11/07/2008 - 16h56
Sundown Web Evo tem preço competitivo e boa ciclística, mas faltou fôlego
Da Infomoto
A Sundown Web ocupa a terceira colocação entre as CUB (Concept Upper
Basic, as populares 'scooters') mais vendidas no Brasil, só perdendo
para dois modelos da Honda, Biz 125 e Pop 100. Entre janeiro e junho
deste ano, foram comercializadas 12.327 unidades da motoneta da
Sundown, sucesso justificado pelo bem acertado conjunto ciclístico,
preço competitivo e economia de combustível, apesar de seguir a risca o
tradicional design da categoria. A versão testada, a Web Evo, traz
ainda rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira -- ausentes na
versão standard --, mas o desempenho do motor de 97,2 cm³ decepciona.
Com
receitas consagradas, como suspensão telescópica na dianteira, sistema
de amortecimento bichoque na traseira e um confortável banco -- com
espuma densa e revestimento anti-derrapante -- a Web Evo atende bem sua
proposta de ser uma moto urbana, exceto se você morar em uma grande
cidade como São Paulo, com vias de trânsito rápido, já que falta
desempenho do propulsor nas acelerações e subidas íngremes.
PRECISOU DE UM 'EMPURRÃOZINHO'
O
monocilíndrico de 97,2 cm³, com comando simples no cabeçote (OHC) e
refrigeração a ar que equipa a Sundown Web Evo deixa a desejar tanto em
torque quanto em potência. Nas saídas de semáforo ou retomadas de
velocidade o torque máximo declarado de 0,85 kgfm demora a chegar nas
5.250 rpm e também não é suficiente para empurrar piloto (de 71 kg) e
os 92 kg da motoneta com rapidez. A Web fica para trás até mesmo dos
carros. Em uma subida íngreme com piloto e garupa foi necessário até
certo "empurrãozinho" com os pés para que a Web saísse do lugar.
FICHA TÉCNICA
Sundown Web EvoMotor: OHC, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar
Cilindrada: 97,2 cc
Potência: 7,5 cv a 8000 rpm
Torque: 0,85 kgfm a 5250 rpm
Diâmetro x curso: 50 mm x 49,5 mm
Alimentação: carburador
Partida: elétrica e pedal
Câmbio: rotativo de quatro velocidades
Embreagem: centrífuga automática e multidisco banhado a óleo
Transmissão final: Corrente
Tanque: 4 litros
Suspensões
Dianteira: garfo telescópico
Traseira: braço oscilante com duplo amortecedor regulável com duas regulagens
Freios
Dianteiro: a disco
Traseiro: a tambor
Rodas e pneus
Dianteiro: 2,50/17 43P MT15
Traseiro: 90x80/16 51J MT15
Comprimento: 1.950mm
Largura: 840 mm
Altura: 1.250 mm
Entre-eixos: 1.260 mm
Altura do assento: 760 mm
Vão livre: 160 mm
Capacidade de carga do sob o banco: 12 Kg
Peso seco: 92 Kg
Cores: Preto e prata
Preço: R$ 4.876,10 Mesmo
se levarmos em consideração que a unidade testada ainda não estava
amaciada, já que tinha 300 km rodados, o torque deixa a desejar. Apesar
de o valor declarado ser maior que de outras motonetas, como a Honda
Pop 100 (0,72 kgfm), a Sundown Web mostra-se, na prática, mais fraca
que a concorrente.
Essa falta de "força" em conjunto com o
câmbio rotativo com embreagem centrífuga semi-automática, que não
permite "queimar" embreagem, faz com que a Web demore a ganhar
velocidade. Em vias rápidas, como a avenida 23 de Maio na capital
paulista, o motociclista passa apuros, afinal a velocidade média da via
é em torno dos 70 km/h -- pouco abaixo da máxima de 80 km/h registrada
no velocímetro da Web.
A potência também compromete na hora de
manter a velocidade. Com apenas 7,5 cv a 8.000 rpm, a Web perde
velocidade facilmente em ladeiras. Isso exige muita troca de marcha, o
que se mostra um incômodo mesmo no câmbio rotativo. Outro ponto
bastante criticado por quem pilotou a Web Evo é o excesso de vibração
do motor transmitida ao piloto pelas pedaleiras, punhos e pelo banco.
DESEMPENHO NO BOLSO
O
sucesso da Sundown Web justifica-se por um quesito muito importante
para os brasileiros: o bolso. O baixo desempenho que incomoda traduz-se
em economia de combustível. Mesmo precisando "torcer" o cabo da Web, a
média de consumo ficou em torno dos 30 km/l, Mostrando que, apesar de
fraquinha, a motoneta da Sundown pode ser uma boa opção para quem vive
em uma cidade pequena, plana e que não precise "enfrentar" vias
expressas.
Além disso, o preço da versão Evo -- a mais completa
-- é de R$ 4.876,10. Por se tratar de uma motoneta com rodas de
liga-leve, partida elétrica e freio a disco na dianteira, é um valor
bastante competitivo em relação à concorrência. Com motor mais potente
e de maior capacidade, a Biz + 125, equivalente da Honda, não sai por
menos de R$ 6.353,00.