmo perfil 60.
É, só tem que tomar cuidado, principalmente nas dicas, porquê se o piloto tiver alguma tendência agressiva para curvas, você pode derrubar o cara numa dessas.
Perfil mais alto numa moto com o torque e agressividade duma Bandit, mesmo sendo a 650, na hora do spinning a moto pode realmente dançar na curva e "sair" debaixo da criança...