mr_fahrrad escreveu: Tópico extenso e bacana!
Bom, como ninguém falou nada, vou comentar, por uma informação adicional, talvez não ajude, mas vai lá.
Se vocês derem olhada na tampinha que você abre pra por óleo vai ver lá 10W40, ou seja, esse motor foi feito para usar 10W40... uma vez fui ver sobre isso (o porque da JToledo recomendar 20W50) e a resposta é porque na europa é frio e no brasil em sua maioria é quente, por isso usa-se 20W50 ao inves de 10W40.
Realmente, acho que 10W50 seria o ideal. Para o inverno do sul, penso seriamente em comprar um óleo 10W40 para testar! realemnte na hora de ligar deve ficar mais fácil e mais silencioso também!.
Darkangel, no froi de curitiba (que é pouco menos pior que do RS) eu deixo a moto esquentando de 1 a 2 minutos...
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Napoleao escreveu: ok ok ja falei com ela a Eugenia vai testar pra gente tirar duvidas.
(Eugenia: intruder 2007 , 4.300 km devidamente amaciada com duas revisões feitas pela Santana motos, autorizada Suzuki, com todas as peças originais e devidamente limpas , tratada a pão de ló)
Fato a ser observado é q estou com todo o macete do j. Duarte
-corte do tubo
-afastamento do tubo condutor
-modificação na altura da agulha
-foi verificado nível de gasolina na bóia ( normal )
-somente a regulagem da lenta e de mistura que ainda nao esta 100% porem esta a meu gosto. Um poco bebedeira ( como o dono ) e com pequenas afogadas ao girara rapidamente o acelerador
Porem esta ótima sem engasgos tanto de lenta e alta e etc...
Farei uma ultima rodagem para medir o combustível..
Marcarei km total.
Trocarei o oil , mesmo ele ainda estar bom( somente 1.500km rodados )
Pegarei estrada, serra, transito e rodarei no friu e sol. e farei medição de combustível
(pensando em visitar o J Duarte, afinal ele ta lendo isso aqui?)
E postarei aqui dados e conclusão
Afinal de contas quero passar dos 9mil giro hohohoho
A eugenia é guerreira ja bateu 120km/h de painel !(na decida é logico hahah) , mas ainda nunca cheguei aos 10mil giros
Agora as duvidas
Qual o oil a ser utilizado especificações e marcas preços ???? podem me dar uma força quanto a isso
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Xamã escreveu:
MarceloAFC escreveu: Xamã, sua moto tem 357 Km e vc já trocou o óleo 2 vezes???
Essa ai vai ficar sempre com sangue novo
Sua moto ainda está amaciando, então vai fazer mais barulho por um tempo (até a 1 revisão!). A minha foi assim, depois da revisão voltou melhor!!!
Pelo que eu vi, o Motul 5000 10W40 é óleo recomendado para trocar a cada 6000 Km. Ele é mais caro e "dura" mais.
Para quem anda "pouco", (uns 500 Km por mês) ficar com um Motul 5000 e esperar 1 ano para trocar, eu acho besteira...preferiria eu trocar a cada 6 meses...
Lembrando que a Suzuki recomenda trocar o óleo a cada 3000 Km das nossas 125, e sempre ir verificando o nível!
Óleo 20W50 é mais "fino" que 10W40, e aguenta maior temperatura sem "evaporar"...porém quando a moto está fria o 10W40 leva vantagem...
Vc mora onde???Fortaleza (calor!) ou Serra Gaúcha (frio!)???
Vai de cada um. Eu troco a cada 5 ou 6 semanas (dá uns 2500-3000)...sempre coloquei o Ipiranga (um dos mais baratos...7,50 ou 8 reais o litro)...mas nunca tive problema...e ele é 20W50!)
É, pessoal...
A minha idéia inicial era, em razão da limalha que fica espalhada pelo lubrificante nestes nossos motores (mesmo havendo o filtro, lembrem-se que antes das partículas serem retidas, elas ficam em suspensão no óleo), a de trocar o óleo aos 250 kms, 500 kms e, na revisão de 1.000 kms, levar o óleo de minha preferência até o concessionário.
Mas a cabeça começou a pensar e, aí, já viu!
Quando percebi que havia possibilidade de suavizar a vida da bomba de óleo e de, ainda, obter ganho em velocidade d circulação e de vazão do óleo apenas modificando a viscosidade do lubrificante, fui à luta.
Pela ficha técnica dos lubrificantes, percebi que a densidade g/cm³ era quase a mesma, apesar da maior fluidez do óleo 10W - 40. Logo, a tese de que o óleo 20W - 50 era mais "fino" ou "grosso" que o 10W - 40 caiu completamente por terra. Ambos têm densidade de 0,8 g/cm³...
Bom, neste caso, minha preocupação passou a ser com a capacidade do óleo em suportar cargas mecânicas elevadas, ou seja, com a capacidade que o óleo teria em "amortecer" as pressões sofridas por ocasião da potência gerada em cada ciclo de combustão, mas este aspecto também se revelou diferente do que ocorre nos motores ciclo Otto tradicionais. Simplesmente porque motores monocilíndricos de alta rotação como os de 125 cm³ não trabalham com bronzinas de fixo ou móveis, mas trabalham com rolamentos. Logo, independentemente do óleo, quem estará seurando a barra realmente serão os rolamentos de virabrequim.
Pronto! Eu estava convencido de que poderia usar este óleo menos viscoso, ou melhor dizendo, que possui menor resistência para rolar sobre sua própria massa.
Ele é, em suma, mais fluido.
Bom, pessoal, as vantagens de e usar um lubrificante 10W - 40 ou até 5W - 40 no lugar de um 20W - 50 é que o óleo chegará muito mais rápido às partes altas do motor e, no funcionamento a quente, circulará muito mais rapidamente pelo motor, diminuindo o seu tempo de contato com as superfícies internas superaquecidas do motor, o que, ao meu ver, é vantajoso sob o aspecto da durabilidade do conjunto.
Relacionar a viscosidade com a temperatura ambiente é, ao meu ver, ilógico, pois o óleo não trabalha quente de acordo com a temperatura ambiente, mas de acordo com a temperatura interna de funcionamento do motor. Se a teperatura extena estiver em 0ºC e o motor estiver quente, o óleo estará aos mesmos 100ºC de um motor que estiver funcionando a uma temperatura ambiente de 40ºC. Obviamente que, neste exemplo, o que será muito mais fácil para o motor que está no lugar frio, será a perda de calor para o ambiente.
É isso, pessoal. Achei vatajoso. Acho que vai baixar um pouco o consumo, mas isto fica para uma medição futura.
Vale lembrar que o Motul 5000 atende à especificação JASO MA, conforme nossas motocas exigem.
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