Forma de votação dos futuros ENMs

24 Jan 2012 17:07 #16 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Brincadeiras a parte!
O espaço aqui é apenas para falar a respeito, opinar, ninguém está determinando nada aqui, apenas estamos separando este assunto mais polêmico para não conturbar o outro tópico.
Fique claro, é pra debater idéias, não impor nada a ninguém.
Acredito que como adultos e fluentes do idioma português, podemos falar sobre o assunto sem melindres.
Só confrontando idéias é que teremos mais possibilidades de aperfeiçoar as coisas.Um diamante só fica belo, só se transforma em um belo brilhante para enfeitar as mulheres na forma de jóia, após ser lapidado.

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 18:12 #17 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs

Jean_SP escreveu: Creio que deva continuar a votação como está, já disse isso, o que teremos que fazer é impedir novos usuários ao voto, afim de impedir manipulações, isso é fato. No demais, creio que da forma que está, é a mais correta. Um exemplo.
Uma pessoa de Brasília, que queira candidatar a Cidade, mas não tem condições de tempo, nem de grana, não pode participar dos encontros feitos até o momento, ficaria de certa forma, impedida de se candidatar, até pq, não estaria presente ao evento, para defender sua candidatura. Citei Brasília apenas como exemplo. Poderia ser Recife, Tocantins, POA, etc...
On line, não teriamos esse problema, apenas precisamos tomar certo cuidados, e para isso contamos com ajuda de vcs.
Aliás, o encontro e dos MOTONLINERS.
Agradar à todos, nunca ocorrerá, ninguém nunca conseguiu isso, e nem conseguirá.

Caros amigos, Jean, meu estimado, Vetar o voto dos novos usuários é algo que precisa primeiro de uma definição clara de "novo usuário", afinal se considerássemos novo usuário todo aquele que ao início da votação tivesse menos que 30 posts(este critério é usado para definir quem têm direito a anunciar nos classificados aquí), teríamos que anular mais 19 votos, sendo 8 deles para Laurentino. Talvez devessemos adotar uma regra mais severa ainda, se aceitássemos votos somente de quem estivesse com 4 estrelas, mais de 400 posts, hoje o resultado estaria em 17 a 15 com vantagem para Laurentino, veja bem como a simples definição de "novo usuário pode alterar a percepção dos votos e o resultado proporcional...Como vc mesmo disse, difícil agradar a todos, mas regras precisam ser bem claras para não dar margem para desconfianças, por isto mais uma vez entendo e insisto que não ví sistema mais confiável do ponto de vista da dificuldade de manipulação do resultado por meio de perfis falsos.Vamos conversando,Abrax

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 20:15 #18 por gildalfer
A minha preferência ainda é pela fórmula atual. Sobre o voto presencial, vamos fazer uma suposição: O 10º ENM seria em Urubici e eu estaria presente. Na votação, o 11º ENM seria em Porto de Galinhas e lá seria muito difícil para os motonliners do sul comparecerem. Então eu n e muitos outros não votariamos para o 12º ENM. Estou só dando um exemplo, mas se a decisão da maioria for por este tipo de votação, acatarei tranquilamente. Quanto à votação atual, seja qual for a vencedora, eu irei. E levarei comigo um amigo de viagens, que se registrou no Motonline essa semana e não votou por ser novo no site e não caracterizar qualquer tipo de oportunismo.

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 20:43 #19 por Fabio SEP
Bom tópico. Espero que daqui saiam coisas boas para os MO's.
Na minha opinião o sistema atual é bom, prefiro ele ao presencial. Lembro-me que estava para ir ao 1º ENM quando minha esposa ficou doente e não pudemos ir. Assim, pode acontecer com muitos e esses perderão a oportunidade de candidatar-se para o próximo.
Entendo que pouco a pouco iremos desenvolver ferramentas capazes de auxiliar na votação e diminuir as discrepâncias.
No entanto, como já me disseram - podemos controlar todas as máquinas, mesmo a humana. Assim, um peso muito grande, ou melhor, o maior peso da votação será o da consciência.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:11 #20 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Meus amigos, uma vez que até agora a maioria se manifesta pela continuidade do voto virtual, sugiro que comecemos a postar sugestões para aprimorar os métodos para evitar as fraudes, contar só com a conciência é um pouco subjetivo, será que o Patriarca pode nos dizer algo a respeito da fiscalização ou controle por IP? ou talvez fosse ainda melhor se ouvesse um pré requisito para votar que não fosse puramente matemático, algo do tipo habilitar o voto por meio de algum tipo de aprovação dos moderadores que responderiam pela existência deste motonliner. enfim, algo que diminuísse a possibilidade de alguém criar perfis falsos para manipular a votação, repito que estes perfis podem estar sendo criados hoje, ontem e amanhã, não estou querendo polemizar, somente buscar soluções para um problema, problema aliás que ofende quem se inscreveu recentemente como eu e poderia nem ter direito a voto caso o critério para definir os eleitores fosse o de ser "quase sócio" 5 estrelas.Gildalfer:"A minha preferência ainda é pela fórmula atual. Sobre o voto presencial, vamos fazer uma suposição: O 10º ENM seria em Urubici e eu estaria presente. Na votação, o 11º ENM seria em Porto de Galinhas e lá seria muito difícil para os motonliners do sul comparecerem. Então eu n e muitos outros não votariamos para o 12º ENM. Estou só dando um exemplo, mas se a decisão da maioria for por este tipo de votação, acatarei tranquilamente. Quanto à votação atual, seja qual for a vencedora, eu irei. E levarei comigo um amigo de viagens, que se registrou no Motonline essa semana e não votou por ser novo no site e não caracterizar qualquer tipo de oportunismo." Se a maioria escolhesse Chuí ou Oiapoque, participando ou não da votação teríamos que nos render ao desejo desta maioria, indo ou não. isto independe do tipo de votação, e quanto ao seu amigo, se é um motonliner registrado após o início da votação, basta solicitar o voto em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e não caracteriza oportunismo, oportunismo é criar perfis falsos para votar mais de uma vez. pelo menos a regra para esta votação é esta, e jogamos conforme as regras, na minha opinião desde que seja um motonliner real, que prove ao Patriarca que é um motociclista(isto pode ser verificado por diversos meios, desde redes sociais onde sempre temos fotos relacionadas á nossa paixão, até mesmo a um contato telefônico), o voto será válido por não ser oriundo de um perfil falso. Fábio:Bom tópico. Espero que daqui saiam coisas boas para os MO's.Na minha opinião o sistema atual é bom, prefiro ele ao presencial. Lembro-me que estava para ir ao 1º ENM quando minha esposa ficou doente e não pudemos ir. Assim, pode acontecer com muitos e esses perderão a oportunidade de candidatar-se para o próximo.Entendo que pouco a pouco iremos desenvolver ferramentas capazes de auxiliar na votação e diminuir as discrepâncias.No entanto, como já me disseram - podemos controlar todas as máquinas, mesmo a humana. Assim, um peso muito grande, ou melhor, o maior peso da votação será o da consciência.Se vc tivesse um problema semelhante sempre teria a opção de pedir a um amigo que fosse ao encontro que apresentasse a candidatura, a campanha vc mesmo poderia fazer antes pelo fórum. A questão central é quais ferramentas temos para evitar a fraude e além disto não excluir nenhum motonliner, seja ele frequentador assíduo ou não, registrado a 1 dia, 1 semana ,1 mês ou 1 ano, ou é motonliner com direitos plenos ou teremos que desenvolver uma classificassão do tipo aspirante, iniciante, companheiro, motonliner júnior, pleno e finalmente sênior, depois precisamos definir ainda os direitos e deveres de cada status.Vamos conversando, está evoluindo bem, vamos sempre tentar acompanhar opiniões de sugestões.Abrax.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:33 #21 por gildalfer
Em se mantendo o sistema atual. deixar bem explícito aos motonliners que, só votem se realmente estejam certos de irem ao encontro. Caso contrário, se abstenham de votar.

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:42 #22 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Caro amigo, como seria isto, quem votasse e não fosse receberia algum tipo de punição? tipo não poder votar por 1 ou 2 encontros?O que vc sugere? Esclereço para evitar mal entendidos:Sempre na melhor intenção de esclarecer, aquí não usaremos sutilezas ou ironias, sejamos pró ativos.Abrax.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:48 #23 por gildalfer
Não, nada de punição. Seria apenas uma sugestão para os que não estivessem interessados em ir ao ENM, que não votassem. Mas apenas uma sugestão.

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:51 #24 por Rock_SP
Respondido por Rock_SP no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Galera entendo a desconfiança de todos referentes aos votos virtuais,
porem vou colocar novamente minha opinião....
Conheci o MO por meio de pesquisa na internet sobre minha antiga moto uma intruder 125, me cadastrei em 2008, e até o incio do ano passado se não me engano possuia menos de 400 posts, usava o MO somente como referencia e quase não postava no fórum, ano passado tive o grande prazer de começar a participar dos encontros e partir dai comecei a ficar mais "ativo" no fórum, não fui ao 1ºENM por nem saber da existência do mesmo, comecei a participar dos encontros aqui com a galera de Sampa até que fiquei sabendo do 2º ENM, tive o prazer de participar do mesmo!!!! Sei de pessoas que gostariam muito de ter ido ao 2º ENM porem por motivos pessoais não puderam comparecer, as pessoas que me conhecem aqui no fórum sabem que para mim distancia não é problema, o meu problema é com tempo, se por ventura o encontro desse ano for em Laurentino não sei de poderei ir, pois como foi no encontro de Lavras eu sai de SP as 18:00 da sexta feira e por serem apenas 400 km cheguei por volta das 11:00, esse é um feriado de quinta feira na qual nem todo mundo pode emendar, sendo assim não acho viavel sair de sampa na sexta as 18:00 para chegar por volta das 04 ou 05 da manhã do sabado e retornar no domingo pela manhã, por esse motivo não sei se poderei participar caso o encontro seja em Laurentino, dessa forma não poder votar onde será o 4º ENM seria uma desrespeito com a minha pessoa, pois como disse (e as pessoas que me conhecem sabem disso) participa da maioria dos encontros e passeios realizados pelo pessoal de sampa e alguns até de fora do estado, hoje me considero um membro ativo do fórum, e acho que se por ventura não for comparecer ao 3º ENM e não poder votar no 4º seria uma falta de bom senso. Volto a repetir distancia para mim não é problema e sim o tempo (com tempo sai de Sampa em uma tenere 250 e fui ai CE com minha esposa, porem tinha tempo para isso), adoro viajar, pegar estrada não tem coisa melhor, porem sem tempo para poder desfrutar tambem não é possivel.
Vamos a outro exemplo vc Doc que pelo menos não me lembro de te-lô visto no 2 ENM, hoje não poderia ter sua cidade candidata, não poderia concorrer pois não estava presente no segundo encontro, vc que candidatou sua cidade, achou legal como foi o 2ºENM, viu que possui infra estrutura e porte para isso, se fosse nesses moldes que vc está falando não poderia se candidatar.... É esse sentimento que as vezes algumas pessoas podem sentir....
Vamos continuar a debater o assunto...
Grande abraço!!!!

Ex - Intruder 125 - Trudi
Ténéré250 - Tenebrosa
Ex - G650 GS - Galega
F800 GS - Lara
Motociclismo um estilo de vida
Bando do Macaco Moto Grupo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 21:54 #25 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
E caso não acatassem a sugestão e simplesmente votassem onde iriam, será que não cairiamos na mesma subjetividade do bom senso, boas intenções e ainda assim iríamos ter que contabilizar os votos de quem talvez seja só um ou muitos "brincalhões", além disto, como saber se o votante virtual existe mesmo?Abrax.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 22:02 #26 por gildalfer
É, Doc. A situação é realmente complicada. Mas vamos, aos poucos, discutindo que acharemos a solução.

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 22:04 #27 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Prezado Rock, na sua hipótese eu iria ao 3ENM para fazer a candidatura, sem problema, sigo as regras, caso não pudesse candidatar não candidataria, um ano a mais, um a menos, só o Grande Todo Poderoso sabe, eu insisto que não quero polemizar, só estou defendendo o debate aberto e muitas vezes fazendo o "advogado do diabo" mas algumas vezes ao longo de minha vida não pude votar para prefeito, governador ou presidente por motivos diversos, plantões, emergências etc, mesmo assim não me sentí desrespeitado, as regras são estas, eu respeito, não estamos aquí na intenção de impor nada, só dialogar, nem mesmo debater, simplesmete dialogar para buscar o melhor formato para a maioria, nem para o Sr, nem para mim, mas sim para a maioria, agora eu vou me recolher pois amanhã tenho cirurgia cedo, mas estarei atento e de boa vontade vou postar minhas opiniões, sempre sem a intenção de ofender a absolutamente ninguém.abrax e muita Saúde, Amor a trabalho para todos. Boa noite.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2012 08:30 #28 por Diego.Cezar
Acho que é justamente esse ponto DOC, a gente prefere acreditar, prefere não impor. Acho até que é uma característica do povo brasileiro.
Agora pensar num modo de evitar os votos sem fidelidade com certeza dá trabalho, mas vale a pena. O fato é que temos de buscar então como fazer para evitar votos falsos, temos que ter foco. Eu mesmo to sem idéia ainda, mas vou tentar ajudar.

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2012 08:42 #29 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Quem sabe uma espécie de cadastro pre eleitoral onde para habilitar o direito a voto seria necessário enviar as informações suficientes para convencer a comissão pré eleitoral da existência do suposto motonliner... será que é por aí?Abrax

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2012 16:03 #30 por Patriarca
Amigos, devemos nos lembrar que:Se a votação for presencial, só vai votar quem está no encontro (óbvio), e se por exemplo o encontro for no Chuí e um Motonliner do Amazonas quiser sediar o próximo, como fica? Ele terá que vir ate´o Chui só para se candidatar?O que também corre o risco de tornar esse encontro regionalista demais, eu acho .Lembrando também que o espírito do encontro dos Motonliners é passar as amizades do virtual para o real, e fazendo com que a votação seja presencial isso perde um pouco o sentido não?Essa é a minha opinião, pensem nisso.Esse será nosso terceiro encontro, estamos aprendendo juntos, não se esqueçam que o mais importante de tudo será a reunião entre amigos não uma luta política ou uma batalha de egos.
Abraço.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos