Como melhorar o desempenho da M150

09 Jun 2011 11:49 #16 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Octanagem é a capacidade de um combustivel de suportar compressão sem que ocorra a detonação espontanea.


ai qto maior a octanagem , mais vc pode comprimir o combustivel antes dele explodir.. ai com isso é possivel usar uma taxa de compressão maior no motor . e com taxa maior, o poder da explosão tb vai ser maior e com isso se consegue maior potencia final do motor.


como cada motor tem um projeto diferente.. cada um necessita de um certo tipo de combustivel.. na verdade é meio q o contrario.. pois existem poucas opções de combustiveis.. ai o motor é que tem q se adequar aos combustiveis.


um motor que foi projetado pra usar gasolina de alta octanagem, tem q usar ela sempre.. pois se usar gasolina comum , ela vai detonar antes do tempo e vai acontecer o q é chamado de "batida de pino", que é na verdade a pré-detonação do combustivel.


mas um motor que foi projetado pra usar combustivel comum.. não vai ter ganho menhum usando gasolina de alta octanagem.. pois como a taxa de compressão é baixa.. o motor não vai aproveitar as caracteristicas do combustivel e ele vai produzir a mesma potencia do que produziria com um combustivel normal.





ou seja.. usar podium em motor com taxa de compressão baixa ( menos de 10,5:1) é jogar dinheiro fora.

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09 Jun 2011 12:03 #17 por Exterminador
Puxa vida ROYO, que notícia ruim



Mirage 150 grená

Brasília / DF

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09 Jun 2011 13:06 #18 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Bem pessoal, como não adianta mudar a Gasolina, nem colocar
aditivos, preparei um tutorial de como trocar o Gicle!



Logo aviso que não sou mecânico, não sei mais nada alem do que estou postando
aqui, é a primeira vez que abro um carburador, o fiz por que adoro fuçar tudo e
entender o funcionamento, e me custou a bagatela de R$2,00 que é o valor do
Giclê de Alta 115 para CG.



Após alguma pesquisa sobre Gicle resolvi por a mão na massa, então segue um
tutorial, se falar algo errado favor corrigir, pois não sei muito alem do que
pesquisei na net.







Temos basicamente 02 giclês dentro do carburador, o de rotação
lenta e o de rotação alta, nós vamos substituir o de alta rotação pra ganho de
torque, ou seja, vamos injetar mais gasolina no motor com um giclê com passagem
de maior diâmetro.







Material usado:







-Giclê para Alta 115 da CG, encontrado em qualquer moto
peças,



-Kit de ferramentas da própria Mirage,



-Um alicate para ajudar,











Temos basicamente 02 giclês dentro do carburador, o de rotação
lenta e o de rotação alta, nós vamos substituir o de alta rotação pra ganho de
torque, ou seja, vamos injetar mais gasolina no motor com um giclê com passagem
de maior diâmetro.







Material usado:







-Giclê para Alta 115 da CG, encontrado em qualquer moto
peças,



-Kit de ferramentas da própria Mirage,



-Um alicate para ajudar,








1
- deixar a alavanca do combustível na posição desligado.



2
- tirar a mangueira de alimentação de gasolina, é só puxar que ela sai.



3
- Desparafusar a fixação do cabo do afogador.



4
- soltar o cabo do afogador









05
- Soltar a braçadeira que prende o tubo do filtro de ar



06
- Atenção nesta parte, use um alicate para ajudar a soltar esta tampinha,
dentro tem uma molinha e uma peça que tem o modo certo de encaixar , na hora que for tirar o carburador preste
atenção no encaixe.



07
- Tire a porca que prende o carburador ao motor, do outro lado da moto tem mais
uma porca para ser tirada.



Pronto,
o carburador esta solto, agora é só remover com jeitinho, não esqueça oque eu
falei no item 06.



Você
vai perceber que tem mais 02 caninhos fixados no carburador, 01 transparente e
01 preto, eles não tem que ser retirados, pois são respiros que ficam soltos.







Atenção,
vire o carburador de ponta cabeça, vai sair um pouco de gasolina, e tome
cuidado pois é altamente inflamável e tóxico.


08,09,10
- Retire os parafusos.



Segunda
etapa completa, o carburador esta aberto.



Obs:
O parafuso que esta com uma tinta verde (o seu pode não estar com esta tinta) é
o parafuso de ajuste fino, ele regula a quantidade de ar misturado a mistura do
motor, e o parafuso ao lado do parafuso 09, é o parafuso de ajuste da marcha
lenta.



o.



08,09,10
- Retire os parafusos.



Segunda
etapa completa, o carburador esta aberto.



Obs:
O parafuso que esta com uma tinta verde (o seu pode não estar com esta tinta) é
o parafuso de ajuste fino, ele regula a quantidade de ar misturado a mistura do
motor, e o parafuso ao lado do parafuso 09, é o parafuso de ajuste da marcha
lenta.










Retire
a tampa com cuidado, ela pode estar grudada, mas não entre em desespero é só
forçar um pouquinho que ela sai.



Com
a tampa retirada é esta imagem que você vai ver.



11
- retire o Gicle original com chave de fenda, ele funciona como um parafuso,
após retirar o gicle original coloque o gicle 115.



O
gigle que comprei não tem o vinco para chave de fenda, então o apertei com
alicate, mas cuidado para não espanar



Agora
é só montar tudo novamente e pronto, agora sua moto esta com um gicle de 115,
QUASE PRONTA PARA RODAR, Falta ajustar o carburador.



O
motor deve estar quente.



1
- Para ajustar o carburador feche todo parafuso de mistura fina, sentido
horário,



2
- abra com 02 voltas completas o parafuso da mistura fina, sentido anti-horário.



3
- ajuste o parafuso da marcha lenta até o motor ficar estável.



4
- volte para o parafuso de marcha lenta e abra aos poucos (sentido anti-horário),
você vai perceber que o motor vai acelerar, vá girando o parafuso até a moto
acelerar o máximo que puder, vai chegar um ponto em que a moto não acelera mais
com o parafuso, é neste pondo que deve ficar o parafuso da mistura fina.



5
- agora é só acertar novamente a marcha lenta.



6
- pronto, pegue a moto saia rodando

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

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09 Jun 2011 14:03 #19 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
muito bom.. mas pra um ajuste mais fino o idela é ter um analisador de gases.. ai sim da pra deixar o motor 100% redondo.. com o melhor desempenho e maior economia.


depois posta ai como ficou com o novo gicle..





ah.. qual era a medida do gicle original ???

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09 Jun 2011 14:10 #20 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Royo

O Original é Gigle 98!

To doido para dar uma volta, mas ta chovendo e ta um frio danado!.....rs

Vamos ver no fim de semana!

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

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09 Jun 2011 14:33 #21 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
ta frio mesmo..


hj eu vim com a M150 pro trabalho.. a coitada tava na garagem desde o dia 03/05 qdo voltou da revisão dos 3000Km..


e justo hoje resolve chover. . e pra ajudar.. a capa de chuva ficou no bau da Drag.. .

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10 Jun 2011 20:31 #22 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Pessoal hoje andei um bocado, então vamos as primeirasimpressões da Mirage com pinhão 17 e gicle 115.

Ganhou um torque que me deixou muito contente, não é tudo que eu esperava, mas foi um grande ganho, principalmente nas retomadas de velocidade.

Na estrava digamos que tive um ganho de 10% no torque

Andando a 100km/h nas subidas mais ingremes a motoca ia para 80km/h, mas agora com o gicle 115 de 100km/h vou para 90km/h, e na maior parte do tempo mantenho 100km/h a 110km/h tranquilamente.

O mais importante é que para ultrapassagens ficou muito melhor, a aceleração de 90km/h a 110km/h esta rápida.

Estava ventando "MUITO" na direção contrária, por isso nem tentei acelerar até o fim para ver a velocidade final, mas acho que não deve estar passando dos 130km/h, não quero ficar gastando combustivel a toa....rs

Gosto de andar a 90km/h e 100km/h para não forçar o motor, gomo ganhei mais torque tava pensando em trocar a coroa por uma menor, mas meu medo é trocar a coroa e perder o toque que ganhei.

No geral diria que a moto deveria vir com pinhão 17 e gigle 115 de fábrica, acho um absurdo a moto de fábrica não atingir 110km/h sem fazer o motor gritar.

Amanhã vou dar umas voltas com a patroa, e posto os resultados.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

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11 Jun 2011 03:34 #23 por JulianoPaes

RideBack escreveu: Royo, obrigdo pelo aviso, vou acompanhar para ver se o escapamnto vai dar problema.Bem Coloquei o pinhão de 17.Segue relatório.As medidas de Km/h foi medida pelo velocímetro da moto!

Moto com 1800km
Viagem de 40km
Tanque da Moto Pela metade
Pinhão 17
Alforge Lateral
Eu com bagagem +ou- 90kg

Tudo em quinta marcha sem redução

Reta: chega a 120km/h.
subida leve: acelera de 90km/h a 100km/h tranquilamente, chegando até 110km/h
Subida pesada: velocidade cai para 80km/h
Decida: chega a 130km/h

Velocidade de cruzeiro: 100
km/h chegando facilmente a 110km/h.
Vou logo avisando que a moto perde muita saida, mas nada que não se de para usar no dia a dia, alias, para mim achei até melhor, acabo saindo mais devagar e acabo prestando mais atenção no transito. Engaruparo a moto tambem vai enbora, o problema sempre é a primeira marcha que tem que forçar um pouco mais, e trabalhar a embreagem.Agora vai de como cada um gosta de usar a moto, pois como informei, eu pego muita estrada, como moro em uma cidade que é um Ovo, para todo lugar que vou, tenho que pegar estrada, e não gosto de sair queimando pneu, vou manter o pinhão 17!

Abraço



trofando o pinhao ele melhorou consumo?

deve melhorar nao?

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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11 Jun 2011 07:45 #24 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Juliano,

Eu diria que para cidade você vai forçar mais o motor nas saidas, eu acho que até gastaria um pouco mais, mas como eu pego estrada direto, portanto a velocidade é constante com certesa diminuiu o consumo, pois o motor trabalha bem menos.

Com o gigle 115 acho que o consumo tende a aumentar, pois aumentamos a injeção de gasolina, mas por outro lado eu forço menos nas subidas, agora é testar para ver, e caso eu troque a coroa, com certesa vou ganhar no consumo, mas vou perder torque.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

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12 Jun 2011 09:24 #25 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Pessoal, viagem com a patroa na garupa, e agora tenho certeza, vou manter a coroa oiginal, me refiro ao acessório da moto....rs, ela esta boa como esta, pinhão17, gicle 115 e coroa original. se perder a potencia a viagem com garupa vai ficar complicada.

Abraço

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

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15 Jun 2011 06:33 #26 por LEANDRO M150
Boa Tarde, amigos miragueiros.
Sou um novo felizardo; recebi minha mirage 150, ela se
chama IÊDA, uma delícia de ser pilotada. Puro prazer. Fiz
algumas mudanças iniciais:

1- regulei o carburador: trabalha perfeitamente;

2- regulei o pedal de câmbio: ideal para a altura
alcançada pelos meus pés;

3- regulei a embreagem: deixa-a mais alta e isso facilita
a troca de marchas e o neutro entra tranquilamente em
todas as situações;

4- troquei o óleo pelo castrol sintético: melhorou o
câmbio, o barulho do motor e a temperatura.

5- Pneu dianteiro: michelin sirac street 2.75-18; mesma
espessura, mas com um visual mais arrojado. Permaneci com
o pneu traseiro que não é de todo ruim. Pretendo
substituí-lo pelo michelin M45 90/80-16.

Atualmente minha IÊDA está apenas com 170km rodados e
ainda em fase de amaciamento do motor e portanto não
ultrapasso os 60km/h e não tive a oportunidade se sentir
por inteiro a potência e o desenvolvimento da moto. Mas
percebo que quando estou me aproximando dos 60km/h a
motoquinha quer mais e parece que vai responder a altura.

Estou até o momento muito satisfeito com minha aquisição.
E esperando por amaciar o motor para pegar estrada com a
iêdinha. Eu já viajava com minha nenen (xl 125 1991) para
todo local e agora vou de miraguinha e com a esposa na
garupa.

Fizemos um cronograma, e até agosto, quando estarei de
férias, iremos rodar 3.000km para fazermos a segunda
revisão e então viajaremos de miraguinha do Ceará até
Bélem do Pará; sem pressa, curtindo a paisagem,
possivelmente levaremos quatro dias de acordo com nossa
programação; vai ser tudo de bom.

Observando os relatos aqui apresentados, gostaria de
receber mais informações sobre a viabilidade de trocar o
pinhão de 15 por 16 e também colocar o giclê 110 da
FAN, a fim de melhorar o desempenho na estrada, claro que
sem expectativas exageradas.

Aguardo notícias.

Leandro Cavalcanti

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15 Jun 2011 06:34 #27 por LEANDRO M150
Boa Tarde, amigos miragueiros.
Sou um novo felizardo; recebi minha mirage 150, ela se
chama IÊDA, uma delícia de ser pilotada. Puro prazer. Fiz
algumas mudanças iniciais:

1- regulei o carburador: trabalha perfeitamente;

2- regulei o pedal de câmbio: ideal para a altura
alcançada pelos meus pés;

3- regulei a embreagem: deixa-a mais alta e isso facilita
a troca de marchas e o neutro entra tranquilamente em
todas as situações;

4- troquei o óleo pelo castrol sintético: melhorou o
câmbio, o barulho do motor e a temperatura.

5- Pneu dianteiro: michelin sirac street 2.75-18; mesma
espessura, mas com um visual mais arrojado. Permaneci com
o pneu traseiro que não é de todo ruim. Pretendo
substituí-lo pelo michelin M45 90/80-16.

Atualmente minha IÊDA está apenas com 170km rodados e
ainda em fase de amaciamento do motor e portanto não
ultrapasso os 60km/h e não tive a oportunidade se sentir
por inteiro a potência e o desenvolvimento da moto. Mas
percebo que quando estou me aproximando dos 60km/h a
motoquinha quer mais e parece que vai responder a altura.

Estou até o momento muito satisfeito com minha aquisição.
E esperando por amaciar o motor para pegar estrada com a
iêdinha. Eu já viajava com minha nenen (xl 125 1991) para
todo local e agora vou de miraguinha e com a esposa na
garupa.

Fizemos um cronograma, e até agosto, quando estarei de
férias, iremos rodar 3.000km para fazermos a segunda
revisão e então viajaremos de miraguinha do Ceará até
Bélem do Pará; sem pressa, curtindo a paisagem,
possivelmente levaremos quatro dias de acordo com nossa
programação; vai ser tudo de bom.

Observando os relatos aqui apresentados, gostaria de
receber mais informações sobre a viabilidade de trocar o
pinhão de 15 por 16 e também colocar o giclê 110 da
FAN, a fim de melhorar o desempenho na estrada, claro que
sem expectativas exageradas.

Aguardo notícias.

Leandro Cavalcanti

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15 Jun 2011 11:54 #28 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Leandro,

colocar o pinhão 16 e o gicle maior vai melhorar o desempenho da moto, mas não espere milagres.. ela vai ser sempre uma 150cc.

Leia o que ja foi postado no forum e veja o que o pessoal que ja fez isso acho do resultado.

E não tem necessidade de postar exatamente a mesma coisa em 03 tópicos diferentes e ainda repetir a mesma coisa em 02 deles..

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15 Jun 2011 12:32 #29 por virtuhal
Respondido por virtuhal no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Quem quiser arriscar, aparentemente a coroa tem a mesma furacao da Yes. No site da Vaz vc vai achar desde 29 dentes até 45.
www.comprevaz.com.br/compre/vaz?bMarca=&...+-&bAplicacao=SUZUKI

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20 Out 2011 10:50 #30 por brunomarmos7
Up no fórum...

me interessei sobre o aumento de desempenho da M150 pq li que o motor das novas Kasinski parecem ser todos o padrão da M150... inclusive o das novas Comets 150....

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