Parece que as montadoras (todas sem excessão) buscam soluções para dificultar a manutenção caseira e fazer com que os propietários de veículos fiquem cada vez mais dependentes de mecanicos e consecionárias.
Observem que as motos dos anos 70 quase todas tinham um parafuso na parte mais baixa das bengalas justamente para drenar o óleo da suspensão. Cito como ex a CG '77, assim que a Honda mudou a supensão pela ceriani, este parafuso foi eliminado. Me lembro que uma vez depois do trabalho que tive para desmontar para trocar oleo de minha CG '82 (já com ceriani), eu deitei a moto para deixar a parte superior da bengala mais baixa que a inferior para que o oleo escorresse todo por ali. Por incrivel que pareça deu muito menos trabalho. Bom isto numa 125, numa moto maior...
Não reparei, mas na parte inferior das bengalas da trudinha, observem se é completamente fechado ou existe nesta extremidade um parafuso allen embutido que se possa soltar e drenar o oleo por alí?
Outra solução (se forem fechadas) e que envolve mais risco seria uma vez desmontadas as bengalas, levar a um torneiro para fazer um furo com rosca fina na parte mais inferior possível e pôr ali um parafuso com retentor.
Acho um absurdo ter que desmontar as bengalas da mesa apenas para trocar o oleo, e mais ainda se a periodicidade da troca é como foi dito aqui no forum a cada 6000 km ou mesmo a cada 10 mil.
Se assim for, quando chegar o momento minha trudinha vai "deitar".
Para quem nunca trocou o óleo? qual o problema? não sabia....
eu acho que nunca trocaram, só mando ir para autorizada fazer revisão, mas n sei se eles fazem isso.
coisa de novato, para quem tem a primeira moto...
EU lembro que o Kuila colocou uma lista muito boa de tarefas a serem feitas nas revisões. TIPO: troca de óleo de bengala, acho que tinha algo sobre filtro de ar... várias coisas que alguém leiga seria bom saber.
Disponibiliza ai de novo KUILA essa lista.
Dirceu
Intruder Birous ano 2005 preta - 30.000 km Rodados
É... fiz uma revisão agora pouco nos 8500km e o responsável de lá disse que numa próxima revisão, aos 12000km, faria a troca desse óleo. Também disse que eu veria a necessidade da troca desse óleo quando começasse a aparecer ele saindo ali pela própria bengala, como uma pequena mancha escura, que significaria que ele estaria perdendo a viscosidade...
Toki escreveu: É... fiz uma revisão agora pouco nos 8500km e o responsável de lá disse que numa próxima revisão, aos 12000km, faria a troca desse óleo. Também disse que eu veria a necessidade da troca desse óleo quando começasse a aparecer ele saindo ali pela própria bengala, como uma pequena mancha escura, que significaria que ele estaria perdendo a viscosidade...
Mas se já tá vazando é por que o óleo já não tá bem das pernas.
Se tem cabimento dizer uma coisa dessas... Só trocar o óleo da bengala quando estiver vazando... essa foi demais...
Então seguindo esse raciocinio só vou trocar o óleo do motor quando não tiver mais nada no cárter...
O óleo das bengalas o kra ve quando tá na hora do mesmo jeito que se ve amortecedor de carro, aperta o freio dianteiro e "soca" o guidão pra baixo e veja se o retorno é dado com certa firmeza, se vc ver que tá voltando sem muito ânimo ou nem volta é porque tá na hora de trocar o óleo, aproveita tb que abriu e já verifica o estado dos retentores que são baratos e vale a pena já que abriu trocar se estiverem meio gastos...
Pessoal, acho que vocês entenderam mal o que eu - e o cara da manutenção - quis dizer. Ele falou que o seguro é trocar o óleo das bengalas na revisão dos 12000km. Depois disso começa a correr o risco do óleo perder as suas propriedades, e se eu não trocar antes, começará a aparecer a mancha ali nas bengalas.
Ou seja, não é para trocar apenas depois de começar a aparecer, e sim trocar preventivamente nos 12000km.
O problema de o kra usar esse método é que pode confundir com aquela lubrificadinha que dá na bengala na parte que "entra", a minha eu noto que fica um pouco mais oleosa naquela parte desde o 1° km rodado...
O melhor jeito de ver a situação é testando como se faz com os de carro, vendo se tem uma volta parelha nas duas e de forma firme, não aquela coisa molenga como fica quando o óleo tá ruim...
Nos retentores da bengala não se mexe se eles não apresentarem vazamento. Apenas troca-se o óleo.
Quando minha trudi fizer 12 mil km e não tiver vazamento nos retentores, trocarei o óleo sem desmontar as bengalas, deitando a moto (com delicadeza) e fazendo escorrer o óleo velho num recipiente. Primeiro de um lado e depois do outro. Por experiêcia, dá muito menos trabalho que desmontar tudo e voltar a montar novamente. Uma vez com ela no cavalete adicionar o óleo especificado.
Observei que tenho que soltar o guidom para retirar as porcas das bengalas pois não há espaço para elas sairem.