Como melhorar o desempenho da M150

20 Maio 2011 09:50 #1 por Royo
Fala pessoal,


como alguns pediram no tópico do diário da M150, vamos concentrar aqui as dicas e receitas de como melhorar o desempenho da M150.


Pra quem não conheçe muito da área de preparo de motores, vou deixar um resumo basico, dentro daquilo que eu sei. Quem quiser complementar fique à vontade.


Todo motor de combustão pode ter seu desempenho melhorado com algumas modificações, algumas podem ser simples e de baixo custo e resultam num ganho pequeno de potencia outras podem ser mais complexas e resultarem num ganho maior de potencia.


Toda alteração das caracteristicas originais tambem vai gerar uma redução da vida útil do motor, pois com maior potencia as forças aplicadas no motor serão maiores e o desgaste ocorrerá mais cedo. Quanto maior o nivel de alteração do motor, maior a redução de sua vida útil.


O conceito básico pra se conseguir mais potencia de um motor é fazer com que ele consiga admitir uma maior quantidade de mistura ar/combustivel e com isso gerar uma explosão mais forte na detonação da mistura dentro do cilindro do motor.


Ai a receita basica para ganhar alguns cavalos a mais no motor é colocar um filtro de ar de maior vazão de ar e fazer o acerto da carburação para se adequar ao novo fluxo de ar. Mas como o motor vai receber uma quantidade maior de combustivel, tambem vai gerar uma maior quantidade de gases, que tambem precisam ser eliminados mais facilmente pra não gerar restrição no conjunto.


Pra melhorar a saida dos gases é preciso mexer no sitema de escapamento e colocar um escape com menor restrição ao fluxo. Ai entram os escapamentos esportivos que se encontram no mercado.


Com maior fluxo de mistura ar/combustivel e menos restrição na saida de gases é possivel conseguir mais potencia que com a configuração original do motor e utilizando a receita basica de filtro e escape esportivo e ajuste de carburação a durabilidade do motor não chega a ter um grande comprometimento, diria que va reduzir menos do que 10% da vida útil do motor e é possivel conseguir um ganho de uns 10 a 15% na potencia do motor.


receitas mais elaboradas e com maior ganho de potencia ja irão alterar as condições originais das peças do motor, sendo necessário mexer nos dutos de admissão dos cabeçotes, janela de escape do cilindro e troca de válvulas de admissão e escape. ai o ganho de potencia é maior , porem a redução da vida util do motor também e bem maior.


outra possibilidade é o aumento da capacidade volumétrica ( cilindrada) do motor. Para isso é necessário a troca do pistão, usinagem do cilindro ou a troca do cilindro dependendo do quanto o pistão for maior.. ou troca da biela, ou da troca de todos os itens em conjunto. existem no mercado alguns kits ja prontos pra outros motores, onde ja vem pistão, cilindro e biela para fazer o aumento de cilindrada.. ai um motor 150cc passa a ter 200cc ou até mais.


depois de ter conseguido um ganho de potencia, também pode ser pensado em alterar a relação de transmissão da moto, pois com mais potencia é possivel usar uma relação mais longa e aproveitar melhor essa potencia a mais, isso se a intenção for ter ganho de velocidade final.. caso a intenção for ter maior força pra arrancadas, ai não é necessário alongar a realção , podendo até ser encurtada.





Acho q era isso.. agora vamos deixar o pessoal que ja fez as modificações na M150 falar o que fizeram e qual o resultado que conseguiram.


Abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Xandao RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 16:09 #2 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Ebaaaaaaaa, fiquei até emocionado agora....rs

Royo muito obrigado e parabens pela abertura do tópido, agora vem umas perguntas.

Tirando o enfeite da ponta (ponteira) do escapamento, lá no fundo em um parfuso, se tirar oparafuso já melhora o desempenho da moto em alguma coisa?

Para regular o carburador eu vi uma matéria aqui no MO para fechar toda entrada de AR (parafuso de baixo) e dar 02 voltar abindo, depois ajustar a macha lenta (parafuso de cima), e depois ir abrindo o ajuste de ar até acelerar o motor ao máximo, aí ajusta a lenta novamente, bem, acho que foi isso que entendi, oque fiz foi o seguinte:
- Fechei o parafuso do ar
-Abri o parafuso do ar com 02 voltas inteiras
-Ajustei a lenta
- abri o parauso do ar até o motor começar a embolar
- Fechei o parafuso do ar até onde o motor não embola...rs
- ajustei a macha lenta
Ta correto?....rs achei que a moto ficou melhor, mas pode ser impreção do escape sem o parafuso que eu tirei....rs Amanhã vou acelerar na estrada par ve se chega em 120km/h

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 17:28 #3 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
nunca mexi no escape original..

mas se a ponteira não for só enfeite e tirando ele aumentar
o fluxo de saida de gases.. deve melhorar sim.. mas bem
pouca coisa.. um único parafuso não vai fazer muita
diferença . pode até mudar o barulho, mas é muito pequena
pra mudar a saida de gases.

qto ao carbura.. o basico é isso mesmo.. mas pra deixar na
regulagem ideal.. só com aparelhos de medição de CO2.. ai
sim da pra deixar a regulagem perfeita.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 17:31 #4 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Vou tirar fotos do tal parafuso, e depois eu posto aqui, não é a ponteira, é dentro do escap.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2011 17:57 #5 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Ponteira, apenas 03 parafusos segurama peça, os outros 03 são enfeite.


Sem o enfeite, e o parafuso no fundo, a chavinha que vem no kit não serve! tem de ser maior!


Sem o parafuso


Os outros 03 furos são para fixação da ponteira.

O som melhora bem! Fica muito bom!

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2011 20:21 #6 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Bem pessoal, vamos a uma avaliação, creio que seja muito
parecido com as configurações originais.



As medidas de Km/h foi medida pelo velocímetro da moto!



Moto com 1500km

Viagem de 120km

Tanque da Moto Cheio

Pinhão 16

Alforge Lateral

Eu com bagagem +ou- 100kg



Tudo em quinta marcha sem redução



Reta: chega a 110km/h tranquilamente.

subida leve: acelera de 90km/h a 100km/h tranquilamente, chegando até 110km/h

Subida pesada: velocidade cai para 90km/h

Decida: chega a 120km/h sofrendo



Velocidade de cruzeiro: 90
km/h chegando facilmente a 110km/h, a não ser em subidas
íngremes que mesmo se estiver a 120km/h cai para 90km/h.

Como eu utilizo a moto basicamente em estrada, vou ver como fica o pinhão de 17, mas sei que vai perder muita saida, e provavelmente terei de reduzir nas subidas mais ingremes.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2011 06:19 #7 por Royo
Respondido por Royo no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Ride,


Esse parafuso deve ter alguma função no escape, provavelmente deve fixar alguma parte do abafador interno. Precisa ver se qdo retirar ele não vai ficar nada solto dentro do escape, pois ai pode ficar fazendo barulho dentro do escape.


outra opção e fazer uns furos na chapa onde tem esse parafuso, ai aumentaria a saida de gases e não ficaria nada solto no escape internamente. e se no futuro vc quiser tampar os furos.. pode por um parfuso no lugar dos furos ou tapar com durepoxi.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2011 12:18 #8 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Royo, obrigdo pelo aviso, vou acompanhar para ver se o escapamnto vai dar problema.

Bem Coloquei o pinhão de 17.

Segue relatório.

As medidas de Km/h foi medida pelo velocímetro da moto!


Moto com 1800km

Viagem de 40km

Tanque da Moto Pela metade

Pinhão 17

Alforge Lateral

Eu com bagagem +ou- 90kg



Tudo em quinta marcha sem redução



Reta: chega a 120km/h.

subida leve: acelera de 90km/h a 100km/h tranquilamente, chegando até 110km/h

Subida pesada: velocidade cai para 80km/h

Decida: chega a 130km/h



Velocidade de cruzeiro: 100
km/h chegando facilmente a 110km/h.

Vou logo avisando que a moto perde muita saida, mas nada que não se de para usar no dia a dia, alias, para mim achei até melhor, acabo saindo mais devagar e acabo prestando mais atenção no transito. Engaruparo a moto tambem vai enbora, o problema sempre é a primeira marcha que tem que forçar um pouco mais, e trabalhar a embreagem.

Agora vai de como cada um gosta de usar a moto, pois como informei, eu pego muita estrada, como moro em uma cidade que é um Ovo, para todo lugar que vou, tenho que pegar estrada, e não gosto de sair queimando pneu, vou manter o pinhão 17!

Abraço

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2011 13:15 #9 por Exterminador
que pinhão é esse de 17
de que moto é???



Mirage 150 grená

Brasília / DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2011 15:32 #10 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150

marcio.f.berto escreveu:

customcoast escreveu:

marcio.f.berto escreveu: Amalelo



Muito bom seu relato, minha Miraginha esta com 27500 KM e é um sucesso!

Quanto ao filtro esportivo o problema é que o motor admite mais ar do que pode soltar, é a restrição do catalizador.

Como já postei anteriormente, já uso pinhão 17 e uma coroa de 38
dentes, o escapamento tem 3 furos de 15 mm e o filtro é de manta para ar
condicionado.

A velocidade de cruzeiro da minha é 115 km/h, isso no GPS e no plano
em subidas como as da rodovia dos bandeirantes cai para 100km/h.

Agora aos 27500km já chegou a hora de trocar o pneu trazeiro, estou
pensando em colocar o da suzuki 250 alguém ja fez isso?

Marcio
onde vc achou pinhão de 17? abs






Tinha respondido no post errado, o pinhão você pode comprar em qualque motopeças pois é o pinhão 17 da titan 150


Segui a dica do Marcio

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2011 10:03 #11 por MarcusHardRocke
Bem, adorei este tópico. Vai ajudar aos leigos como eu a mexer na menina.

Quero saber como mexer no escape de maneira simples somente para deixar o barulho mais grave um pouco. Furá-lo com uns 2 ou três furinho na broca vai alterar alguma coisa na mecânica? Se não, pode ser bem no rumo dos parafusos de enfeite e deixar ele sem os mesmos?

Minha intenção é simplesmente deixar ela com um barulho apenas um pouco mais alto e grave pra dar mais impressão de custom, sem fazer muita alteração. Pelo que vi nas fotos acima, não dá pra cortar a ponteira que vai mexer aí nas coisas. Acho essa ponteira feia demais.

Mirage 150 preta - "Pryscilla"
www.peregrinosdaestrada.com.br motoamigos-Curitiba Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2011 20:58 #12 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Alguem já experimentou o Bardhal Max Power na gazolina? este produto aumenta a octnagem, vou usar para ver se resolbe o problema de perda de torque nas subidas com pinhão 17, e depois eu posto o resultado aqui, a embalagem para carro vem 200ml, acho que vou comprar uma para carro colocar 50ml no tanque, o de moto vem com 40ml.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2011 12:30 #13 por Dalmarlm
Respondido por Dalmarlm no tópico Como melhorar o desempenho da M150
bem, não é querendo desanimar, mas vc só sente diferença no motor com combustível de alta octanagem em motores de alta compressão, acima de 10:1 , abaixo disso é jogar dinheiro fora.

Ex: Fan 2005
Ex: Fazer YS250 i.e 2006
Ex: Kawasaki Ninja 250R 2010 (Pimenta pernambucana)
Atual: Yamaha XJ6F (Branca de Neve)

Recife/PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2011 12:31 #14 por Exterminador
Bota aquela gasolina turbinada da PETROBAS que dá uma pequena melhorada (Poduim). To usando e gostei.



Mirage 150 grená

Brasília / DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2011 15:33 #15 por RideBack
Respondido por RideBack no tópico Como melhorar o desempenho da M150
Melhorou quase nada!....rs mas deu uma melhoradinha!
Vou trocar o Gicle do carburador, falei com o mecanico e ele falou que vai sair R$30,00.

Now RideBack on Black Hanya (Mirage150 Black)
Salto - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos