Bom galera, como o tópico principal tá meio carregado de informações, resolvi fazer esse relatório completo dapreparação da Gertrudes,,kkkk, com todas as informações incluido valores de peças e possíveis mão de obra, o benefício de cada equipamento e mais,,, pra cada equipamento colocarei uma observação indicando se é realmente necessário pra vocês ou opcional pra este nível de preparação ok.....este tópico será bem detalhado,, então peço encarecidamente que não respondam aqui, usem o outro tópico pra comentar ou me mandem uma mp no caso de dúvidas ok...estarei verificando com o MODERADOR a possibilidade de fixar este tópico pra ser usado por todos como uma referência ok...obrigado a todos pela atenção.......
1°-- instalação de duas sondas lambda para instalação de hallmeter,, sendo uma para cada cilindro.(opcional)
isto serve pra que seja feita uma leitura em tempo real da mistura ar/combustível que está entrando na câmara de explosão
FUNÇÃO: monitoramento e segurança para o motor, pois na maioria dos casos de quebra do motor, se dá pela falta de alimentação em altos giros...
O QUE MELHORA NA MOTO: serve apenas para monitoramento, não interfere na potência da moto diretamente, mas dá parâmetro para correção da alimentação, o que naturalmente vai melhorar o desempenho original da moto...
2° passo --(necessário) Correção da alimentação para altos giros... pra isso, foi utilizado uma bomba elétrica de monza 2.0 e um dosador hpi, trabalhando com 400g de pressão na linha, mas vale lembra que pra isso, é obrigatório a substituição de todas as mangueiras pra mangueiras de injeção eletrônica..
na sequência: dosador hpi, bomba elétrica, e o manometro pequeno no meio mede a pressão do combustível na linha...
FUNÇÃO: corrigir a alimentação, principalmente em altos giros, onde a bomba á vácuo, não alimenta corretamente, podendo causar danos graves no motor
3° PASSO-- ENTRAR MAIS AR---(necessário)---como estou preparando tudo pra colocação da turbina, era preciso criar uma mufla(peça que pressuriza o ar dentro dos carburadores)
FUNÇÃO: equipamento obrigatório no caso da turbina, pois é o que pressuriza o ar dentro do sistema, mas no caso de uma simples aspiração, seu formato cria uma pequena pressão no ar, forçando a entrar mais rápido dentro dos carburadores...
RESULTADO:se for sem turbina, serve justamente pra ser usado em conjunto com mangueiras direcionadas pra frente da moto com filtro cônico para que seja criado o efeito RAD, já conhecido por todos os motociclistas...ou seja,, respostas mais rápidas em baixa rotação, e melhor rendimento em alta...
4° PASSO ---(muito boa opção) com tanto volume de ar e combustível antrando,, é legal deixar que isso flua á vontade dentro do sistema, pois as obstruções existentes dentro do motor, fará com que todo o ar que podería entrar seja limitado por essas irregularidades...
admissão antes
admissão depois
escape antes
escape depois
assentamento de válvulas antes
assentamento de válvulas depois
canos de escapes prontos
dutos sendo retrabalhados
ângulo de válvulas melhorados pra favorecer fluxo
FUNÇÃO: permitir que todo o fluxo extra seja aproveitado pelo motor, dando assim muito mais potência e torke em todas as faixas de rotações
CONCLUSÕES FINAIS: Bom gente, tudo devidamente montado e acertado,, não posso dizer a vocês o quanto ela ganhou em potência e tudo mais pois pra isso é necessário o dino, e como ainda não temos acesso a dinos por aki,, fica faltando dados técnicos,, ela ganhou muito em baixa e sobe o giro muito mais rápido que antes..
quanto á velocidade final,, com pneu 150/70 e pinhão 14 ela chega a cerca de 165km/h(palavras do Netão no bv de Campos do jordão)isso no plano certo. Mas ressalto que como o objetivo final é adição de turbina, não investi em potência AGORA, pois a configuração é diferente,, então, pra não ficar monta desmonta,, deixa assim...
Agradeço a todos que apoiam este projeto pois é este apoio que nos dá mais ânimo pra continuar a criar projetos ousados e PERSONALIZADOS...
VALORES APROXIMADOS DE CADA PEÇA OU SERVIÇO:
BOMBA ELÉTRICA - R$130,00
DOSADOR HPI - R$80,00
MANGUEIRAS DE INJEÇÃO - R$10,00 O METRO
MUFLA - R$150,00 (ACREDITEM, CUSTA ISSO PRA MIM)
MANÔMETRO DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL - R$10,00 (NA FEIRA DO ROLO EM SANJA,, ..KK)
HALLMETER - R$140,00 CADA
SONDA LÂMBDA UNIVERSAL - R$160,00 CADA
FILTRO CÔNICO ESPORTIVO - R$45,00
PREPARAÇÃO DE CABEÇOTE - R$400,00 (SERVIÇO REALIZADO POR NÓS)
BOM GALERA, É BASICAMENTE ISSO. VALE LEMBRAR QUE ESSES VALORES SÃO APROXIMADOS E ALGUNS DESSES EQUIPAMENTOS SÃO OPCIONAIS, O QUE REDUZIRIAM MUITO O CUSTO FINAL.
E MAIS UMA OBSERVAÇÃO: ISTO SE DÁ DEVIDO A INTENÇÃO EM TURBINAR A MOTO, MAS NO CASO DE UMA ASPIRAÇÃO FORTE, SERIAM REALIZADOS OUTROS SERVIÇOS....
PRÓXIMO PASSO - - - - COLOCAR TURBINA E PASSAR POR CIMA DE QUALQUER 650 QUE TIVER NA FRENTE COM MINHA MÍSERA 250CC
PATRIARCA,, SE KISER TRANCAR ESTE TÓPICO PRA NÃO POLUIR COM AS NOSSAS BOBAGENS E TALVEZ ATÉ MESMO FIXÁ-LO,, ESTEJA A VONTADE, POIS FIZ O MESMO NO COMET ONLINE
Vou trancar o outro e fixar esse OK?
Pois creio que não será possível estar sempre à postos pra abrir esse aqui quando você quiser postar algo.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
opa,, e eu vou responder sem cobrar nada ok.......kkkkkkkkkkkkkk
mas já vou alertar,, estou montando uma oficina completa em casa, e quem tiver interessado,, moro em jacareí, a 80km de sp capital, e dependendo do acorod,, vou buscar e levar a moto....