Eu vou começar dando meu relato em relação a dois óleos: Yamalube SL 20w50 e Lubrax Top Turbo 15W40.
Desde quando eu consegui sobreviver por conta própria eu sempre tive motos Honda, por isso posso falar sobre o Yamalube, rs, só não posso falar sobre o Mobil.
O Yamalube foi o primeiro óleo SL para motos que eu conheci. Eu o usei em uma CG 150 Titan KS e uma CBX 200 Strada. Até então usava só o "original" da Honda.
Quando troquei do Mobil para o Yamalube a primeira impressão, bem forte inclusive, foi o óleo sair "preto", rs! Fiquei assustado na época, mas o mecânico me explicou bem direitinho. Finalmente um óleo de verdade estava retirando as impurezas do motor da minha moto.
Não foi surpresa já que eu usava o tal SF e agora tinha um lindo óleo SL rodando no motorzinho da minha motoca! rs!
Não lembro quantas "trocadas" precisaram para o óleo voltar a ter a cor mais clara, um pouco esverdeada, mas acho que foi lá pela terceira...
Bem, depois disso a moto ficou mais macia, mais suave e até um pouco mais econômica. A minha Titan 150 fazia normalmente 37 km/l e passou a oscilar entre 38-39. Andei uns 20.000 Km com esse óleo e vendi a moto...
Alguns anos depois eu comprei a Stradinha, delícia de moto, e ao trocar o óleo pelo Yamalube obtive as mesmas melhorias, motor mais suave e ligeiramente mais econômico. Eu andei apenas 1.000 Km com o óleo antigo, que o dono anterior disse tratar-se do Lubrax MotoGP SF e que tinha acabado de trocá-lo, mas foi suficiente para poder comparar.
Gostei muito do Yamalube e o recomendo em qualquer situação.
Algum tempo depois eu conheci outro óleo, o Lubrax Top Turbo SL 15W40. Eu até achei que tinha tomado conhecimento desse óleo aqui mesmo, no fórum do Motonline, mas fazendo as contas eu já o uso há mais tempo que o tópico "A busca do óleo ideal continua...", então deve ter sido em outro fórum por aí. De qualquer forma não importa.
Após os relatos a favor do óleo eu resolvi testá-lo na minha Strada, que era a moto que eu tinha na época e andei por bons quilômetros naquela moto até que a vendi e comprei uma Twister, na qual também uso o TT desde que a peguei. Usei o antigo apenas por 2.500 Km também por que o dono anterior havia acabado de trocá-lo.
Nas duas motos eu senti o seguinte:
- Giro sobe ligeiramente mais rápido.
- Motor ligeiramente mais frio no uso diário (termômetro? Minhas pernas! rs!).
- Motor um pouco mais econômico, na ordem de 1 a 2 km/l. Como exemplo a Strada fazia de 23-25 e com o TT subiu para 24-27, enquanto a Twister 22-24 depois subiu para 23-25.
- Partida de manhã mais fácil, apesar de que nenhuma dessas motos me deram trabalho nas partidas matutinas, rs. O que aconteceu é que eu precisava dar duas a três partidas e depois raramente precisava da segunda partida. A não ser que a moto ficasse parada alguns dias, como um final de semana inteiro, da sexta a noite até segunda de manhã, por exemplo, daí eu precisava dar até uma três partidas, mas nunca precisei usar o afogador. Só precisei usar o afogador uma única vez quando minha moto ficou parada quase duas semanas.
- Menor tempo para segurar a marcha lenta antes do motor esquentar o suficiente para o uso. Antes do TT eu precisava andar uns 200 metros para o motor começar a segurar a lenta, depois dele basta eu sair da garagem. Literalmente.
- O giro subia de forma gradual até uns 120 Km/h e depois subia mais lentamente até os 140 km/h, agora sobre de forma gradual até os 140 km/h e ligeiramente mais rápido que com o óleo anterior;
- Nunca patinou embreagem, em nenhuma das duas motos, em nenhuma situação, seja sozinho, engarupado, subindo uma ladeira íngreme, no trânsito pesado sob sol de meio dia, nem nada. Só não andei em estrada de chão.
- Troca de marcha mais macia na Strada. Na Twister não fez diferença. Inclusive "encontrar" o neutro no trânsito nessa Twister é moleza por isso nunca entendi essa dificuldade que muitos donos de Twister dizem ter nesse sentido. Acho que tive sorte mesmo, rs!
A Titan era 2005, a Strada era 1999 e a Twister é 2002.
Sempre troquei os óleos na recomendação do manual. Já tive a nêura dos 1.000 Km, mas há anos que fui curado, rs!
A Strada eu trocava a cada 1.500 Km, está lá no manual e a Twister sempre a cada 3.000 Km, como diz o manual.
Hoje a Twister está até melhor por que eu instalei alguns aparatos como o difusor de fluxo, vela da hornet (por que no manual da Twister diz que pode, tá, rs), eliminador de vácuo no coletor de ar. Essas impressões sobre o óleo são anteriores à instalação de qualquer um desses recursos. Na Strada eu instalei o difusor de fluxo também. Inclusive eu aconselho o uso desse acessório, eu paguei apenas R$ 25,00 já instalado na Strada e R$ 29,00, também instalado, na Twister. Ele acaba com aquelas "engasgadas" e ajuda demais as partidas a frio.
Hoje eu uso o TT em um Fiat Tipo 1.6 ie 1995 e senti melhorias também, mas como o fórum trata de motos vou me abster de mencioná-las.
É isso aí pessoal! Tópico aberto! Vamos nessa que temos muito o que informar e aprender!
Abraço a todos!
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