Olá a todos.
A três semanas tirei da concessionária minha Z750. Tão sonhada moto, principalmente após vê-la pessoalmente no salão Duas Rodas e fazer um teste drive.
Resolvi então escrever esse tópico para compartilhar com vocês as minhas primeiras impressões.
Essa é minha terceira moto, tive uma Fazer 250 e uma Lander XTZ250. Não sou, portanto, nenhum especialista em motos, principalmente de alta cilindrada. Sendo assim essas são impressões de um usuário comum e não de um técnico. Não tenho essa pretensão, ainda. Por isso fiquem a vontade para questionar ou dar suas opiniões. Essas serão muito bem vindas.
Vamos aos fatos:
1) Estética da moto: linda, achei o design muito bem feito. O painel é muito bonito, e por ficar "saltado" ressalta a frente da moto. Achei um pouco baixo em relação à posição de pilotagem e como sou alto isso dificulta um pouco a visualição, mas nada de grave. O desenho do tanque permite um bom encaixe das pernas e também deixa a moto com um aspecto bem robusto. O motor é bem liso e isso achei bom para não acumular muita sujeira, ficando fácil de limpar.
2) Posição de pilotagem: agradável. Poderia ser mais inclinado para frente para facilitar em alta velocidade. É uma posição bastante "ereta" a meu ver, mas acredito que isso seja pelo fato de se tratar de uma naked e não uma esportiva "puro sangue".
3) Motor: ah...o motor!!!! Realmente fiquei surpreso com a potência da Z750. Na saída ela "puxa" muito forte, mas o que mais gostei foram as retomadas na estrada. A taxa com que retoma a velocidade é incrível. Tem uma aceleração bem uniforme e progressiva. Em primeira marcha cheguei a 109km/h, sem o motor "cortar", quem cortou fui eu mesmo.
4)Câmbio: achei o câmbio duro. Divido em 6 marchas, achei os engates nada suaves. Principalmente a primeira marcha que faz a moto dar um pulinho para frente. Talvez isso seja apenas regulagem, mas ainda não sei. Verei na próxima revisão. Gostei das marchas um pouco longas, que combinadas com a força do motor facilita o trabalho no trânsito reduzindo a quantidade de mudanças.
5) Suspensão: bem rígida mas confortável. Essa antagonia eu explico. Na cidade (São Paulo) o asfalto é péssimo, principalmente na região onde moro e isso não faz nada bem para a Z, muita trepidação e difícil de frear se estiver um pouco rápido pois a roda da frente pula nos buracos. Já na estrada aí é outra coisa, no ambiente dela, a suspensão faz o serviço. Achei bem estável nas curvas, mas não exigi muito, portanto limito a dizer que é confortável. O que não gostei é que, se tiver ondulações no piso enquanto se faz a curva a traseira tende a oscilar e isso assusta no começo.
6) Freios: brutos! O traseiro nem tanto, é bem suave e eficiente. Já o dianteiro agarra com vontade. Um leve toque e já da pra sentir o efeito de frenagem. Ótimos, sem queixas.
7) Conforto: sim amigos, o banco é duro e desconfortável. Parece dividido em duas alturas, mas só se percebe isso sentado, olhado pro banco não dá essa impressão. Na parte mais "baixa" próxima ao tanque é um pouco mais macio. Mas essa posição cansa bem mais. Na parte mais "alta" próximo ao banco do garupa é bem mais duro, entretanto tem-se mais espaço para, digamos, os glúteos. Mas pilotando uma máquina dessas acabo esquecendo desse detalhe de conforto.
No trânsito: vai bem! E vai bem mesmo, sempre andei bastante no trânsito aqui em São Paulo, tanto marginal do Tietê, quanto radial leste. E com a Z, a dificuldade que senti foi apenas o fato de o guidão ser um pouco mais largo do que eu estava acostumado. Mas fora isso, da pra andar no trânsito com bastante desenvoltura.
9) Ronco do motor: sinfonia. Eu não troco o escapamento original dessa moto. Tem quem goste de mais barulho, mas achei perfeito! Ronca forte, mas não incomoda. Muito bom mesmo, gostei.
10) Consumo: aqui ela peca. Nas minhas médias até agora, tive como resultado 14,5Km/L. Achei muito. Na próxima revisão vou pedir que verifiquem. Talvez seja porque andei de forma não tão econômica, ou porque eu tinha uma 250cc e me assustei, não sei. Mas o fato é que ela gasta bem.
11)Garupa: minha noiva adorou. Eu não! Não andei na garupa, mas levei minha noiva e, cá entre nós, não gosto de levar ninguém. Por mais que o garupa se esforce, numa descida ou freada mais forte o peso sempre sobra para os braços do piloto. Por isso andar na estrada com garupa é tranqüilo, mas andar na cidade é bem cansativo.
Conclusão: a moto é tudo o que eu poderia querer de uma 4 cilindros, que sempre foi meu objetivo. Anda muito, tem porte e presença, é linda e suave na tocada. Na estrada foi onde esqueci de todo o resto e apenas curti meu passeio. Acelerando um pouco pra testar a moto em altas velocidades, mas logo retornando à velocidade cruzeiro, pois o motor ainda está em fase de amaciamento. Fantástica. Estou muito satisfeito. Futuramente postarei dados complementares sobre consumo, desgastes, valores de peças e revisão, etc.
Obrigado a todos por lerem.
Um abraço
JJR