Optimus... MUITA CALMA NESSA HORA !
Na verdade aditivos são "detergentes" que auxiliam na limpeza mas que podem fazer com que as marchas "patinem"!
Nos "MANOEIS" tem a informação para usar gasolina COMUM... pelo menos que eu saiba nos da FAN, TWISTER BROS, TITAN..
JUJUBA em 2006 postou:
“Já postei isto em outro tópico, vou postar aqui tb para sanar algumas dúvidas sobre os tipos de gasolina.
Sobre gasolina, sei do seguinte:
GASOLINA COMUM:
É a gasolina mais simples encontrada no mercado
- Não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 20 a 25% de álcool anidro.(conforme a vontade do governo)
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.
No manual de instrução de uma CG SPORT e de uma FALCON que eu tinha, era recomendado o uso desta gasolina comum, por que o motor tinha sido desenvolvido visando este tipo de gasolina.
GASOLINA ADITIVADA:
Possui em sua fórmula um aditivo detergente para limpeza dos bicos injetores, sendo assim, é dispensável sua utilização em veículos carburados, mas alguns especialistas dizem que além dos bicos, ajuda tb a manter limpo outras partes do motor que entram em contato com a gasosa como: válvulas, câmera, cabeçote e carburador.
Outra coisa, muita gente acha ainda que gasolina aditivada faz o motor render mais, aumentando a potência. O porém, é que esta gasolina tem o mesmo numero de octanas da comum, não alterando a potencia em cv do motor, ou seja, tanto a aditivada quanto a comum tem 87 octanas.
GASOLINA PREMIUM
- Difere das demais gasolinas por apresentar uma maior octagem, o que proporciona um maior desempenho dos motores. Recebe os mesmos aditivos da gasolina aditivada.
- Tb recebe a adição de 20 e 25% de álcool.
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas só é eficaz em veículos com motores com alta taxa de compressão (maior que 10:1). O motor de meu Fiesta por exemplo tem taxa de compressão de 12,3:1( 1.6 flex), sendo assim com esta gasolina ele renderá mais, mas não tanto. Esta gasolina tem 98 octanas.
GASOLINA PODIUM
- Maior índice de octanagem de todas as gasolinas do mercado, promovendo melhor performance para veículos de alto desempenho
- Baixo teor de enxofre, reduzindo consideravelmente seu impacto ambiental.
- Reduz o acúmulo de resíduos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções
- Gasolina com um padrão ambiental que a Europa e os Estados Unidos exigem.
- Dizem, que usam a mesma tecnologia que a Petrobras emprega para produzir a gasolina utilizada na Fórmula 1
- Tb com a adição entre 20 a 25% de álcool na mistura.
- É incolor.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos de altíssimo desempenho. Portanto, não esperem proprietários de carros populares e motos pequenas ou de baixa taxa de compressão, que esta gasolina irá dar mais potência. Pelo que sei, ela irá melhorar a performance de carros como modelos da BMW, Mercedes, AUDI, Jaguar, Porsche, Ferrari e no caso das motos, apenas as superesportivas ( a taxa de compressão do motor da R1 é de 12,7:1 e CBR 12,2:1). É recomendada tb em carros de competição, onde a taxa de compressão dos motores geralmente ficam em 14:1.
A gasolina Podium tem 101 octanas
Resumindo: Gasolinas comum e aditivadas tem a mesma octanagem, mas que na aditivada vai detergentes que mantém o sistema que entra em contato com a gasolina limpos, que a médio e longo prazo, faz o motor trabalhar melhor proporcionando economia.
Gasolinas premium e podium tem além dos detergentes, maior octanagem, que em carros e motos que usam motores com alta taxa de compressão, irão trazer ganho em desempenho.
Por ser carburada e com taxa de compressão baixa(9,3:1), não precisa mais do que a gasolina comum na Twister.”
PAULO COUTO postou:
“alguns veiculos com injeção eletronica (por exemplo as harley davidson) não recomendam as aditivadas como regra geral porque os detergentes podem remover sujeira do tanque/filtro e levá-las para o bico, que por ser muito estreito pode entupir e precisar de revisão.”
Bom... analisando tudo que foi dito... prefiro seguir o MANUAL e usar a COMUM mesmo.
Abraços informativos,