Teste de scooters na Motociclismo Magazine

05 Jul 2011 18:22 #1 por Diego Rodrigues
pessoal, comprei a revista doido pra ver os testes entre Lead 110 vs Smart 125 vs Prima 150 vs Neo CVT.
num primeiro momento fiquei triste por ver os resultados inferiores da Prima 150 frente à Lead e Smart, mas depois lembrei que já dei pau numa Lead de retomada e passei a olhar bem os números do teste.
números suspeitos e sem lógica, como expliquei no e-mail enviado à revista. segue abaixo o conteúdo do e-mail e depois posto todos os números do teste pra vocês.
Olá!
Comprei uma Prima 150 e estava ansioso por um teste com os scooters do mercado. Comprei a edição nº 162 da revista MOTOCICLISMO MAGAZINE mas me decepcionei com os resultados da moto. Porém, me decepcionei com os resultados mostrados no teste, pois o comportamento da minha é bem diferente do divulgado na tabela. Também desconfio de erro na tabela de potência/torque. Com 0,5kgfm de torque máximo a Prima não teria a menor chance e se tem o menor torque no início da curva não teria como ter mais potência que a Honda com seus "estratosféricos" 1,6kgfm de torque. Aliás, qual o segredo da Honda pra ter mais torque na roda que no motor?
Vocês não acham que a tabela de aceleração está uma salada de números errados? Vejam bem: a dafra chegou aos 80km/h em 16,06s, percorrendo 241m. Me digam como ela percorreu 400m em 25,62s com velocidade de 78,74km/h! hora, quer dizer que a moto chegou aos 80 e depois perdeu velocidade, é isso? vejam que a Prima 150 chegou aos 400m em 23s a 86,7km/h, aproximadamente 2,5s mais rápida que a dafra. aos 1000m, 4s mais rápida que a Dafra e com 5km/h a mais. Comparando com a Lead, que empaca nos 81, são mais de 10km/h a mais e 5s a menos.
no 0-40km/h a Lead fez em 3,85s em 34,89m. Hora, como a Prima fez a mesma prova em mais tempo e percorrendo menos metros? 4,03s e 25,31m, uma diferença considerável. A Dafra fez em 3,77s em 23,61m. Há uma discrepância grande aí, não?
pelo 0-80 é como se a Prima empacasse após os 40km/h e seus 25,31m de 0-40km/h fossem por água abaixo, com a Lead ultrapassando ela e fazendo os 80km/h em 5m a menos. Fico imaginando aqui o vai e vem de liderança com essas motos saindo todas ao mesmo tempo lado a lado. Vejamos, aos 15,8s, quando a Lead chega aos 80km/h, a Prima, que está láaaa trás (quase 4s) liga uma turbina que a faz voar baixo nos próximos metros e engolir Dafra e Lead antes dos 1000m. Detalhe, a Lead tem o limitador a 81, mas a Dafra, que deu 93km/h de final real devia dar mais trabalho para essa "buscada" da Prima, mas não, ela simplesmente fica pra trás da Lead até no 400m.
agora eu pergunto de novo: se em 241m a Dafra estava a 80km/h, porque passou a 78,74km/h aos 400m?
nas retomadas, como é que a moto com pior torque (segundo a medição) pode ficar atrás somente da Lead, que obteve simplesmente pouco mais que o dobro de torque da Dafra e Neo? Vocês simplesmente pegaram os dados da Test Motors e jogaram na revista sem ao menos verificar se tinha lógica?
Como é que essa moto com 0,5kgfm de torque na roda consegue chegar a 97km/h, a maior velocidade obtida? Como é que com 0,5kgfm de torque a 4000 se obtém 8cv, sendo que com 4500rpm a Lead teve 1,6kgfm e menor potência, 7,3cv. Como é que essa moto (Lead), cuja curva de potência é a terceira maior (mas tem a impressionante curva de torque maior, teoricamente impossível, pois potência(cv)=torque(nm) x rpm / 7123 - pelo menos em carro é assim) obtém o melhor 0-80km/h e 2º melhor 0-400m? Percebem a distorção dos dados?
outra distorção: nas retomadas, a Prima e a Lead praticamente empatam no 40-60km/h, com diferença de 0,4s, 5,5 e 5,1s. a Dafra fez em 8,23s. Como é que no 40-80 a Prima fez em 19,8s!? a Dafra em 16,07 e a Lead em 16,1s. E outra, a Prima fez o 40-80 em 232 metros enquanto a Lead fez em 290 metros e a Dafra 241 metros.
além do mais, na tabela de equipamentos vocês informaram que a Prima 150 não possui cavalete central, sendo a única sem o dispositivo, mas ela tem sim e inclusive tem uma foto com ela suspensa no cavalete, hora essas! lá também consta que ela não tem lampejador de farol. não sei como seria esse lampejador em moto (se é igual ao dos carros, onde puxamos e ele dá luz alta enquanto seguramos, voltando automaticamente à luz baixa ao soltar), mas sei que ela tem luz alta e baixa e inclusive tem farolete, que nem todas tem.
vocês disseram que a moto é lerda nas manobras. bom, eu não acho isso, mas o fato de ela ser mais lenta que as demais pode ser por causa dos pneus mais largos, não? eu faço muitas curvas em ótima velocidade com a minha moto e não sinto ela com falta de estabilidade, como relataram. me parece muito firme e grudada no chão, por conta dos pneus largos. talvez tenha pegado um exemplar com problema na bucha da balança, pois isso já ocorreu com 2 conhecidos meus que também tem a moto e participam do fórum no www.motoonline.com.br . outro fator que pode influenciar nessa ciclística é o bocal do tanque ser no painel, pois com tanque cheio acaba-se tendo o lado esquerdo mais pesado que o direito e em baixa velocidade. em alta velocidade não sinto nada anormal.
ah! tem outra coisa que acabei de ver aqui. a yamaha Neo chegou aos 400m em praticamente o mesmo tempo e velocidade que a Dafra Smart, mas foi 8s (oito segundos!) mais lenta pra chegar a 80km/h.
eu acho que uma revista tão conceituada não deveria lançar um teste tão visado como este (os scooters estão em alta) com informações tantas informações suspeitas. se fosse um errinho ou dois, tudo bem.
proponho um teste bem legal, em vídeo. as 4 motos novamente na pista lado a lado saindo todas juntas num 0-1000m. seria um teste justo e que não precisaria de números. ;)
ah! um detalhe... quando peguei minha moto ela fez a primeira e segunda média de km/l horríveis e andava não muito bem. sabe-se lá o quê colocam na concessionária. após 2 abastecimentos passou a andar bem melhor e o consumo está na casa dos 28 a 33 km/l. já rodei 213km com um tanque e quando abasteci entraram 7,44L.
nas medições não se comparou a altura livre do solo, muito importante nos scooters.
só pra finalizar, eu fiz uma medição com GPS e um aplicativo de medição, chamado Car Performance, onde obtive os seguintes resultados na Prima 150:
18,2m 1,96s @ 33,4km/h101m 7,9s @ 60,48km/h201m 14s @ 74km/h301m 19s @ 81,27km/h402m 23s @ 84,88km/h
não completei os 1000m na puxada mas cheguei a 92km/h de máxima.
fiz umas retomadas de 40-80 e o tempo está longe (pra baixo) destes 19,8s divulgados.
na página 88 disseram que a Lead seria campeã na via expressa se não tivesse limitador de velocidade. porquê a Prima não ganhou nesse quesito, tendo a maior máxima e rodas 13" com pneus largos? moro no Distrito Federal e pego trechos de BR frequentemente. o Scooter sobe trechos de BR a 80km/h tranquilamente, sendo que se vier embalado a mais de 100 ainda sobe um bom trecho a 90km/h. na descida já coloquei quase os 120km/h indicados no painel, não fui mais por receio.
aguardo informação se irão lançar uma correção para os dados ou um novo teste. reitero o pedido de um vídeo entre os 4 (ou cinco, se já puderem colocar a burgman no embate) lado a lado num 0-1000m pra ver como se saem. seria muito legal.
desculpem o longo texto e sei que já é meio tarde para reclamar, pois a revista é de junho e só a comprei agora (não tinha visto ela na banca onde frequento).

Atenciosamente,

-- DIEGO RODRIGUES
PS: estou mandando cópia para o setor de comunicação da kasinski para ver se mandam uma moto melhor regulada para um próximo teste, caso essa tenha sido a causa para tempos esquisitos (o que não creio).

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 18:27 #2 por sartore
Diego,

Envie esse seu email para a Kasinski alertando sobre a matéria da revista.

Vê no que dá.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 19:28 #3 por MANDRUVADOIDAO
Concordo.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2011 22:35 #4 por sapo
Matéria seria Tendenciosa??

Suzuki Burgman 2008/2009 - Minha Pretinha!!



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 07:42 #5 por Diego Rodrigues
eu mandei. até no final do texto comento que estava enviando uma cópia pro setor de imprensa da kasinski.
poxa, tudo bem a moto ter seus defeitos relatados aqui, como marcador de combustível, balança, painel doido e etc, mas daí a postar algo tão tendencioso assim... na boa, o motor da Prima é forte. se fosse ruim, então que a Smart ganhasse em aceleração e retomadas, já que tem o mesmo torque que e a Lead mas tem mais potência.
vejam a tabela:

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 07:44 #6 por Diego Rodrigues
o que me levou a comprar a Prima foi mais a potência e torque que qualquer outra coisa. se a moto não tem nem 0,5kgfm de torque na roda e só 8cv então trata-se de propaganda enganosa. mas, claro, há erro nessas medições. hehe!

vejam aí na tabela de potência como o torque da prima é o mais fraco, mas ela tem potência quase igual a da Smart. e a Lead com seu torcão de 1,6kgfm não tem a maior potência. isso é uma palhaçada.Diego Rodrigues2011-07-06 10:49:50

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 07:56 #7 por Soueu
Nos testes as condições são diferentes das nossas condições de uso.
Lembro do lançamento da fazer 250 em um teste de longa duração da revista Moto, onde um rapaz da revista deu uma volta pelo Brasil, praticamente sem parar para chegar logo aos 10000km para desmontarem a moto.Neste giro a fazer consumia entre 18 e 19 km/l.Eu nem nos dias de maiores contradições com a vida, nem perto dessa marca cheguei.
Creio que não houve engano da revista, o que houve, foi cabo enrolado o tempo todo... coisa que nós nã fazemos... nem nos "dias de cão"

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 08:06 #8 por Diego Rodrigues
soueu, aí você está falando do consumo. este eu nem contestei, apenas fiz uma observação do que aconteceu comigo, que fiz uma primeira e 2º média péssimas e depois estabilizou.
o que está muuuuuito errado são os dados de aceleração das motos, de todas elas. não tô falando só da Prima.
veja a tabela com calma e leia meu texto de novo que vai entender o que quero dizer.
o 0-80 em 19s e 309m da Prima pode até estar correto, mas a distância de tempo entre a Lead e Smart chegar a 80km/h e chegar a 400m é enorme. eu estimo que o certo nos 0-80km/h seria os 19s da Prima com quase 26s da Smart, 25s pra Lead e 26s pra Neo.
o 0-400m e 0-1000m são os dados que parecem estar mais corretos e coerentes. os de aceleração e retomada estão muito sem lógica. e não tem condição de uso que torne os números tão esquisitos assim. ou você concorda que a Prima chega aos 40km/h em maior tempo e menor distância que a Lead? quanto menor o espaço percorrido pra se chegar a uma velocidade menor o tempo também. e imagine a Prima ficando pra trás no 0-80 e depois disparando e passando todo mundo. sacou o onde quero chegar?

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 08:07 #9 por Diego Rodrigues
e outra, motor com 0,5kgfm de torque na roda não teria mais potência que o outro com 1,6kgfm. não tem lógica alguma nisso.

_____________
alguém do site poderia informar se há planos de um teste de scooters feito pelo motoonline?Diego Rodrigues2011-07-06 16:04:00

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2011 19:42 #10 por Atlan
Diego o "lampejador do farol" nas motos é isso mesmo que você falou. tem nos carros desde o século passado. mas nas motos da honda não tem. as suzuki e yamaha tem. As chinesas como dafra, kasinski, traxx e outras tem. mas nas honda não tem. O Lead tem?????
Mesmo que não tenha o cara nem deve ter reclamado neh?
Ai se vê o tendenciosismo da coisa...
Honda pode custar 20% mais caro ou até mais e vir só o motor e um assento com o guidão que ta ok. mas uma moto qualquer de outra marca se faltar uma besteirinha de nada é um ponto negativo. se o design da honda é feio (pop, titan cabeçuda, xre, etc) logo dizem que é "inovador e desafiador". Se uma suzuki, yamaha ou kawazaki "inova" todo mundo diz que esta arriscando muito. se uma chinesa "inova" logo falam que o gosto é duvidoso e "esquisito". mas quando as chinesas não inovam todo mundo fala: é copia barata e descarada.

Suzuki YES Vermelha 2011!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2011 05:59 #11 por Diego Rodrigues
olhe aí:

até cavalete central disseram que não tem, sendo que tem uma foto da moto com ela no cavalete. kkkkkkkk!!!!!!!!! cara, parece que fizeram a matéria nas pressas, sem avaliar, escrever e revisar, para lançar o teste logo.

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jul 2011 14:46 #12 por Diego Rodrigues
Recebi resposta da revista. como no e-mail geral da revista não obtive resposta, mandei um e-mail pro editor e fui respondido prontamente.
"Boa tarde Diego,primeiro gostaria de agradecer a atenção e o contato. Em relação ao valor de torque obtido no dinamômetro em teste feito no Honda Lead, houve um erro de digitação e, consequentemente, nossa editora de arte se baseou no número para colocar a curva de torque no gráfico correspondente. O valor correto no caso é 0,6 kgfm a 5 000 rpm. Estamos apurando os dados colhidos em pista e em breve lhe passo um relatório completo com todas as medições. Obrigado mais uma vez por se preocupar com o nosso padrão de qualidade. Esperamos errar cada vez menos para aumentar assim a nossa excelência! Grande abraço, Rafael Paschoalin
Motorpress Brasil
Editor Motociclismo / Moto Verde"
_____________________________________

Omega CD 4.1 1996 Cinza Monet+TS+PD 193cv@4600RPM 34kgfm@3000RPM
Kasinski Prima 150 2011 Bordô/Caramelo 12,2cv@8000RPM 1,1kgfm@7000RPM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 08:46 #13 por marcosp1974
Fala Diego,

Eu li essa matéria assim q a revista saiu, ja tinha rodado + de 1000km com a minha Prima.

Depois de ler, fiz questão de dar um rolê com as outras. E continuei com a mesma impressão: a Prima anda mais que todas as outras citadas na matéria. Sem contar as bobagens do tipo "posição de dirigir desconfortável", "ciclística ruim para corredor" etc... nada a ver com o que atesto todos os dias vindo trabalhar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2011 19:13 #14 por iGOR09
É intriga da oposição. Os hondeiros não aceitam ter uma moto melhor que a deles.Por isso que a kasinski não vende mais. Os caras ficam só queimando a kasinski no mercado.Esse monopólio tem que acabar.

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2011 09:49 #15 por anselmodemoura
Acabei de ler ontem uma revista nova de motos, na bandeirantes onde fazem um teste entre neo, prima, smart, burgman e lead.


Como ja disse antes, as scooters sao muito "otimistas" em seus dados e velocidade principalmente.
A prima ficou em 3o lugar, sendo a scooter que mais "bateu" o curso final dos amortecedores...e teve velocidade real final de 94km/h...tendo sido considerada sua suspensao trazeira estranha e ruim.

A 1o colocada foi a leader, a unica que nao bateu o curso da suspensao .

A prima ganhou no quesito acabamento, mas perdeu em geral ficando em 3o geral, com a 3a menor velocidade tambem.

e muitas pessoas mosram os ponteiros da prima em 110-115....mas na real estao em torno de 90-94 ... isso e´triste

Peace!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos