Intruder com óleo 10W - 40 ficou melhor.

14 Abr 2008 08:15 #1 por Xamã
Pessoal,

sempre me interessei muito em ler sobre óleos lubrificantes e suas propriedades. Em razão disso, mesmo tendo acabado de fazer a primeira troca de óleo da minha Intruder, que está fazendo hoje 327 kms rodados, me indagava sempre: qual o porquê de um óleo 20W - 50 num motor monocilíndrico e que, ainda por cima, é refrigerado a ar.
Ora, num motor como o Suzuki, a potência específica é de cerca d 100 cv/litro. Logo, não é uma máquina qualquer e passei a pesquisar opções que, com uma mesma pressão de lubrificação, me permitissem ganhos na vazão. Dessa forma, conseguiria alguma diminuição na temperatura final do motor e algum garnho em durabilidade.
Observando a arquitetura interna do motor GN 125, percebe-se que o mesmo trabalha com rolamentos. "Ôpa! Não preciso me preocupar, então, com a questão das bronzinas, como acontece nos motores de automóveis", pensei. Aí, pesquisando na internet, achei um lubrificante que, mesmo emtendo API nível SJ, ao invés do SL que eu vinha usando, apresentava viscosidade mais baixa tanto na fase fria como na quente.
Trata-se do óleo Motul 5000.
Deixo logo claro que foi um dos poucos óleos, com API melhor que SG, que encontrei com esta viscosidade. E não achei barato, pois paguei R$ 20,00 o litro...
Como é um 10W - 40, API - SJ, fiquei pensando se não poderia vir a ocorrer algum problema com o motor, mas, pasmem, nada aconteceu. Muito pelo contrário, a imressão que tenho, mesmo com o motor ainda não amaciado, é que a moto "soltou" (e olhem que eu já tinha achado isto logo depois da primeira troca...).
Friso que troquei novamente o filtro de óleo (usei o original Suzuki), a exemplo do que já tinha feito aos 250 kms rodados, quando utilizei o Havoline Premium 20W - 50, API - SL em substituição ao óleo que vem com a moto de fábrica.
Não sei não, mas acho que não volto mais a usa o 20W - 50 não. Não posso afirmar nada ainda sobre o consumo, mas até o ruído do motor, pela manhã, se alterou. A moto está muito silenciosa e o câmbio me pareceu ainda mais macio.
O que os amigos acham? Sei que parece loucura, mas sempre procuro por produtos ou soluções técnicas que possam melhorar o rendimento do carro ou da moto que eu tenho. E não paro de fuçar.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 08:53 #2 por BSM
Xamã, será que em condições mais severas de uso, como em viagens ou com o clima muito quente e seco, o motor esquenterá mais?

O ideal seria um 10w - 50... será que existe?

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 09:14 #3 por MarceloAFC
Xamã, sua moto tem 357 Km e vc já trocou o óleo 2 vezes???

Essa ai vai ficar sempre com sangue novo

Sua moto ainda está amaciando, então vai fazer mais barulho por um tempo (até a 1 revisão!). A minha foi assim, depois da revisão voltou melhor!!!

Pelo que eu vi, o Motul 5000 10W40 é óleo recomendado para trocar a cada 6000 Km. Ele é mais caro e "dura" mais.
Para quem anda "pouco", (uns 500 Km por mês) ficar com um Motul 5000 e esperar 1 ano para trocar, eu acho besteira...preferiria eu trocar a cada 6 meses...

Lembrando que a Suzuki recomenda trocar o óleo a cada 3000 Km das nossas 125, e sempre ir verificando o nível!

Óleo 20W50 é mais "fino" que 10W40, e aguenta maior temperatura sem "evaporar"...porém quando a moto está fria o 10W40 leva vantagem...

Vc mora onde???Fortaleza (calor!) ou Serra Gaúcha (frio!)???

Vai de cada um. Eu troco a cada 5 ou 6 semanas (dá uns 2500-3000)...sempre coloquei o Ipiranga (um dos mais baratos...7,50 ou 8 reais o litro)...mas nunca tive problema...e ele é 20W50!)

Suzuki Yes 05/06 (Nascida em 03/12/05) Preta, Black Hank!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 12:29 #4 por Darkangel276
Acho que com esse inverno que tá chegando aqui no sul seria uma boa colocar esse tipo de óleo, hoje pela manhã estava muito frio, tipo uns 12 graus, e o cambio patinou muito, eu nunca tinha andado no frio, acho que tinha que ter esperado esquentar mais o motor pra sair... mas ach oque se eu colocasse um 10w40 pro frio que faz aqui seria uma boa... vou cogitar essa possibilidade na próxima troca...

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 14:36 #5 por Neeo
Eu não entendi muito bem, esse óleo é bom ou não? Fora isso, será que eu poderia estar colocando ele na minha Yes?

Não tenho muito tempo para ficar mexendo na moto, trabalho em São Paulo e moro no interior, vou e volto todos os dias (de fretado não de moto) e com isso tenho apenas os finais de semana para mexer na moto.

Até para fazer as revisões fica difícil, pois tenho que faltar no serviço e com isso perder um dia de salário.

Com um óleo que aguenta mais do que 3 mil quilômetros, eu ficaria mais tempo sem trocar.

OBS: Vou trocar agora nos 3 mil quilômetros então começar a trocar de 3 em 3 mil (e não de mil em mil como agora).

Abraços

Allan Christian :: Neeo

Jacareí - São Paulo



Yes 07/08 Prata :: Yasmin

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 16:19 #6 por Xamã

MarceloAFC escreveu: Xamã, sua moto tem 357 Km e vc já trocou o óleo 2 vezes???

Essa ai vai ficar sempre com sangue novo



Sua moto ainda está amaciando, então vai fazer mais barulho por um tempo (até a 1 revisão!). A minha foi assim, depois da revisão voltou melhor!!!

Pelo que eu vi, o Motul 5000 10W40 é óleo recomendado para trocar a cada 6000 Km. Ele é mais caro e "dura" mais.
Para quem anda "pouco", (uns 500 Km por mês) ficar com um Motul 5000 e esperar 1 ano para trocar, eu acho besteira...preferiria eu trocar a cada 6 meses...

Lembrando que a Suzuki recomenda trocar o óleo a cada 3000 Km das nossas 125, e sempre ir verificando o nível!

Óleo 20W50 é mais "fino" que 10W40, e aguenta maior temperatura sem "evaporar"...porém quando a moto está fria o 10W40 leva vantagem...

Vc mora onde???Fortaleza (calor!) ou Serra Gaúcha (frio!)???

Vai de cada um. Eu troco a cada 5 ou 6 semanas (dá uns 2500-3000)...sempre coloquei o Ipiranga (um dos mais baratos...7,50 ou 8 reais o litro)...mas nunca tive problema...e ele é 20W50!)


É, pessoal...

A minha idéia inicial era, em razão da limalha que fica espalhada pelo lubrificante nestes nossos motores (mesmo havendo o filtro, lembrem-se que antes das partículas serem retidas, elas ficam em suspensão no óleo), a de trocar o óleo aos 250 kms, 500 kms e, na revisão de 1.000 kms, levar o óleo de minha preferência até o concessionário.
Mas a cabeça começou a pensar e, aí, já viu!
Quando percebi que havia possibilidade de suavizar a vida da bomba de óleo e de, ainda, obter ganho em velocidade d circulação e de vazão do óleo apenas modificando a viscosidade do lubrificante, fui à luta.
Pela ficha técnica dos lubrificantes, percebi que a densidade g/cm³ era quase a mesma, apesar da maior fluidez do óleo 10W - 40. Logo, a tese de que o óleo 20W - 50 era mais "fino" ou "grosso" que o 10W - 40 caiu completamente por terra. Ambos têm densidade de 0,8 g/cm³...
Bom, neste caso, minha preocupação passou a ser com a capacidade do óleo em suportar cargas mecânicas elevadas, ou seja, com a capacidade que o óleo teria em "amortecer" as pressões sofridas por ocasião da potência gerada em cada ciclo de combustão, mas este aspecto também se revelou diferente do que ocorre nos motores ciclo Otto tradicionais. Simplesmente porque motores monocilíndricos de alta rotação como os de 125 cm³ não trabalham com bronzinas de fixo ou móveis, mas trabalham com rolamentos. Logo, independentemente do óleo, quem estará seurando a barra realmente serão os rolamentos de virabrequim.
Pronto! Eu estava convencido de que poderia usar este óleo menos viscoso, ou melhor dizendo, que possui menor resistência para rolar sobre sua própria massa.
Ele é, em suma, mais fluido.
Bom, pessoal, as vantagens de e usar um lubrificante 10W - 40 ou até 5W - 40 no lugar de um 20W - 50 é que o óleo chegará muito mais rápido às partes altas do motor e, no funcionamento a quente, circulará muito mais rapidamente pelo motor, diminuindo o seu tempo de contato com as superfícies internas superaquecidas do motor, o que, ao meu ver, é vantajoso sob o aspecto da durabilidade do conjunto.
Relacionar a viscosidade com a temperatura ambiente é, ao meu ver, ilógico, pois o óleo não trabalha quente de acordo com a temperatura ambiente, mas de acordo com a temperatura interna de funcionamento do motor. Se a teperatura extena estiver em 0ºC e o motor estiver quente, o óleo estará aos mesmos 100ºC de um motor que estiver funcionando a uma temperatura ambiente de 40ºC. Obviamente que, neste exemplo, o que será muito mais fácil para o motor que está no lugar frio, será a perda de calor para o ambiente.
É isso, pessoal. Achei vatajoso. Acho que vai baixar um pouco o consumo, mas isto fica para uma medição futura.
Vale lembrar que o Motul 5000 atende à especificação JASO MA, conforme nossas motocas exigem.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 16:27 #7 por Xamã

Xamã, será que em condições mais severas de uso, como em viagens ou com o clima muito quente e seco, o motor esquenterá mais?

O ideal seria um 10w - 50... será que existe?


BSM,

o Motul 5100 é 10W - 50 e é bem aditivado, pois é API - SL. Mas é bem caro! Por ser semi-sintético, tá custando uns R$ 30,00 ou mais nas boas lojas de peças.

Quanto à questão datemperatura, não vejo como o motor esquentar mais em se utilizando um óleo mais fluido. Afinal de contas, vc está aumentando o número de vezes que ele circula por todo o motor e diminuindo o tempo em que ele permanece por sobre superfícies mais quentes.

Se vc usar um óleo 10W - 50, vc teá muito mais fluidez sob bixas temperaturas, mas terá uma viscosidade e uma temperatura final idêntica ao de um óleo 20W - 50 comum.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 16:33 #8 por Mauricio
Xamã, eu tou usando o Castrol Actevo 4T. é um óleo semi-sintético e gostei muito. ele tem uma boa performance em alta-rotação, justamente pela parte "semi-sintética" dele. mas não tinha prestado atenção na especificação detalhada. segue:

Castrol Actevo 4T:
SAE 20W/ 50
JASO MA
API SG
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS PRINCIPAIS
Densidade 20/4 ºC kg/dm³ 0,885
Viscosidade a 40° C cSt 162,2
Viscosidade a 100 °C cSt 17,75
Índice de Viscosidade - 120
TBN mg KOH/ g 6,35

pelo que entendo o SG é "inferior" ao SJ que é "inferior" ao SL, correto? ou é o contrário?

EDIT: minha moto é uma YES, com 6.000km e rodo principalmente na cidade, 1 vez a cada 15 dias pego estrada quando acelero tudo q ela tem (atinge máx de 120km/h).Mauricio39552,8154166667

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 16:40 #9 por Xamã
Exatamente! Não optei pelo Actevo exatamente por ser 20W - 50 e por ainda ser SG.

Pô, já temos o Havoline Premium 20W - 50 que é API - SL e que custa coisa de, no máximo, R$ 12,00...

Não dá para aceitar esta classificação ultrapassada destes óleos ainda nos dias de hoje e, pior, a um custo que considero muito elevado. Os motores precisam de classificações mais eficientes no combate às formações de acidos e depósitos. Foi pensando nisso que acabei optando por um lubrificante mais fluido.

Já imaginou um óleo para moto com classificação SM?

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 21:40 #10 por Napoleao
pera ae ... to entendendo ...
vejamos de vez em nunca eu pego a estrada e vejo muita dificuldade da motoquinha passar dos 9mil rpm afinal de contas é um 125cc
uzando um oil mais fluido eu teria algum ganho de rotação , ou mais facilidade para subir de giro , afinal de contas o oil faz um arrasto interno nas partes moveis..
ou eu to viajando na batatinha sem sal ?

live fast, die young

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 01:34 #11 por Sevla
use oleo SL e troque no tempo certo e rode tranquilo.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 07:14 #12 por Xamã

Napoleao escreveu: pera ae ... to entendendo ...


vejamos de vez em nunca eu pego a estrada e vejo muita dificuldade da motoquinha passar dos 9mil rpm afinal de contas é um 125cc
uzando um oil mais fluido eu teria algum ganho de rotação , ou mais facilidade para subir de giro , afinal de contas o oil faz um arrasto interno nas partes moveis..
ou eu to viajando na batatinha sem sal ?


Não há viajem alguma no que o amigo disse.

Pesquisas de instituições especializadas em lubrificantes dos EUA já disseram, por exemplo, que o óleo ideal para os anéis de cilindro seria um que tivesse SAE 30 na fase quente. Veja que é uma informação que não pode ser levada em conta isaamntpsmo nõ se compõe só dessas peças móveis e há carga a ser suportada pelo óleo em outras ocasiões.

Se o óleo oferecer menor resistência à própria movimentação interna, é óbvio que a bomba de óleo e outras peças que encontrem resistência na própria película formada pelo lubrificante terão movimentação mais livre.

Assim, eu não concluiria que haveria ganho de rotação. Concluiria que haveria ganho na facilidade de aumentar os giros, como o amigo mesmo concluiu. No meu caso, em que o motor está muito bem regulado (pelo menos eu acho, pois a moto gira redondinha e não há qualquer tipo de engago ou embaralhamento do motor em baixas ou médias rotações) e ainda em fase de amaciamento, o que senti foi um giro mais fácil e leve. É como se parte do amaciamento já tivesse acontecido e isto, como eu disse, com o hodômetro marcando apenas 327 kms (!!!).

Por isto abri o tópico.

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 07:15 #13 por Xamã
Ops, leiam "viagem", OK!?!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 08:11 #14 por mr_fahrrad
Tópico extenso e bacana!

Bom, como ninguém falou nada, vou comentar, por uma informação adicional, talvez não ajude, mas vai lá.

Se vocês derem olhada na tampinha que você abre pra por óleo vai ver lá 10W40, ou seja, esse motor foi feito para usar 10W40... uma vez fui ver sobre isso (o porque da JToledo recomendar 20W50) e a resposta é porque na europa é frio e no brasil em sua maioria é quente, por isso usa-se 20W50 ao inves de 10W40.

Realmente, acho que 10W50 seria o ideal. Para o inverno do sul, penso seriamente em comprar um óleo 10W40 para testar! realemnte na hora de ligar deve ficar mais fácil e mais silencioso também!.

Darkangel, no froi de curitiba (que é pouco menos pior que do RS) eu deixo a moto esquentando de 1 a 2 minutos...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 08:55 #15 por Napoleao
ok ok ja falei com ela a Eugenia vai testar pra gente tirar duvidas.
(Eugenia: intruder 2007 , 4.300 km devidamente amaciada com duas revisões feitas pela Santana motos, autorizada Suzuki, com todas as peças originais e devidamente limpas , tratada a pão de ló)
Fato a ser observado é q estou com todo o macete do j. Duarte
-corte do tubo
-afastamento do tubo condutor
-modificação na altura da agulha
-foi verificado nível de gasolina na bóia ( normal )
-somente a regulagem da lenta e de mistura que ainda nao esta 100% porem esta a meu gosto. Um poco bebedeira ( como o dono ) e com pequenas afogadas ao girara rapidamente o acelerador
Porem esta ótima sem engasgos tanto de lenta e alta e etc...

Farei uma ultima rodagem para medir o combustível..
Marcarei km total.
Trocarei o oil , mesmo ele ainda estar bom( somente 1.500km rodados )
Pegarei estrada, serra, transito e rodarei no friu e sol. e farei medição de combustível
(pensando em visitar o J Duarte, afinal ele ta lendo isso aqui?)
E postarei aqui dados e conclusão
Afinal de contas quero passar dos 9mil giro hohohoho
A eugenia é guerreira ja bateu 120km/h de painel !(na decida é logico hahah) , mas ainda nunca cheguei aos 10mil giros

Agora as duvidas
Qual o oil a ser utilizado especificações e marcas preços ???? podem me dar uma força quanto a isso


-

live fast, die young

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.198 segundos