Relatos sobre óleos que não os originais

28 Out 2009 21:44 #1 por fabianofranco
Bem amigos, como prometido um tópico apenas para relatos pessoais sobre o uso de óleos que não os originais recomendados pelas montadoras.


Por exemplo, dono de Honda está proibido de falar sobre Mobil. Dono de Yamaha nem pensar em abrir o bico sobre Yamalube! rs!


Agora se você tem uma Honda e usa Yamalube, pode comentar e vice-versa, tem uma Yamaha e usa o Mobil, fique à vontade.


A necessidade de um tópico nesse sentido é fácil entender. Os óleos evoluem, as motos que compramos permanecem as mesmas e precisamos saber se os novos óleos podem nos beneficiar em alguma forma.


Seja no sentido da economia, do desempenho, do conforto, da durabilidade, em que sentido for, desde que seja benéfico.


E por favor, nada de viagens teóricas no mundo molecular das especificações de cada tipo de óleo. Apenas o que você sentiu, só isso.


Quando for dizer qual óleo usa, ou usou, descreva inclusive as características, por exemplo: Yamalube SL 20W50 em vez de apenas Yamalube. Isso é para termos certeza sobre o óleo em questão.


Então gente, tópico aberto, mãos à obra.

CBX 250 Twister

CBX 200 Strada

CG 150 Titan

XLX 250 R

CG 125 Titan

CB 450 DX

TT 125

DT 180 Z



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28 Out 2009 22:38 #2 por fabianofranco
Eu vou começar dando meu relato em relação a dois óleos: Yamalube SL 20w50 e Lubrax Top Turbo 15W40.


Desde quando eu consegui sobreviver por conta própria eu sempre tive motos Honda, por isso posso falar sobre o Yamalube, rs, só não posso falar sobre o Mobil.


O Yamalube foi o primeiro óleo SL para motos que eu conheci. Eu o usei em uma CG 150 Titan KS e uma CBX 200 Strada. Até então usava só o "original" da Honda.


Quando troquei do Mobil para o Yamalube a primeira impressão, bem forte inclusive, foi o óleo sair "preto", rs! Fiquei assustado na época, mas o mecânico me explicou bem direitinho. Finalmente um óleo de verdade estava retirando as impurezas do motor da minha moto.


Não foi surpresa já que eu usava o tal SF e agora tinha um lindo óleo SL rodando no motorzinho da minha motoca! rs!


Não lembro quantas "trocadas" precisaram para o óleo voltar a ter a cor mais clara, um pouco esverdeada, mas acho que foi lá pela terceira...


Bem, depois disso a moto ficou mais macia, mais suave e até um pouco mais econômica. A minha Titan 150 fazia normalmente 37 km/l e passou a oscilar entre 38-39. Andei uns 20.000 Km com esse óleo e vendi a moto... :(


Alguns anos depois eu comprei a Stradinha, delícia de moto, e ao trocar o óleo pelo Yamalube obtive as mesmas melhorias, motor mais suave e ligeiramente mais econômico. Eu andei apenas 1.000 Km com o óleo antigo, que o dono anterior disse tratar-se do Lubrax MotoGP SF e que tinha acabado de trocá-lo, mas foi suficiente para poder comparar.


Gostei muito do Yamalube e o recomendo em qualquer situação.


Algum tempo depois eu conheci outro óleo, o Lubrax Top Turbo SL 15W40. Eu até achei que tinha tomado conhecimento desse óleo aqui mesmo, no fórum do Motonline, mas fazendo as contas eu já o uso há mais tempo que o tópico "A busca do óleo ideal continua...", então deve ter sido em outro fórum por aí. De qualquer forma não importa.


Após os relatos a favor do óleo eu resolvi testá-lo na minha Strada, que era a moto que eu tinha na época e andei por bons quilômetros naquela moto até que a vendi e comprei uma Twister, na qual também uso o TT desde que a peguei. Usei o antigo apenas por 2.500 Km também por que o dono anterior havia acabado de trocá-lo.


Nas duas motos eu senti o seguinte:


- Giro sobe ligeiramente mais rápido.


- Motor ligeiramente mais frio no uso diário (termômetro? Minhas pernas! rs!).


- Motor um pouco mais econômico, na ordem de 1 a 2 km/l. Como exemplo a Strada fazia de 23-25 e com o TT subiu para 24-27, enquanto a Twister 22-24 depois subiu para 23-25.


- Partida de manhã mais fácil, apesar de que nenhuma dessas motos me deram trabalho nas partidas matutinas, rs. O que aconteceu é que eu precisava dar duas a três partidas e depois raramente precisava da segunda partida. A não ser que a moto ficasse parada alguns dias, como um final de semana inteiro, da sexta a noite até segunda de manhã, por exemplo, daí eu precisava dar até uma três partidas, mas nunca precisei usar o afogador. Só precisei usar o afogador uma única vez quando minha moto ficou parada quase duas semanas.


- Menor tempo para segurar a marcha lenta antes do motor esquentar o suficiente para o uso. Antes do TT eu precisava andar uns 200 metros para o motor começar a segurar a lenta, depois dele basta eu sair da garagem. Literalmente.


- O giro subia de forma gradual até uns 120 Km/h e depois subia mais lentamente até os 140 km/h, agora sobre de forma gradual até os 140 km/h e ligeiramente mais rápido que com o óleo anterior;


- Nunca patinou embreagem, em nenhuma das duas motos, em nenhuma situação, seja sozinho, engarupado, subindo uma ladeira íngreme, no trânsito pesado sob sol de meio dia, nem nada. Só não andei em estrada de chão.


- Troca de marcha mais macia na Strada. Na Twister não fez diferença. Inclusive "encontrar" o neutro no trânsito nessa Twister é moleza por isso nunca entendi essa dificuldade que muitos donos de Twister dizem ter nesse sentido. Acho que tive sorte mesmo, rs!


A Titan era 2005, a Strada era 1999 e a Twister é 2002.


Sempre troquei os óleos na recomendação do manual. Já tive a nêura dos 1.000 Km, mas há anos que fui curado, rs!


A Strada eu trocava a cada 1.500 Km, está lá no manual e a Twister sempre a cada 3.000 Km, como diz o manual.


Hoje a Twister está até melhor por que eu instalei alguns aparatos como o difusor de fluxo, vela da hornet (por que no manual da Twister diz que pode, tá, rs), eliminador de vácuo no coletor de ar. Essas impressões sobre o óleo são anteriores à instalação de qualquer um desses recursos. Na Strada eu instalei o difusor de fluxo também. Inclusive eu aconselho o uso desse acessório, eu paguei apenas R$ 25,00 já instalado na Strada e R$ 29,00, também instalado, na Twister. Ele acaba com aquelas "engasgadas" e ajuda demais as partidas a frio.


Hoje eu uso o TT em um Fiat Tipo 1.6 ie 1995 e senti melhorias também, mas como o fórum trata de motos vou me abster de mencioná-las.


É isso aí pessoal! Tópico aberto! Vamos nessa que temos muito o que informar e aprender!


Abraço a todos!
fabianofranco40115,0305208333

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29 Out 2009 15:20 #3 por Lourenço
Eita esse negocio de óleo ja deu pano pra manga aqui.
Uso o yamalube/havoline pq é um bom óleo, e deixa o motor mais suave, mas nunca senti milagre não. Eu nunca senti a minha moto andar mais com esse ou aquele óleo nem aumentar ou diminuir o consumo e nem correr mais, isso é meio psicologico.

Minha opinião!!!!

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

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30 Out 2009 07:17 #4 por mdorigon
Bem, minha experiencia é a seguinte:
Em 2006 com minha intruder 125cc substitui o gp lubrax
api sg 20w50 recomendado pelo ELF MOTO 4 HP ECO 10W-40.
Pq?
Não entendia nada de oleo...mas no posto de troca
aonde eu ia, um dos mais tradicionais aqui da cidade, o
cara entendia. Alias, o filho dele tinha uma yes e ja
tava usando na epóca o elf acima. Me mostrou um monte de
coisas a respeito. Na epoca ele era semi sintetico e api
sg que nem o gp lubrax (esse mineral). Só que era 10w40
como tava na tampinha do motor. Coloquei. Cara na hora, a
partida da moto ficou outra coisa, motor mais solto e
rodando com ela vi que ficou mais economica...usei ele
pra sempre na intruder...
Comprei uma yes em fevereiro...moto nova, oleo
recomendado pelo fabricante...gp lubrax. Andei a primeira
troca, revisão e a segunda troca...ta normal...e ele
tinha passado de api sg para sl...legal. Acabou as
revisões... obrigatórias...de volta a K&M em jundiai e
oleo elf na motoca. E o elf tinha passado para api
sh...inferior ao sl. Porem ao colocar na yes percebi as
mesmas diferenças que tive na intruder. Resumindo...vou
de ELF MOTO 4 HP ECO 10W-40 até achar uma opção realmente
boa pra moto.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

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30 Out 2009 09:43 #5 por Anderson C.
Estou utilizando o TOP TURBO na minha NXR Bros 125 ES desde os 62,5kkm, estando, hoje, com 75 kkm. Antes utilizava o Moto Rider 4T SF da marca Selenia (mesmo fabricante de óleo para motores dos carros da FIAT). Ao trocar o óleo Moto Rider 4T SF de 1.000 em 1.000 km, a minha moto queimava cerca de 400 mL, além de sempre sair fumaça ao ligá-la, principalmente quando esse óleo estava novo. Com o TOP TURBO, notei que as partidas ficaram mais fáceis, o engate das marchas mais macios, mais rápida a estabilização da marcha lenta e sem barulho de válvulas batendo, o motor ficou mais silencioso e o giro sobe mais rápido, nunca patinou a embreagem. O TOP TURBO baixa também, mas não sai mais aquela fumaça terrível ao ligá-la. Estou bem satisfeito com o TOP TURBO. Utilizo-o também no meu Uno 2001 desde os 155 kkm e atualmente está com 170 kkm. A ventoinha desse Uno agora demora mais a disparar com o TOP TURBO. Vlw. [ ]s [/font]

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30 Out 2009 11:41 #6 por Gogeta
Minha motoca (yes 125) so viu yamalube (ate os 3000km) e desde entao so top turbo (hj ta com 13000km). Faço as trocas a cada 2500km mas vou começar a trocar a cada 3000. Em relaçao ao yamalube o motor ficou mais "esperto", mais estavel na marcha-lenta, vibrando menos, qto a temp e embreagem nao reparei nada nao...

No carro (golsinho bola 1.6AP) sempre usei o gtx 20w50, qdo testei na moto tb passei a usar no carro e o motor tb ficou mais esperto (a diferença foi bem maior do q na moto) e o funcionamento do motor tb ficou bem melhor (menos "baruhos estranhos"), porem o motor passou a esquentar com mais facilidade mas como o "ventilador" resolve isso entao eu nem me preocupo rs. Ah, e devido ao motor ja ser bem rodado qdo adotei o top turbo (acho q tava com uns 160.000km) naturalmente passou a baixar um pouco o nivel devido ao motor nunca ter sido aberto e isso é um prato cheio para um oleo mais fino rs mas nada muito grave...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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30 Out 2009 12:45 #7 por cbbeudo
Galera,

Eu estou usando Castrol na minha Twister, vocês acham muito ruim?

Troco ele a cada 1.000Km, e o filtro a cada 3.000Km...

Abraços,

Atual -> TW Amarela (Apelidada de Yellow Rocket)

Terceira Moto -> CG ESD-150 - Prata

Segunda Moto -> CG-125-KS - Azul

Primeira Moto -> CG Vermelha Relíquia (Ano 1977)

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30 Out 2009 12:58 #8 por mdorigon
Puxa vida...a cada 1000...Como vc aguenta ?

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04 Nov 2009 10:49 #9 por FLIT
tenho trocado com 3.000 km e está tudo normal. moto generic china inc. 150 cc green.Nó manual só tem a recomendação 20W50 SF

Claro que fica um pouco melhor com óleo novo , mas não tenho percebido diferença significativa após a troca, de forma que o intervalo recomendado pelo fabricante está + ou - respeitado, de 2.000 a 3.000 km.No mesmo manual xing ling num lugar recomendam a cada 2k, e noutro nas revisões a cada 3 k(!!)

mas o intervalo em minha opinião depende muito do tempo de uso. para quem roda muito 3.000 km será um mês + ou - e não vejo necessidade de trocar com menos que isso.no meu caso se vão alguns meses.

obs: no motor tinha uma etiqueta minúscula (que já se soltou) indicando óleo 0W30!!! .

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

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06 Nov 2009 12:42 #10 por Pedro Luis
Bom,uso e recomendo o MOTUL 300V 5W/40 Factory Line na minha Intruder.100% Sintético,óleo para quem quer o melhor e não se importa em pagar R$70,00 o litro.Troco a cada 2000 km.


Motor,caixa e embreagem 100%.Motor sempre limpo,sem borras ou coisas do gênero.Óleo desenvolvido nas pistas de corrida.
Pedro Luis40123,7456597222

Intruder 125 2009= Pérola Negra

S.S.do Caí-RS

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06 Nov 2009 12:45 #11 por mdorigon

Pedro Luis escreveu: Bom,uso e recomendo o MOTUL 5W/40
Factory Line na minha Intruder.100% Sintético,óleo para
quem quer o melhor e não se importa em pagar R$45,00 o
litro.Troco a cada 2000 km.


Motor,caixa e embreagem 100%.Motor sempre limpo,sem
borras ou coisas do gênero.


Opa, esse deve ser show...é próprio para moto ? Api sl ?
Aonde vc encontra ele ?

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

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06 Nov 2009 13:48 #12 por VENTANIA
Finalmente, após ler mais de 200 pags. Coloquei o LUBRAX TOP TURBO DIESEL.

As marchas de minha Tornado sempre foram fáceis de entrar, mas para achar o ponto morto..........com esse óleo melhorou muiiiiiiiito.

Por ser um óleo um pouco mais fino 15/40 (mobil 20/50) senti o motor trabalhando um pouco mais livre e realmente, está um pouco mais econômica, fazendo 2km a mais com um litro ( parece pouco 2km, mas vamos empurrar a moto 2km).

Melhorou até a velocidade final da moto 5km a mais de final. (com minha pessoa 100kg+ 7 kg mochila, não passava de 130km no velocímetro, AGORA 135KM/H em mesmas condições)

Outra coisa, não patinou a embreagem em nenhum momento, até em subidões.

Enfim, tô gostando muito do óleo e pelo que já lí aqui no site, não causará problemas futuros ao motor.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



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07 Nov 2009 05:50 #13 por Pedro Luis

mdorigon escreveu:

Pedro Luis escreveu:
Bom,uso e recomendo o MOTUL 5W/40
Factory Line na minha Intruder.100% Sintético,óleo para
quem quer o melhor e não se importa em pagar R$45,00 o
litro.Troco a cada 2000 km.



Motor,caixa e embreagem 100%.Motor sempre limpo,sem
borras ou coisas do gênero.


Opa, esse deve ser show...é próprio para moto ? Api sl ?
Aonde vc encontra ele ?



Esse óleo é show.Sim,específico para motos.Para achar ele,tem de dar uma procurada na net nas mais diversas (boas) lojas de peças para motos.Já adianto,não é fácil de achar.Tem na viscosidae 15w/50 também.Dá uma olhada :



Pedro Luis40124,3305555556

Intruder 125 2009= Pérola Negra

S.S.do Caí-RS

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06 Jan 2010 08:46 #14 por feliperj
Sempre usei o Mobil Moto SF, mas decidi testar o Lubrax Moto SL na minha Twister. Como eu esperava, não notei diferença nenhuma até agora (menos de 1.000km). Não percebi mudanças nem em ruídos, nem em desempenho, nem em consumo.


Continuo a preferir óleos SL pois os SF são da década de 80. Mas a diferença só poderá ser sentida a longuíssimo prazo, na durabilidade do motor, para lá de 50.000km.

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06 Jan 2010 15:11 #15 por Sevla
feliperj, você tá certo, a diferença você vai sentir mesmo em longo prazo, seu motor vai durar muito mais.

xt 225 sem destino

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