Bem pessoal, como não adianta mudar a Gasolina, nem colocar
aditivos, preparei um tutorial de como trocar o Gicle!
Logo aviso que não sou mecânico, não sei mais nada alem do que estou postando
aqui, é a primeira vez que abro um carburador, o fiz por que adoro fuçar tudo e
entender o funcionamento, e me custou a bagatela de R$2,00 que é o valor do
Giclê de Alta 115 para CG.
Após alguma pesquisa sobre Gicle resolvi por a mão na massa, então segue um
tutorial, se falar algo errado favor corrigir, pois não sei muito alem do que
pesquisei na net.
Temos basicamente 02 giclês dentro do carburador, o de rotação
lenta e o de rotação alta, nós vamos substituir o de alta rotação pra ganho de
torque, ou seja, vamos injetar mais gasolina no motor com um giclê com passagem
de maior diâmetro.
Material usado:
-Giclê para Alta 115 da CG, encontrado em qualquer moto
peças,
-Kit de ferramentas da própria Mirage,
-Um alicate para ajudar,
Temos basicamente 02 giclês dentro do carburador, o de rotação
lenta e o de rotação alta, nós vamos substituir o de alta rotação pra ganho de
torque, ou seja, vamos injetar mais gasolina no motor com um giclê com passagem
de maior diâmetro.
Material usado:
-Giclê para Alta 115 da CG, encontrado em qualquer moto
peças,
-Kit de ferramentas da própria Mirage,
-Um alicate para ajudar,
1
- deixar a alavanca do combustível na posição desligado.
2
- tirar a mangueira de alimentação de gasolina, é só puxar que ela sai.
3
- Desparafusar a fixação do cabo do afogador.
4
- soltar o cabo do afogador
05
- Soltar a braçadeira que prende o tubo do filtro de ar
06
- Atenção nesta parte, use um alicate para ajudar a soltar esta tampinha,
dentro tem uma molinha e uma peça que tem o modo certo de encaixar , na hora que for tirar o carburador preste
atenção no encaixe.
07
- Tire a porca que prende o carburador ao motor, do outro lado da moto tem mais
uma porca para ser tirada.
Pronto,
o carburador esta solto, agora é só remover com jeitinho, não esqueça oque eu
falei no item 06.
Você
vai perceber que tem mais 02 caninhos fixados no carburador, 01 transparente e
01 preto, eles não tem que ser retirados, pois são respiros que ficam soltos.
Atenção,
vire o carburador de ponta cabeça, vai sair um pouco de gasolina, e tome
cuidado pois é altamente inflamável e tóxico.
08,09,10
- Retire os parafusos.
Segunda
etapa completa, o carburador esta aberto.
Obs:
O parafuso que esta com uma tinta verde (o seu pode não estar com esta tinta) é
o parafuso de ajuste fino, ele regula a quantidade de ar misturado a mistura do
motor, e o parafuso ao lado do parafuso 09, é o parafuso de ajuste da marcha
lenta.
o.
08,09,10
- Retire os parafusos.
Segunda
etapa completa, o carburador esta aberto.
Obs:
O parafuso que esta com uma tinta verde (o seu pode não estar com esta tinta) é
o parafuso de ajuste fino, ele regula a quantidade de ar misturado a mistura do
motor, e o parafuso ao lado do parafuso 09, é o parafuso de ajuste da marcha
lenta.
Retire
a tampa com cuidado, ela pode estar grudada, mas não entre em desespero é só
forçar um pouquinho que ela sai.
Com
a tampa retirada é esta imagem que você vai ver.
11
- retire o Gicle original com chave de fenda, ele funciona como um parafuso,
após retirar o gicle original coloque o gicle 115.
O
gigle que comprei não tem o vinco para chave de fenda, então o apertei com
alicate, mas cuidado para não espanar
Agora
é só montar tudo novamente e pronto, agora sua moto esta com um gicle de 115,
QUASE PRONTA PARA RODAR, Falta ajustar o carburador.
O
motor deve estar quente.
1
- Para ajustar o carburador feche todo parafuso de mistura fina, sentido
horário,
2
- abra com 02 voltas completas o parafuso da mistura fina, sentido anti-horário.
3
- ajuste o parafuso da marcha lenta até o motor ficar estável.
4
- volte para o parafuso de marcha lenta e abra aos poucos (sentido anti-horário),
você vai perceber que o motor vai acelerar, vá girando o parafuso até a moto
acelerar o máximo que puder, vai chegar um ponto em que a moto não acelera mais
com o parafuso, é neste pondo que deve ficar o parafuso da mistura fina.
5
- agora é só acertar novamente a marcha lenta.
6
- pronto, pegue a moto saia rodando