Brinquedo de gente grande
A fabricante de motos KTM chega ao Brasil com o X-Bow, um ‘kart’ gigante e emocionante
POR LUIZ ALMEIDA
Rio - A KTM, aos poucos, começa a expandir seus negócios no Brasil. Se antes a marca austríaca tinha presença bastante tímida, com a importação de apenas alguns modelos de motocicletas, nos últimos tempos a oferta de produtos tem aumentado — a partir deste a fabricante passará a produzir uma motocicleta, a ser definida, em Manaus, Amazonas. E o mais novo lançamento da KTM é o roadster X-Bow.
O modelo chega ao Brasil nas versões Street — com carenagem apenas na cor laranja — e R.O.C. — de Race of Champions e com pintura nas cores preta e cinza, além de adesivos decorativos. Com 3,74 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,16 m, de altura e 2,43 m de entre-eixos, o X-Bow chega até a lembrar um kart em maiores proporções. Mas há características mecânicas que o tornam um roadster singular.
Com apenas 790 kg, o X-Bow tem estrutura monocoque feita em fibra de carbono com base estrutural de alumínio, enquanto que a carenagem também é em alumínio. E para contribuir com o baixo peso, o spoiler dianteiro e o difusor traseiro são feitos de kevlar e as rodas são de liga leve — aro 17 na frente e aro 18 na traseira.
Quanto à motorização, a KTM pediu uma força para a Audi. As duas versões do X-Bow são equipadas com o turbinado motor 2.0 l 16V TFSI DOHC da marca alemã, que, em parceria com o câmbio manual de seis marchas, é capaz de gerar 240 cv de potência máxima. De acordo com a KTM, as versões podem atingir a velocidade máxima de 220 km/h e saem da inércia e atingem os 100 km/h em 3,9 segundos - a tração é traseira.
Para garantir mais segurança ao X-Bow, a KTM utiliza suspensões dianteira e traseira com amortecedores WP com ajuste de pré-carga da mola. Já o sistema de frenagem, por sua vez, é equipado com freios a discos ventilados e pinças da Brembo. Opcionalmente, o X-Bow na versão Street pode contar com rodas com sistema de travamento central de porca única, volante removível e pneus Michelin Pilot Sport ou Toyo Proxes R888.
O preço da brincadeira é de R$ 300 mil para a versão Street e de R$ 320 mil na versão R.O.C. Mas, por enquanto, a KTM tem apenas uma única loja no Brasil, que fica na cidade de São Paulo.