A 883R tinha uma pegada na frente até violenta, principalmente no molhado, após o aeroquip freava com uma mordida muito legal e com dois dedos na manete.
A gorda tem a necessidade de muito freio traseiro, pela massa envolvida e a frente tem uma pegada bem suave, que na serra de Tapiraí eh phoda, pois aquela alicatada e mudança de direção pode complicar.
De maneira geral freia bem, ou seja, para onde quero. Se for tocar mais esportivamente, as pinças de quatro pistões devem resolver, mas aí prefiro trocar de moto para este tipo de tocada.
Para não dizer que não tenho alguma história de pastilha, só fiquei sem freio na traseira da RT ( a antiga ) quando levei para fazer uma lavagem "técnica" num cara que dizia que a empresa tinha gente especializada para lavar motos, quando eu vi o "técnico" lavando a moto eu corri no box e avisei que não lavasse disco e pinças com querosene, foi só a traseira e a conta saiu cara por que impregnou a pastilhas e passei a conta para o "expert em cagadas".
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Curiosamente......as poucas vezes em que me aventuro a lavar a Carmen, me armo de um balde com querosene e água, pincel e dou uma belíssima lavada com a mistura nos pistões e pastilhas.....
Evidentemente, removo tudo com água.....são os momentos seguintes onde o freio é bom....depois volta a preguiça....
A sugestão do aeroquip me interessou.
Ela é válida só para o freio dianteiro?
Do meu freio traseiro eu não tenho o que reclamar.
Mas gostaria do freio dianteiro menos borrachudo.
Vander
Heritage Softail Classic
Taubaté - SP
"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
Não sabia que as Harleys mais novas já vinham com o Aeroquip. Se a minha tem, é sinal que o freio da frente é meio borrachudo assim mesmo.
Estou procurando trocar o óleo do freio dianteiro a cada 1 ano, pois o reservatório tem aquele problema crônico de começar a vazar depois disso (o óleo vai ficando mais fino). Mas vou observar melhor agora que ele vai ser trocado se noto uma melhora significativa.
A Harley recomenda o uso do DOT 4 para os freios. Alguém sabe se usar o DOT 5, que é mais grosso, pode trazer problemas?
Vander
Heritage Softail Classic
Taubaté - SP
"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
A diferença é que a base dele é silicone, isento de absorver água.....é melhor, mas se por qualquer inconveniente vc tiver que completar, ele não é compatível com os demais (DOT 3 ou 4) e, numa viagem por exemplo isso pode ser complicado.....quase nunca vc encontra em postos.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4.
O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4.
O DOT 3 e 4 são base glicol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
Agora.....
O DOT 5.1 é compatível com os sistemas DOT 3 e 4, por também ser base glicol.
Ponto de ebulição fluído seco Ponto de ebulição fluído contaminado com água
DOT 3 205 °C 140 °C
DOT 4 230 °C 155 °C
DOT 5* 260 °C 180 °C
DOT 5.1 270 °C 190 °C
* Base silicone.
Antes de substituir o fluído, é importante sugar com uma grande seringa todo o reservatório e então completar com fluído novo e sangrar todas as rodas até a presença do fluído novo.
Melhor substituir o fluído anualmente/regularmente por DOT 4, que gastar uma pequena fortuna no 5.1. A deterioração do fluído impacta mais seriamente na performance, que os benefícios que eventualmente o 5.1 podem trazer.