Buenas gurizada,
Meu primeiro post aqui no motoonline, pretendo caprichar e então vou aproveitar para contar como cheguei na decisão de adquirir minha BROS, e ver se assim ajudo colaboro um pouco na decisão do pessoal.
Ficou meio longo o relato, mas acho que, para quem está analisando a compra de uma BROS, vale apena.
- Bem, eu tinha uma BIZ C100, 2003...antes ela era do meu irmão, e aproveitei a oportunidade (qndo ele comprou uma 125) para adquirir minha primeira moto (não aguentava mais pegar onibus-trem-onibus todo dia, ida e volta). Já tinha carteira AB, e já pilotava a BIZ nos finais de semana. Acabei ficando 1 ano com ela.
- Moro na grande Porto Alegre, e rodo cerca de 20 km para ir ao trabalho, mais uns 7 km pra ir à faculdade, e, como a BIZ é super economica, acabei me acostumando a rodar mais.
Com isso, rodo em média uns 60 km por dia, durante a semana.
- Como pego todo dia a BR 116, e também duas vias "expressas" aqui de POA, andava na média a 100km/h na BIZ na BR (sim, 100km/h.felizmente a br 116 entre poa-canoas acompanha o trensurb, que bloqueia o vento e ajuda a biz a dar um gás..sempre regulada, além de ter cano papa-léguas, ela dava, qndo eu estava sozinha, uns 110km/h fichinha), e uns 65 km/h dentro da cidade.
-Também gosto de ir ao litoral, e me acostumei a fazer viagens de 150 e 200km com a BIZ nos finais de semana (parando duas ou tres vezes no caminho. Com garupa até 4 vezes em uma ocasião).
- Tinha colocado roda de liga na BIZ (pela estética mesmo), e sempre ando com algum irmão, amigo ou a patroa na carona, mais mochila com livros. Assim, a "fantástica manta asfáltica" das nossas cidades foi detonando as rodas, e tive que mandar ela duas vezes pro torno.
-Também fui sentindo a diferença entre rodar leve e rodar com carga na BIZ, que faz ela perder muito a força de final. Isto me motivou, após 10 meses com a BIZ, a trocar rapidamente de moto (verão chegando e eu quero pegar estrada né).
Após muito entrar em concessionárias, revendas, e visitar muitos anuciantes de classificados (uns 3 meses mais ou menos), decidi que uma moto street não iria dar certo comigo, pois fico muito tempo em cima da moto, e me sinto muito desconfortável com a posição de dirigir das CGs, TITANs, Fazers e TWs.
Assim, buscando uma moto:
- econômica (60 km por dia, no mínimo)
- boa para encarar buracos e ruas com paralelepípedos, sem precisar de manutenção toda hora
- confortável, com posição boa de dirigir, e boa para levar garupa
- com uma tocada legal na cidade, e boa pra viagens de 150 e 200km, com baú+mala+garupa
- e tenho 1,74m e 78kg
- e com um orçamento limitado, e tendo de dar a biz na troca
Decidi que a BIZ entraria na troca por uma XTZ, ou BROS, ou STX (nem cheguei a cogitar lander, tornado, ou falcon)..pensei até mesmo em uma XR 200, mas não encontrei nenhuma em boas condições e com preço acessível e que aceitasse a BIZ.
Após conseguir dar umas voltas numa XTZ...a descartei completamente pelo fato do banco ser uma grande porcaria (deve ser bom pra fazer trilhas, ou andar pouco, sei lá.. mas para mim não dava).
Depois, fui atrás de um amigo que tinha comprado uma STX nova. Mesmo satisfeito com sua moto, ele me sugeriu não comprar uma, e elencou alguns motivos:
- não é muito confortavel pro garupa como uma BROS, e os "p**a-m*r*a" são ruins.
- treme e vibra demais, nas palavras dele "o motor parece tá totalmente solto aqui dentro"... levou em mecanicos diferentes que disseram que é assim mesmo. Já foi a encontros com ela, e outros donos de STX dizem o mesmo
- precisa afogar SEMPRE, e tem que dar uns minutos para ela, senao ao arrancar ela morre. Em 1 ano tentando solucionar isso, todos os esforços foram em vão.
- impossível de passar adiante mesmo a longo prazo, perderia mais de 30% do que pagou, ou até mais... a assistencia é ruim aqui no RS
Então, comecei a procurar uma BROS.. cheguei até a pensar em uma strada, mas coloquei meus pés no chãos ao dar uma volta numa BROS que estava numa revenda. Foi amor a primeira vista.
Modelo 2004, ESD, preta, 19mil km.. que beleza!
- Arranca muito bem, tem uma fantástica posição de dirigir (meu irmão tem agora uma titan 150 esd, ela é boa, mas a bros é ainda melhor..já andei em strada..e realmente as street tem um posição de dirigir que me deixa desconfortavel)
- Até agora tem se mostrado economica: tem feito uns 30 km/l... nao marquei direito ainda pq nao me acostumei a não ter marcador de combustivel)
- Boa de viajar: no feiradao do ano novo viajei 135km, a uma média de 90 a 100km/h (por causa do transito, senao ela dava mais tranquilo). Estava na moto: eu (78kg), a patroa (59kg), baú cheio de roupa e roupa de chuva, mais mochila em cima do baú com barraca e mais algumas roupas.
Único ponto negativo dela para a BIZ (no meu caso lógico, isso nao se aplica a todo mundo): a BIZ é menor que uma bicicleta.. eu passava até embaixo da traseira de caminhão nos congestionamentos, com a BROS to tendo um pouco de dificuldade, pq: 1) nao tenho altura ideal para bros, acho que no minimo uns 1,78 pra mais..sei lá.. 2) a biz nao tem embreagem.. to acostumando ainda com a da bros.
É isso pessoal, espero que não fiquem de cara que tenha escrito muito.. mas acho que isto pode ajudar o pessoal que está indeciso, como eu estava. Resumindo: BROS vale apena mesmo!