Boa noite a todos, em especial ao Lasombra!!!!
- Navegando pela net, me deparei com este fórum, em especial com este tópico e concluí então que tenho como "obrigação" contribuir com a boa informação a todos vocês:
- Em 2006 comprei uma COMET 250 e comecei então à pesquisar bastante sobre ela e sobre a marca, onde irei aqui relatar o máximo de informações que possuo. Em ago/2008 comprei a COMET 650R (onde em qualquer lugar do mundo, com exceção do Brasil, ela é conhecida como GT650R e não como COMET). Mas vamos lá, comecemos pelo início. rsrsrs
- Sr. Abraão Kasinski, para quem não conhece, era proprietário da empresa de amortecedores COFAP, sócio majoritário do grupo SAVE-Volks, dentre outros. Com uma excelente visão de negócios, pôde perceber que poderia ganhar uma "faixa do mercado" motociclístico com qualidade e bom preço. Hoje virou febre de empresas coreanas e chinesas no país, mas na época era incomum. Estava tudo perfeito, mas ele não se lembrou de uma única coisa: Nós BRASILEIROS somos extremamente preconceituosos e desinformados para aceitar uma nova marca. Aí que ele vacilou....Mas enfim, ele conseguiu então importar as motos da tão conceituada empresa HYOSUNG, onde, através de acordos, no Brasil, ele iria colocar um adesivo (bem vagabundo por sinal) com seu sobrenome: KASINSKI. Pra quem não conhece, a HYOSUNG possui um acordo com a SUZUKI desde 1979 para poder revender sua tecnologia na Corea, já que a SUZUKI possui problemas políticos com o pais e não consegue vender sua marca lá na Corea. Mais informações em:
http://osmotociclistas-madeinbrasil.blogspot.com/2008/10/hyo sung-kasinski-lana-gt-650r-modelo.html
. Para quem não conhece também, a SUZUKI SV650 , não comercializada no Brasil, possui o motor desenvolvido pela HYOSUNG, o qual equipa também a GT650R. Mas sem perder o foco, falaremos então sobre a COMET 650 ou melhor, GT650R.
- Em primeiro lugar, todos dizem que 4 cilindros é BEM melhor que 2 cilindros. Aí vem minha pergunta: É melhor em quê? Comecei à pesquisar e cheguei a seguinte conclusão: As vantagens do 4cc está em sua maravilhosa melodia quando se acelera (o barulho de 2cc é feio pacas em baixa rotações
). O motor 4cc é mais "redondo" em baixas rotações e com isto, trepida menos a moto. Já o 2cc, como todos sabem, é proveniente da lendária Harley Davidson, conhecida mundialmente por TREME-TREME, pelos seus 2cc.
- As vantagens que encontrei nos 2cc de minha GT650R estão em: No "pulo" que ela dá acima de 7000RPM, lembrando "em proporções menores, obviamente", ao YPVS das motos 2 tempos como a RD350, por exemplo. Outra grande vantagem que imagino, já que ainda não precisei, está na manutenção, já que ela possui a metade da quantidade de válvulas, cabeçotes, etc.
- As pessoas precisam parar de comentar sobre suas motos ou sobre seus sonhos por quantidade de cilindros ou pior, parar de comentar em cilindrada. O que importa é potência (cv) que a moto possui. Ex. a minha moto possui 650cc e 79,5cv. Já a XT660 possui 660cc e 43cv. É óbvio que a comet anda mais!!!
- Mas não quero aqui dispertar comparativos com outras motos, apenas exemplifiquei. Mesmo porque a XT é maravilhosa e é excelente moto dentro de seu estilo, o qual não estamos abordando aqui.
- A GT650R não possui concorrências no Brasil. As que mais se aproximam na popularidade e preços são: Hornet(NACKED), Bandit(NACKED) e Bandit S (sport), já a Suzuki GSX-F é Touring ou FOUR. Ou seja, a pessoa que for comprar uma moto, precisa antes de mais nada, estudar qual estilo mais te agrada, seja "R"-Racing, Touring, Nacked, etc. Estão especulando a chegada da SRAD650 ao país e a Kawa tb, mas mesmo assim, não será concorrência, já que estas possuem muito mais tecnologia e consequentemente, serão muito mais caras que os R$28.000 da GT650R 0km.
- Pontos positivos, em minha opinião:
* Muito pouco visada;
* Chama muito a atenção da mulherada
;
* Gosto de exclusividade;
* Facilidade em equipar a moto;
* Excelente moto para andar em "alta";
* Ótima moto para fazer curvas (Serra Negra que diga - rsrs);
* Moto extremamente estável;
* Baixa manutenção.
Estes foram motivos mais que suficientes para eu adquirir esta moto. Mas agora vamos para os pontos negativos:
* Em primeiro lugar disparado - Mecânicos mal preparados para atender e, principalmente, por não conhecer a moto. Saliento, as motos são ótimas. O problema está nas pessoas que representam a marca no país;
* Manutenção cara - Eu trabalho com minha moto e rodo uns 50km por dia...Mas está pesando no bolso...rsrs Mas tenho ciência que isto é normal em motos acima de 500cc. Mas isto não ocorre apenas com a HYOSUNG. Faço parte de um grupo com aprox. 30 motos e as coisas que acontecem são absurdas. Citarei dois exemplos: Uma Triunph 675 com 2 dias de uso e um retentor da bengala estourado; o outro foi uma lander que saiu da concessionária, 0km, sem pastilhas nos freios traseiros!!! Volto a salientar, o Brasil é muito mal preparado em mecânicos;
* Freios - Não são ruins, mas mereceria um NISSIN ou BREMBO, os dela deixa a desejar um pouco...É meio "borrachudo", onde resolvi o problema colocando aeroquip e fluído MOTUM DOT 5
Mas como nós Seres Humanos estamos condicionados desde a época das cavernas à quebrar paradigmas e records próprios, segue aqui alguns valores interesantes:
- A moto atinge uma velocidade final de 248Km/h em seu painel digital, o qual é muito preciso.
- Seu consumo em "baixa" e na estrada chega à média de 17,6km/l, já acelerando forte, consegui o péssimo record de 9,14Km/l isto em uma média de 200km/h em quase todo o trajeto.
- É isso aê galera, espero ter contribuído com todos aqui. Estou à disposição e adicione-me quem quiser:
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Abs.
Pedro Paulo