Forma de votação dos futuros ENMs

24 Jan 2012 04:44 #1 por Doc
Caros amigos, este tópico foi criado exclusivamente para discutirmos e amadurecermos o formato da votação/escolha da cidade sede dos ENMs futuros.Solicitamos aos amigos que procurem postar sugestões pois somente críticas ou opiniões sem algum tipo de sugestão de solução é improdutivo e só gera mais animosidade e discórdia entre os motonliners que de boa vontade estão dedicando seu tempo para procurar encontrar o melhor e mais justo formato. Abrax.
Doc2012-01-24 12:38:01

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 05:21 #2 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
A primeira proposta em discussão é a de votarmos presencialmente o local do próximo encontro durante o encontro atual, aproveitando assim a presença dos Motonliners que realmente participarem do ENM, uma regra interessante é que o encontro não pode ser realizado por 2 anos seguidos no mesmo Estado da Federação e quanto ao fato do direito ao voto ficar restrito aos participantes inscritos regularmente no encontro e, presentes quando da votação é devido á característica presencial deste encontro, semelhante as votações realizadas em associações, academias e até mesmo condomínios, vota quem estiver presente. Esta é a idéia.Abrax

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:08 #3 por Rock_SP
Respondido por Rock_SP no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Doc ainda prefiro a forma atual de votação, entendo o que vc expos, porem acho meio inviavel e meio fora do contexto (pois o encontro se dá por pessoas que se conheceram virtualmente), e também pode ocorrer o fato de alguem que sempre participa dos encontros e passeios justo na data do 3º ENM não poder ir por algum motivo, ele será excluido da votação? E também junto com os preparativos do 3º ENM já teria que ter cidades para o 4º, sendo que pode ocorrer de alguma pessoa que não tenha comparecido aos anteriores comparecer ao 3º ENM e gostar e quiser candidatar a sua cidade?
Vamos discutir e amadurecer a idéia, porem ainda acho que a forma como está sendo hoje a votação é a melhor, voto aberto, cada um vota somente uma vez, e para votar é necessário se cadastrar (sendo que cadastros novos passam por auditoria)
Fica ai o que eu acho....

abraços!!!

Ex - Intruder 125 - Trudi
Ténéré250 - Tenebrosa
Ex - G650 GS - Galega
F800 GS - Lara
Motociclismo um estilo de vida
Bando do Macaco Moto Grupo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:14 #4 por Adilson Gomes

Rock Ténéré escreveu: Doc ainda prefiro a forma atual de votação, entendo o que vc expos, porem acho meio inviavel e meio fora do contexto (pois o encontro se dá por pessoas que se conheceram virtualmente), e também pode ocorrer o fato de alguem que sempre participa dos encontros e passeios justo na data do 3º ENM não poder ir por algum motivo, ele será excluido da votação? E também junto com os preparativos do 3º ENM já teria que ter cidades para o 4º, sendo que pode ocorrer de alguma pessoa que não tenha comparecido aos anteriores comparecer ao 3º ENM e gostar e quiser candidatar a sua cidade?
Vamos discutir e amadurecer a idéia, porem ainda acho que a forma como está sendo hoje a votação é a melhor, voto aberto, cada um vota somente uma vez, e para votar é necessário se cadastrar (sendo que cadastros novos passam por auditoria)
Fica ai o que eu acho....

abraços!!!

Concordo.....Acho mais justo como esta....

Mais hum do BANDO....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:15 #5 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Blz! Rock!
É isso mesmo, vamos fazendo uma avaliação conjunta e depois passamos a régua!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:20 #6 por Andreati
Respondido por Andreati no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Ambos os formatos tem as sua "injustiças".

Em um, tem um monte de gente que vota por votar, sendo que nem vai tentar participar.

Em outro, pessoas que participam frequentemente podem perder o direito a voto por não terem conseguido ir em um dos encontros.

Nenhum é perfeito, mas acho os dois válidos.

Tentando pensar num maio termo, podíamos dar "peso" diferente pra quem vai sempre nos encontros (um voto que vale por 2), mas aí eu acho que já complica demais.

A meu ver, no fim das contas é melhor manter como está.

HyosungCruise125
RD350R-vendida
HarleyDyna
EscortXR3cc

GOOD PEOPLE DRINK GOOD BEER

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:23 #7 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Eu penso que poderíamos fazer um teste neste ano pra ver como fica.E adotar, de uma vez por todas, o que foi combinado no primeiro ENM de sempre fazer o novo ENM no próximo ano em uma região alternada, ou seja não repetir a mesma região por dois anos seguidos.
Pois a idéia não é a comodidade apenas pra alguns e sim o desafio de possibilitar a cada ano que novos motonliners possam participar.Por isso a alternância da região a cada ano é tão importante e saudável, lógico que nem sempre contentará todos, mas aí ... somos adultos e tem coisas que fazem parte da vida.

Poeta2012-01-24 08:37:09

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 06:40 #8 por Doc
Respondido por Doc no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Caro Rock, por partes vou responder:"acho meio inviavel e meio fora do contexto (pois o encontro se dá por pessoas que se conheceram virtualmente)"Apesar das pessoas terem se conhecido virtualmente, o encontro é uma atividade presencial, um exemplo que darei é que muitas associações e academias atualmente mantém toda a comunicação por meio eletrônico, porém as que realizam congressos ou encontros, aproveitam este momento para formalizar, ou ratificar, ou enfim votar os temas importantes, tais como, escolha da diretoria, reformas de estatutos e local e data do próximo encontro, esta é a forma mais simples, prática, rápida, fácil e confiável."e também pode ocorrer o fato de alguem que sempre participa dos encontros e passeios justo na data do 3º ENM não poder ir por algum motivo, ele será excluido da votação? E também junto com os preparativos do 3º ENM já teria que ter cidades para o 4º, sendo que pode ocorrer de alguma pessoa que não tenha comparecido aos anteriores comparecer ao 3º ENM e gostar e quiser candidatar a sua cidade?"Mais uma vez a lógica do processo prevalece, afinal, se alguém "sempre" participa e vier a perder um ou outro encontro, poderá votar na grande maioria dos encontros, já que a ausência é excessão. Quanto mais participar mais vai votar pela lógica simples de estar presente, mas quando ausente simplesmente não vota, isto não é um desrespeito ou desconsideração com o motonliner que sempre participa, é, muito ao contrário, uma forma de valorização do voto do motonliner que realmente estiver participando. As candidaturas seriam lançadas e apresentadas no fórum ou no próprio encontro, de maneira que qualquer motonliner poderá apresentar sua cidade como opção, cabendo ao bom senso dos demais a escolha." porem ainda acho que a forma como está sendo hoje a votação é a melhor, voto aberto, cada um vota somente uma vez, e para votar é necessário se cadastrar (sendo que cadastros novos passam por auditoria)"Infelizmente, não concordo com este critério de auditar somente os cadastros novos, se não houvesse a sombra da manipulação de perfis "falsos" nenhum cadastro precisaria ser auditado, mas uma vez que existe esta desconfiança, o que impede alguém de ter criado uns 10 perfis ao longo dos últimos 3 ou 6 meses de 2011, aí seria só uma questão de postar umas opiniões, só prá fazer número, e esta pessôa, sozinha definiria a escolha, nos moldes atuais. Vejam bem que estou levantando uma hipótese, não fazendo uma acusação. E isto pode acontecer para a próxima também, agora mesmo pode haver alguém já criando perfis visando a próxima votação. Enfim, certamente o método de votação presencial não é o mais inclusivo, porém certamente é o mais confiável, resta saber se o mais importante é número ou qualidade, no método virtual teremos mais "eleitores", no método presencial teremos "eleitores" mais qualificados.
Abrax.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 11:55 #9 por ggsjunior
Vou repetir minha postagem aqui, conforme orientação do Doc:
Gostaria de tecer alguns comentários sobre essa discussão toda, pois estou acompanhando o tópico desde o início, embora sem postar.
Olha, acho que está havendo um grande equívoco aqui, embora não proposital. Acredito que quem está votando certamente está escolhendo a cidade que é mais fácil de se chegar, e não o melhor projeto em si. Portanto, acho que o critério de votação deveria ser mais específico, explicitando se vai ao encontro seja qual for a cidade vencedora. Porque por exemplo, para mim Ubatuba é muito mais fácil de ir, embora ache que o projeto de Laurentino seja bem melhor e mais consistente, embora a quase 900 km da minha casa.Portanto, acho que deveria se ter uma idéia de quem realmente pensa em ir ao encontro, se ele for em determinada cidade, e infelizmente acho que essa votação está contaminada por pessoas que simplesmente simpatizam mais com determinada cidade do que com os projetos apresentados, além de já saberem de antemão que não vão se a outra cidade que votaram não ganhar, e não estão deixando isso claro na votação, além dos que nem cogitam ir antecipadamente, e estão influenciando na decisão dos que efetivamente farão o sacrifício de ir.Não sei como resolver esse problema, mas acredito que como pessoas civilizadas, e de um nível muito diferente do que encontramos por aí, que são os frequentadores deste forum (por isso estou aqui também), um novo caminho de votação deve ser encontrado já para esse encontro, aproximando-se o máximo possível da vontade dos que realmente pretendem ir ao encontro, seja ele onde for.Por isso nem votei ainda, pois os critérios são muito confusos. Como citaram anteriormente, foram 400 votos decidindo para um público de apenas 80 membros. Talvez com critérios mais claros, o encontro será mais produtivo, tanto para quem organiza, quanto para quem participa, embora possa correr o risco de ser menor.
Abraços
Junior

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 12:10 #10 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Não vou opinar porque pretendo participar de todos ENMs.
A única coisa que eu sempre citei, desde o primeiro, é que se fizesse uma triangulação paradeixar a distância até o evento, proporcional para os que estão participando.
Lembrem-se: Nosso país tem proporção continental.
NUNCA reuniremos todos MOrs do Brasil todo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 12:51 #11 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Forma de votação dos futuros ENMs
Creio que deva continuar a votação como está, já disse isso, o que teremos que fazer é impedir novos usuários ao voto, afim de impedir manipulações, isso é fato. No demais, creio que da forma que está, é a mais correta. Um exemplo.
Uma pessoa de Brasília, que queira candidatar a Cidade, mas não tem condições de tempo, nem de grana, não pode participar dos encontros feitos até o momento, ficaria de certa forma, impedida de se candidatar, até pq, não estaria presente ao evento, para defender sua candidatura. Citei Brasília apenas como exemplo. Poderia ser Recife, Tocantins, POA, etc...
On line, não teriamos esse problema, apenas precisamos tomar certo cuidados, e para isso contamos com ajuda de vcs.
Aliás, o encontro e dos MOTONLINERS.
Agradar à todos, nunca ocorrerá, ninguém nunca conseguiu isso, e nem conseguirá.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 13:03 #12 por Diego.Cezar
Minha visão...
Voto presencial:

+ Clareza na votação, facilidade na conferencia e veracidade das
informações. Percentual de erro muito pequeno.

- A escolha ficará muito desfigurada, não ostentando votos de possíveis
participantes. Centralização de poder de voto, dificuldade de avaliar
maior quantidade de participantes para o próximo encontro.

Voto Aberto:

+ Democracia de forma geral, descentralização de poder de voto, abertura
de novos horizontes sempre.

- Contempla muitas falhas na autenticidade do voto, vontade de
participação e com certeza conturba a paz e o sossego de quem se
responsabiliza pela fidelidade do voto.

Um fato marcante foi que no primeiro encontro, não pude escolher a musica por não ter confirmado presença. Isso pesou um pouco na minha decisão de ir ou não. Fui por que sei muito bem o que quero e o que eu gosto, porém há pessoas que vão para experimentar a sensação do encontro e se começar a dificultar desanima. Tem gente que não conhece a coisa boa que é viajar curtir cada lugar e cada pessoa que se conhece, as vezes precisamos mostrar como é.

O fato é que em algumas circunstâncias, a preocupação com regras e fundamentações pode criar uma barreira que atrapalhe um pouco. Claro que vão existir regras e obrigações, só acho que elas não podem oprimir a amizade como um todo.

Pra mim poderia ser como está...

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 13:22 #13 por Diego.Cezar
Jean_SP concordo plenamente, acho que teremos muito o que evoluir, mas o caminho também acredito que é esse mesmo...

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 13:37 #14 por MANDRUVADOIDAO
( )

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 15:18 #15 por Patriarca
Eu voto por uma eleição sobre essa decisão.
Amigos, um passo de cada vez OK?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos