Prima 150 - Instabilidade na Direção

09 Maio 2011 12:34 #1 por sartore
Pessoal,

Leiam. Tem um problema com a bucha do eixo traseiro da Prima 150.

Retirei a minha Prima 150 na sexta passada (06/05/11). Acompanhei o processo de montagem da minha moto de perto pois os caras da CC Barra da Tijuca - RJ - sao bem abertos nesse ponto. Fiquei de pe ao lado da oficina vendo tudo. O oficina e nova e possui as ferramentas necessarias para o servico. Falo isso pois sou engenheiro mecanico e conheco um pouco desse universo.

Os empregados da oficina realmente parecem conhecer de moto e sao, aparentemente, bem treinados. Acontece que o volume de trabalho e tao grande que os caras nao conseguem focar em nada. Alias, isso e uma coisa seria, o mecanico fica igual a doido com tantas solicitaçoes! Isso vai refletir na qualidade da montagem e, consequentemente, no retrabalho dos caras. Vai dar mais custo para a Kasinski e mais insatisfaçao para os clientes....

Pois bem. Eu senti que a moto rabeia muito quando mudo a rotaçao do motor, para mais ou para menos. Ou seja, a moto SAMBA quando o motor varia de rotação. Voltei na concessionária HOJE (dia 09/05/2011) para verificar este problema e o mecânico me falou que um lote de Prima 150 veio com buchas do eixo traseiro com diametros internos maiores que o normal. Segundo ele (não vou dizer o nome pois o cara foi muito legal e muito honesto e eu não fiquei fulo nem nada) o diametro interno das buchas que foram montadas nas minha moto e num monte de outras PRIMA 150 é 0,2mm maior que o normal, gerando folga no eixo traseiro, ocasionando essa SAMBADA na direçao.

Resultado: Terei de telefonar para agendar um reparo (troca das buchas - 4 buchas no total) da moto e, segundo este mesmo mecânico, este serviço demora o dia inteiro... Por isso que tenho que agendar antes pois a moto vai ocupar 33% da oficina da concessionária por um dia todo já que eles tem somente 3 postos de trabalho na oficina de la.

Então, quem tem a moto e quem está para comprar: PERGUNTE NA CONCESSIONARIA SOBRE A BUCHA DO EIXO TRASEIRO DE SUA MOTO (COMPRADA OU NAO) PARA NAO TER ESSE MESMO PROBLEMA QUE EU ou PARA RESOLVER UM PROBLEMA SERIO DE INSTABILIDADE NA DIRECAO.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 11:00 #2 por sartore
Galera,

Vou corrigir o que eu disse anteriormente.

Fiquei em casa pensando e acabei por não concordar com o mecânico da concessionária. Afinal, 0,2mm de folga não dá pra sentir na mão, mesmo pilotando em alta velocidade.

Pois bem, liguei para a concessionária e falei com o responsável da oficina que, aliás, era um sujeito aparentemente idôneo e coerente.

O problema está na folga das buchas da BALANÇA da roda traseira e não no eixo da roda traseira como eu relatei anteriormente.

Ele não me confirmou o quanto de folga era mas, pela conversa, deve ser algo em torno de 2,0mm e não 0,2mm.

É algo mais ou menos assim: as buchas têm que ter 5,0mm de diâmetro interno mas um lote veio com buchas com 7,0mm de diâmetro interno. Disse ele que poucas foram as motos que vieram com esse problema e que alguns mecânicos, na hora de montar a moto, não conseguem distinguir a bucha correta da errada só pelo olho.

Tá aí o problema da Kasinski. A minha volta pra oficnia só na segunda que vem e deve estar pronta na terça que vem... Ou seja, daqui à 1 semana....

Espero que fique boa de vez.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 15:35 #3 por Patriarca
Enquanto isso vc vai continuar andando com ela?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 16:36 #4 por sartore

Patriarca escreveu: Enquanto isso vc vai continuar andando com
ela?


Patriarca,

somente para distancias muito curtas pois a traseira chacoalha muito
e tira todo o prazer de pilota-la...

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 16:47 #5 por Patriarca
Espero que isso se resolva logo, essa scooter é muito linda, já tem fotos dela?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 17:31 #6 por sartore

Patriarca escreveu: Espero que isso se resolva logo, essa scooter é
muito linda, já tem fotos dela?


Tenho mas não sei como postar aqui. Alguma ideia??

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2011 17:41 #7 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Maio 2011 10:24 #8 por sartore

Patriarca escreveu: É pra já:

http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=15859& PN=1


Vou tirar fotos melhores para poder postar aqui.

Obrigado!

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2011 05:55 #9 por sartore
Pessoal,

Um grande amigo aqui do fórum me deu uma dica excelente com relação ao problema das faltas de buchas que algumas Prima 150 possuem, ocasionando uma terrível falta de estabilidade no momento de pilotar.

Acontece que a Prima 150 tem que ter 4 buchas na articulação entre o "quadro elástico" e o "chassis". Por dentro dessas buchas vai o eixo do quadro elástico que fixa esse conjunto. São 2 buchas do lado esquerdo e duas do lado direito nesse eixo.

Algumas Primas 150, assim como a minha, vieram somente com 2 buchas do lado esquerdo. A falta das buchas no lado direito ocasiona folga nesse conjunto e a instabilidade na direção.

Fiquem ATENTOS com relação à esse problema. Pessoas não acostumadas com motos ou que tenham a Prima como primeira scooter podem NÂO perceber esse problema e pensar que a moto está OK. Quando, na verdade, ela está com um problema muito sério.

Abraços.

Sartore.

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2011 08:13 #10 por piccoli
Agora que vamos ver se a CR-Zongshen tem pós venda.


Se o Cláudio Rosa e seus parceiros chineses resolverem os problemas do Prima e não fazer como Sundown e outras que simplesmente ignoraram reclamações de consumidores, eu mais para frente compro um Prima 150.
Piccoli40676.4680092593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2011 15:45 #11 por Patriarca
Vi uma Prima na rua ontem, eita bicha bunitcha!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2011 18:31 #12 por marcosp1974
e ai Sartore blz? resolveram o problema? qual a explicação "oficial" da CC?

a 2a hipótese (da falta das buchas do lado direito do quadro elástico no chassi) deve ser relativamente fácil de identificar com fotos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2011 08:50 #13 por sartore

MarcoSP1974 escreveu: e ai Sartore blz? resolveram o problema? qual a explicação "oficial" da CC?a 2a hipótese (da falta das buchas do lado direito do quadro elástico no chassi) deve ser relativamente fácil de identificar com fotos...


Então Marcos, viajei a trabalho e só pude levar a moto hoje de manhã. A CC é a da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O atendimento foi muito bom, os caras da oficina são totalmente diferentes dos caras do vedas. São muito mais atenciosos e respeitosos.

Vou listar abaixo os 3 problemas que a minha moto tem. E atenção, ela não tem nem 200 (duzentos) km rodados... :

1 - Falta das buchas no eixo do quadro elástico.
Consequência: Instabilidade total da direção. Impossível andar em linha reta! Problema que veio de fábrica.

2 - Folga no guidon.
Consequência: Acentua os problemas de instabilidade.

3 - Retrovisores frouxos.
Consequência: Retrovisores fecham durante pilotagem. Já apertei várias vezes mas o problema persiste...

Eles me confirmaram que o problema da instabilidade é principalmente a falta de buchas do lado direito do eixo do quadro elástico. Eixo esse que segura o quadro elástico ao chassis.

Disseram ainda que estão sofrendo com isso pois uma média de 25% das primas 150 vieram com este problema e agora são eles quem têm que corrigir essa "cagada" da fábrica em Manaus.

Apenas pedi prioridade no reparo pois já ouvi muitas queixas de clientes que ficam dias esperando pela moto. Lá mesmo já recebi relatos de clientes muito insatisfeitos com a demora.

Só sei que até agora estou sendo cortez e civilizado com os caras da CC, principalmente com o pessoal da oficina pois, como disse, são nota 10! Mas juro que estou ficando de saco cheio e espero realmente que resolvam meu problema logo logo.

Eu nem falo mais com o pessoal do Vendas da CC. O cara que me atendeu só quer saber de vender... Me garantiu que a Moto estaria livre de problemas e tals.... Tudo balela!!!

Minha salvação agora está nas mãos do pessoal da oficina....

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2011 19:27 #14 por gustavo82
fala sartore, blz? velho, os 3 topicos q vc citou me fizerm achar q a minha prima tem isso. como disse no diario da prima do marcos, nunca tive moto antes da prima. talvez a minha esteja msm com essa folga no guidon (andar em linha reta, só acima de 30, 40 km/h); como descubro o esquema das buchas se está correto ou nao, digo, onde devo olhar?; e sim, perguntei no "diario" sobre retrovisores, sempre estão voltando pra dentro (ainda mais o esquerdo q já é bem pra baixo). abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2011 11:00 #15 por sartore

gustavo82 escreveu: fala sartore, blz? velho, os 3 topicos q vc citou me fizerm achar q a minha prima tem isso. como disse no diario da prima do marcos, nunca tive moto antes da prima. talvez a minha esteja msm com essa folga no guidon (andar em linha reta, só acima de 30, 40 km/h); como descubro o esquema das buchas se está correto ou nao, digo, onde devo olhar?; e sim, perguntei no "diario" sobre retrovisores, sempre estão voltando pra dentro (ainda mais o esquerdo q já é bem pra baixo). abraço


Fala Gustavão,

Faz o seguinte, para saber o problema da falta das buchas, que é o pior dos 3: Coloca a moto no descanso central, segura a roda traseira com a mão e balança a roda da direita para a esquerda (não de cima pra baixo).

Se vc percecer que a roda tem folga, e a moto fica parada, então a tua tá sem as buchas...

Outro teste é: andando com a moto, acelere e solte o acelerador, se você perceber que a roda traseira se desloca da direita para a esquerda, então tá sem as buchas.

Em situação normal a moto, qualquer moto, tem que ter movimento apenas de cima para baixo que é o movimento controlado pelo amortecedor e mola. NUNCA da direita para a esquerda.

Ok? Vê lá se a tua tá com isso. Se tiver, corre na CC e reclama.

Abraço.

ps. corrigiram o defeito da minha hoje. Tá um FILÉ !!

Dafra Citycom 300i

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.157 segundos