faz um tempinho que não entro no forum!!!
tenho uma duvida. queria saber qual e a quantidade certa de oleo que eu tenho que por nas bengalas e que tipo de oleo vcs me indicam um abraço para todos valewww!!!
recomendo a troca, na minha também não tinha atentado ao fato, mas trocarei na revisão dos 12k (os mexânicos da autorizada disseram que não precisava na ultima revisão).
Putz! a minha ta chegando nos 18.000,00 km e eu nunca troquei.
a minha Yes está com quase 54 mil km. Curiosamente danifiquei as válvulas exatamente no dia em que ela completou 2 anos. Ela vai para a 1a troca de óleo só agora, já havia programado isso. Mas nesse ponto, o mais adequado é trocar anualmente. Como não é um sistema que trabalha aquecido, como num motor, vale mais o prazo de uso do que a kilometragem (mas tendo que considerar as condições desse uso também, claro).
Pfau, eu não gosto do óleo de transmissão para usar nas bengalas. E creio que o que está nas da minha moto nem seja esse tipo. Quando usei esse numa moto anterior, a suspensão agarrava muito, o amortecedor não trabalhava adequadamente. Na época, conseguí achar o óleo SAE 10, que era difícil encontrar, troquei novamente e a suspensão ficou como deveria, trabalhando bem.
O óleo ATF é o que se coloca na autorizada, mas pode por óleo especial para suspenção de acordo com o resultado desejado. O ideal é a troca a cada 10.000Km pois como acontece com o óleo de motor ele perde sua eficiência.
Quanto ao aquecimento do óleo da suspenção, ele acontece sim. O trabalho feito pelo amortecedor aquece o óleo, pois esse é submetido a grandes pressões. Andando em terreno mais acidentado, leia-se ruas e estradas brasileiras, você pode até sentir com a mão a temperatura mais alta no amortecedor.
o amortecedor esquenta um pouco sim, mas não chega ao nível de temperatura de um motor. Porisso, também, esse óleo dura bem mais tempo, o tipo de solicitação é bem menos severo.
O manual de serviços, pelo menos o da Yes (o da Intruder eu não lembro...) indica óleo SAE 10. Mas como era praxe usar-se o ATF, acho que isso se mantém, quando vc vai à oficina para uma troca.
Mas na minha vou me certificar de que eles usem o SAE 10.
Oleo SAE 10 é aquele que comumente chamamos de "óleo singer" O ideal é este óleo, o mais puro possivel, utilizado pra lubrificação de micro peças. Nas motos que eu já tive, incluso a CB 200, o oleo recomendado e utilizado era exatamente este. Não sei se o oleo de transmissão é melhor que este, é questão de experimentar.
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
rsss... Fantato, além de vencer a preguiça, precisa umas ferramentas também... um cavalete para apoiar a moto... alguma coisa para limpeza das peças, e o próprio óleo.
Isso envolve desmontar a suspensão dianteira. Soltar a pinça do freio, soltar o cabo do velocímetro, tirar a roda, tirar o para-lamas, soltar as bengalas das mesas de direção... hã... por aí afora.
Uma parte delicada é a retirada do retentor, se isso for necessário.
Tem que tomar cuidado também para não arranhar o cilindro cromado. Se arranhar pode ficar vazando junto ao retentor.
Devido aos meus parcos conhecimentos mechânicos
, prefiro trocar na concessionária mesmo, por precaução. Mas tomando cuidado e sabendo o que está fazendo, dá para fazer em casa, tendo as ferramentas corretas, claro.