Hum legal a matéria, sou pequeno empresário, estou finalizando uma boa melhoria no ambiente aqui, ficando tudo muito bom aos olhos internamente, mas nem pensei em reservar verba para publicidade, mesmo tendo minha cunhada formada em Propaganda & Marketing.
De fato, como estudante de Publicidade tenho que concordar ainda frizo: As vezes uma camapanha baseada nos santinhos pode gerar mais resulatdos que uma na TV. Vejam o exemplo de uma escola de informática no nordeste que, segundo o meu professor, entregava panfletos na saída dos cinemas com uma frase mais ou menos nesse sentido(não me lembro bem do argumento...): Não conseguiu enetender o filme sem a legenda? Procure a gente...
Claro que o lojista e o fabricante tem que ter um bom produto na praça, além de outras qualidades.
A Honda Pop foi o exemplo, pois apesar da campanha pesada de Publicidade, a Pop não emplacou...
Publicidade é um assunto que deve ser levado a sério. Não adianta também entregar os anúncios ao filho do amigo seu que sabe mexer no corel e colocar monte de efeitos no logotipo ou ir direto na rádio ou na tv e pedir um anúncio.
Procure uma boa agência de publicidade. Veja pra quem eles trabalham, o portifólio deles e não se deixe impressionar pela sala de estar da agência. Com certeza a sua marca vaí ir bem melhor e vc vaí se manter com mais chances de sobrivência no mercado.
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Propaganda é alma do negócio! Caramba! Criou sozinho??? Ninguém ajudou???
Pois é, a gente brinca mas o negocio é serio. O empresario abre o comercio ou escritorio, lança produtos ou serviços e fica em silencio.
Como as pessoas vao descobrir que eles existem e comprar?
Na vida pessoal se voce ficar parado, dentro de casa, nao telefonar para ninguém, nao se mexer, morrerá de inanição e no ostracismo. Nenhum dos seus amigos se lembrará de voce.
No mundo dos negocios é a mesma coisa. Ah, mas tem gente que dá a desculpa: meu negócio funciona no boca a boca!!! Essa é a desculpa mais esfarrapada que já ouvi. Só funciona no boca a boca se tiver gente por perto para falar mas se o empresario ficar sozinho....!
A propaganda boca a boca funciona muito bem quanto a aspectos negativos. Vejamos:
Voce provamente já ouviu falar bem de um restaurante, mas provavelmente não comeu neste mesmo.
mas se alguem falou mal deste lugar, vc dificilmente acabou comendo lá.
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Não é o preço que define, mas a qulidade do atendimento/serviço.
Pode ser o menor preço, mas se for um péssimo atendimento/serviço, sempre será caro. E se for barato com o seguinte adjetivo adicional, como cobra mal atende mal...
Uma coisa é certa: não se pode creditar a uma unica ação o sucesso. Por exemplo, um restaurante tem que ter a plaquinha (adaptada à Lei Kassab, em Sao Paulo), os pratos com logotipo, cardapio, guardanapo, tudo sempre identificado com uma marca simpatica e inteligivel.
Deve também ter uma propaganda em jornais ou revistas, sites e folhetos pequenos e objetivos, para serem encartados em locais que forem possiveis.
Mas nada disso adiantará se não tiver um bom cardapio, uma comida excelente, bem cuidada na apresentação, saborosa (sim, o que esperamos de uma comida?), um garçon treinado para lidar com publico, preços razoaveis e um ambiente visivelmente limpo e higienizado.
Banheiros em restaurantes também sao importantissimos. Os especialistas dizem que qualifica-se um restaurante pela limpeza do banheiro!
Depois disso tudo, a apresentação da conta deve trazer também um pequeno brinde, uma bala, um chocolate, um cartão do restaurante (se ele (ou ela) gostou da comida e do serviço, pegará o cartão. Se deixar...).
Dai sim é acreditar na propaganda boca a boca. Mas isso não interfere na exposição constante na midia.
Como disse o Douglas, voce conta a um amigo que foi a um restaurante otimo, sensacional, etc, ele diz: ah, legal, um dia vou lá! Talvez até vá mesmo. Porém, se contar as desgraças por que passou num outro restaurante, essa historia correrá rapidinho, voando!!
Isso serve para restaurantes, concessionarias, lojas de motos, acessórios, etc.
o tamanho do investimento é proporcional ao tamanho do sucesso.
não adianta em nada o empresário ter os melhores produtos e os menores preços se não tem profissionais capacitados, se não investe em publicidade, se não consegue trazer o cliente de volta pra loja ...
Exemplo mecanicos, até suportamos uns caras marrentos e que a apresentação da oficina não for muito boa, ou preço mais alto, SE O SERVIÇO FINAL É BOM o cliente sempe voltara, principalmente pq não gosta de arriscar, e mais, quantas vezes já se levou em concessionaia, que geralmente tem apresentação boa, eles ficam empurrando serviços desnecessarios o serviço ainda não é bom???
A Dafra faz propaganda e dai? Do que adianta tanta marqueting pra iludir as pessoas e esconder a podridão!?
Uma empresa qualquer, se tiver um bom produto, um bom serviço, um bom pós venda tudo HONESTO, nõ precisa gastar rios de dinheiro em propaganda, pode usar essa VERBA desnecessaria para beneficiar o seu cliente.
Muitas vezes a verba é tão grande que pagaria a substituição de vários produtos defeitosos imediatamente dando uma imagem que só iria favorecer a empresa e seu produto.
Não tem propaganda melhor do que o boca a boca de um cliente satisfeito e bem atendido.