Já vi a diferença entre o Mobil preto e os demais... olha só, quando vc for fazer sua próxima troca de óleo dá uma olhada como sai o Mobil... sai preto e com pouca viscosidade. As demais marcas saem bem menos "afetadas" pelo uso, ou seja, protegem mais e por mais tempo.
Ainda tô fazendo um estudo dos ÓIOS(óleos) vendidos no mercado para ver qual usar.
Já vi a diferença entre o Mobil preto e os demais... olha só, quando vc for fazer sua próxima troca de óleo dá uma olhada como sai o Mobil... sai preto e com pouca viscosidade. As demais marcas saem bem menos "afetadas" pelo uso, ou seja, protegem mais e por mais tempo.
Ainda tô fazendo um estudo dos ÓIOS(óleos) vendidos no mercado para ver qual usar.
Abraços...
Ianner,
Não consegui ver diferença entre o Mobil preto e um monte de outros óleos que testei, como:
- Agip
- Lubrax (amarelo)
- Lubrax (branco)
- Mobil (prata... ou cinza?)
Entre outros que não me recordo...
Mas esse óleo da Elf, que te falei anteriormente, me surpreendeu. Estou usando ele de novo, perto dos 1000 km e o câmbio continua macio.
Ah! Esse sim eu percebi que não fica totalmente preto na troca e continua parecendo óleo (viscoso) ao invés de parecer água como nos outros casos.
Estava eu compreendendo um pouco mais de óleo, SG, SAE, JASO MA, API, ... e lá vai cacetada quando me deparei com um produto que farei questão de testar: "Shell Advance Ultra - SAE 15W-50".
Também ví um ELF MOTO 4XT TECH (é esse que vc usa?) que possui SAE 10w-50... tbm pareceu beeem interessante as características.
Encontrei um link interessante, onde essas siglas que vc citou são razoavelmente explicadas.
Pelo que entendi o código SAE (20W50, por exemplo), está relacionado com a viscosidade do óleo para duas faixas de temperatura ambiente.
Quanto maiores esses números maior será a viscosidade e maior será a temperatura que o óleo suportará. Quanto menores esses números, menor será a temperatura mínima que o óleo suportará sem se solidificar.
Nesse link tem mais um monte de coisas, se vc quiser dar uma olhada está aqui:
Ianner
oleos sinteticos sao recomendado para motos com refrigeracao liquida,alta performance,por ser mais fino e ter funcao de lubrificar em altas rotacoes e em baixas temperaturas.
as refrigeradas a ar ,tem que ser a semi-sintetico e mineral
por causa do oleo sintetico e muito fino,a 100 graus fica em torno de 80 cSt, isso agride as valvulas e cilindro ,aumentando aquecimento do motor.
use sempre oleo acima de 18cSt - 167 cSt -SG 20w50
recomedo castrol actevo e havoline 4t moto SL
otimos oleos
obs:nunca use oleo de carro. existe muitos redutores de atrito,prejudicando a embreagem da moto,que usa o mesmo oleo do motor.
CASTROL É TECNOLOGIA SINTETICA QUE É MESMA COISA QUE SEMI-SINTETICO.
SINTETICO NORMALMENTE É ESCRITO POR NORMA COMO "100% SINTETICO"
O 100% SINTETICO E O CASTROL SUPER R4.
rtk2007 chequei quase 1/2 noite do trabalho em casa e não tirava isso da cabeça, li e reli... e não tem NADA, só a especificação de troca a cada revisão.
UZINA 90cc Muito obrigado pelo esclarecimento... onde vc leu essas informações de óleo sintetico ser para um determinado tipo de motor e mineral para outro?