BMW G 650GS - opiniões

27 Out 2011 10:00 #1 por AlvaroME
Bom dia a todos!

Fui convidado pelo Patriarca a expor algumas informações aqui no Motonline sobre a BMW G 650GS.

Inicio, portanto, com o seguinte:

-Por que BMW G 650GS?

A resposta é longa...

Sou fã de motos trail desde sempre. É só olhar minha assinatura. Há tempos sentia-me órfão... rs... deste tipo de motocicleta e a coluna do Paulo Couto - As motos que ninguém quer comprar - sintetizava meu pensamento...

Fui em outubro de 2.009 ao Salão das Dias Rodas na esperança de conhecer a XTZ 660 Ténéré, pois a mesma já estava em testes no Brasil. Para minha decepção, nada... Entretanto, conheci (na verdade, revi... a BMW G 650GS que seria montada no Brasil).

O tempo passou e chegou a BMW G 650GS, a Honda XL 700V Transalp (que também era uma das minhas preferências) e nada da XTZ 660 Ténéré...

Em agosto deste ano fui conhecer a recém lançada BMW G 650GS (na verdade, um "face-lift") e aquela moto despertou meu interesse.

Associe-se a isto o ótimo atendimento que tive na concessionária BMW aqui de Curitiba - e vai um comercial gratuiuto, por parte do Sr. Eduardo - com direito a test-drive e tudo!

Quando a Honda lançou a XL 700V Transalp, fui a uma concessionária onde havia adquirido minha Honda NX-4 Falcon e pedi para dar uma volta... Resultado... nada...

-Como é que vou gastar R$35.000,00 em uma motocicleta (preço da moto sem ABS, com ágio, em Curitiba, na época do lançamento...) sem nem ao menos dar uma volta na quadra?
-E a XTZ 660 Ténéré que nunca chega?

Incentivado pelas montadoras japonesas (Honda e Yamaha), voltei à concessionária BMW e... fechei negócio!

Mas, vamos à moto, que é o que realmente interessa!

A moto é ótima!

Ao guiá-la pela primeira vez, em poucos metros, parece que ela foi sua a vida inteira... É um produto muito amigável!

O aro dianteiro de 19 polegadas proporciona uma facilidade incrível em curvas. Minhas motos anteriores, todas trail, com rodas dianteiras de 21 polegadas tinham um comportamento diferente. Neste final de semana, saí com um amigo que comprou minha Falcon e ao trocarmos de moto para que ele experimentasse a BMW eu quase acertei o meio-fio... rs... parece piada, mas a facilidade do aro 19 é impressionante!!!

Um detalhe que ainda me causa estranheza é a altura do banco. 780mm é, de fato, um pouco baixo. Tenho (ou tinha...) 1,75m e é curioso estar com o pé sempre "plantado" no chão. Somente isto. Como ex-proprietário de diversas motos trais, eu estava acostumado a apoiar os pés no chão apenas com as pontas dos pés. Agora, sempre muito bem apoiados. Mas continuo estranhando. A vantagem disto é óbvia em qualquer situação, como já pude comprovar.

Outros bons detalhes:

- Aquecedor de manoplas: simplesmente ótimo! Já o utilizei diversas vezes e é curioso, pois você começa aquecendo as mãos e o bem estar vai se espalhando pelo corpo...

- Regulagem da suspensão traseira: sensacional, pois com ou sem garupa, o equilíbrio da moto se mantém;

- Consumo de combustível: inacreditável! Fui dar uma volta com um amigo que estava com uma XT 660R: 26km/l para a BMW e 21km/l para a XT... Portanto, a choradeira do tanque pequeno de 14 litros não faz muito sentido...

Neste final de semana fiz um passeio curto de 105km, saindo de Curitiba, indo a Quatro Barras (90 a 100km/h), seguindo pela Estrada Velha da Graciosa até o primeiro mirante (40 a 60km/h), depois voltando pelo Controno Leste até a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (110 a 120km/h) e em seguida Curitiba pela BR 277. Resultado: 29,7km/l!!!

Por enquanto, é isto!

Postarei mais ao longo dos próximos dias.

Um grande abraço a todos!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: ryo.harada

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 11:23 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico BMW G 650GS - opiniões
Muito bom o relato e impressionante a economia desta moto.Revoltante o comportamento da Cc. que quer pegar os 35 paus do freguês, mas não deixa ele provar o produto !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 12:04 #3 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico BMW G 650GS - opiniões
Pois é, soueu...

Talvez isto ajude a explicar, também, o fato de eu ter visto uma única Transalp rodando em Curitiba, fora de uma concessionária...

É uma pena...

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 12:15 #4 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico BMW G 650GS - opiniões
Voltando ao assunto BMW G 650GS, tive 3 motos com velocímetro digital: Honda XR 250 Tornado, Yamaha Lander 250 e XT 660R. Vi em algum tópico uma crítica ao fato de o velocímetro da BMW G 650GS ser analógico e o conta-giros por barras, ao contrário do utilizado por outras marcas.

Confesso, que fiquei intrigado quando vi o painel da BMW...

Agora, no uso, vejo que os alemães tiveram uma boa idéia (os velocímetros analógicos também estão presentes nas irmãs maiores F 800GS e R 1200GS), pois é muito mais rápido e prático "olhar" para o velocímetro e rapidamente ter a visão da velocidade do que "ler" os números. Penso que, desta forma, temos uma percepção mais rápida da velocidade e conseguimos manter maior atenção ao que realmente interessa, que são as vias de trânsito.

Além disto, o conta-giros está lá e mais, temos uma "shift-light" que avisa quando o motor está entrando na faixa vermelha, pouco antes de a ignição cortá-lo. Mais que isto, o motor é um monocilindro digamos, grande, e assim como outros desta concepção, são motores muito fortes e que não necessitam de muito giro.

Como curiosidade, a 5.000rpm, no plano, estamos a 130km/h.

Abraço!
AlvaroME2011-10-27 14:17:21

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 16:46 #5 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico BMW G 650GS - opiniões
Parabéns Alvaro, continue nos mantendo atualizados sobre a motoca.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 23:56 #6 por Ensoniq
Respondido por Ensoniq no tópico BMW G 650GS - opiniões
Muito bom o relato!
Espero que logo a BMW venha para Bauru também.
Hj a mais próxima é Ribeirão Preto, 220Km.
Alvaro e o conforto dela pro garupa, já fez o teste?
Gosto de andar com a dona patroa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 07:55 #7 por AlvaroME
Respondido por AlvaroME no tópico BMW G 650GS - opiniões
Ensoniq:

A patroa aprovou! Segundo ela, a mais confortável até então! Cabe comentar que ela também gostava da Falcon.

Abraço!

125ML 81 * DT180 84 * XLX250R 86 * XLX350R 88 * SXT 27.5 89 * Elefantre 30.0 91 * XT 600E 97 * DT180 82 * Tornado 05 * Lander 07 * Falcon 06 * XT 660R 06 * Falcon 08 * BMW G 650GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 10:08 #8 por Rodrigo A
Respondido por Rodrigo A no tópico BMW G 650GS - opiniões
Olá Alvaro e amigos,

Fiquei com muita dúvida entre a Transalp e a G 650 GS. Aqui em BH foi fácil fazer test drive nas duas. Depois de muita análise optei pela G.

Preço (29.800 contra 34.800 da TA com ABS), condições de pagamento (entrada de 14.800 e 24x com juros de 0,99) atendimento, dois anos de garantia, BMW service que te socorre em qq lugar do Mercosul pelo prazo da garantia, seguro mais barato (1.300), estética e marca contaram a favor da BM.

Apesar do monocilíndrico tem desempenho muito parecido com a TA. Não trepida muito. Rodei 1.200 km com a minha, a melhor média foi 27,5 kml e a pior 22,5l na cidade. A moto transmite uma segurança e equilíbrio fantásticos. É extremamente prazerosa. Tem um torque muito bom. Sinceramente é difícil dizer no que poderia melhorar.

No início tb achei estranho o velocímetro analógico e o conta giros digital, mais defícil de ser lido. Mas é porque na época do amaciamento, até os 1.000 km vigiava o tempo todo o giro pra não passar de 5.000rpm. Depois disso não há essa necessidade. A checagem da velocidade é mais importante e o giro na verdade vc sente pelo barulho e variação de vibração - e ainda tem a luz vermelha que avisa quando vc chega perto do limite.

Outro detalhe é a ausência do marcador de combustível. Quando se entra na reserva acende uma luz espia amarelada e o painel mostra um hodometro específico, zerado, pra te dar controle. Bem, rodei mais de 70 km com a luz espia acesa e, tomando por base o consumo pior e a capacidade da reserva (4 litros), ainda se tem com facilidade uma autonomia de 80 km após a luz acender - e essa autonomia de reserva pode chegar a 110 km ou mais se vc estiver na estrada e aliviar para uns 90-100kmh. Além disso, talvez pelo balanço constante da moto, ainda não vi um marcador de combustível confiável.

Os freios são ótimos. O motor rotax confiabilíssimo, adora reduções. Fazer curvas com ela é um caso a parte. De fato, a ciclística dela é perfeita. A relativa baixa altura do banco se traduz em segurança e joga pra baixo o centro gravitacional da moto, além de dar um bonito efeito cinturado no design. Não me atrapalha (meço 1,81) até porque as pernas não ficam encolhidas (como na Versys).

Enfim, estou satisfeitíssimo. Hj vou ver se pego uma estradinha de chão com ela e posto as opiniões.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 12:05 #9 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico BMW G 650GS - opiniões
Ver esses relatos realmente deixa a vontade de ir atrás de uma 650gs nas alturas hehe.

Bacana ver que a moto é realmente aquilo que parece.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 08:09 #10 por Rodrigo A
Respondido por Rodrigo A no tópico BMW G 650GS - opiniões
Peguei uma estradinha de chão bem ruim. Estreita, subida, descida, pedra solta. Desliguei o ABS e testei pra ver se tava desligado mesmo, tava. Dei uma travada na roda traseira pra ter certeza. Como a estrada tava muito ruim - tem chovido demais aqui esses dias - e fui bem devagar, não deu pra formar uma opinião sólida. Mas fiquei com aquela impressão que ela encara uma estrada de chão, se for preciso, mas prefere o asfalto - assim como eu, hehe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 14:18 #11 por Sávio
Respondido por Sávio no tópico BMW G 650GS - opiniões
Pois é, Álvaro e demais amigos,

A precisão do seu relato converge a um censo comum de quem adquiriu a G650: quem compra não se arrepende!

Ao meu ver, é um produto honesto, a BMW entrega o que promete.

Também não a comprei no escuro. Pude testá-la e compreendo quando você relata que "ao guiá-la pela primeira vez, em poucos metros, parece que ela foi sua a vida inteira... É um produto muito amigável!"

Infelizmente, não pude fazer um teste drive em pelo menos 4 modelos de variadas marcas que me interessavam. A grande maioria das montadoras e concessionárias parecem não dar a mínima aos potenciais compradores. Uma pena... Comprar uma moto acima de 30 paus sem ao menos testá-la não dá.

Deveriam tomar como exemplo o próprio setor automobilístico, onde é possível fazer teste drive em carros de 20 a 200 mil pratas, sem falar nos dengos e vantagens oferecidas...

Mas uma das gratas surpresas que tive com a G650GS é o conforto que ela oferece. Tenho uma hérnia de disco na coluna lombar (L5-S1), que insisto em tentar tratá-la sem cirurgia. A ergonomia de pilotagem e a maciez do conjunto da moto me permitem andar horas a fio sem aquelas dores peculiares. Quem sofre disso sabe o que eu estou relatando... Em breve, finalmente será possível fazer viagens mais distantes. Detalhe, a patroa está adorando a moto.

Só isso aí já seria motivo suficiente para adquirí-la. Aliado ao custo-benefício (seguro de 1200 reais, revisão a cada 10 mil kms, garantia de 2 anos, consumo de 25 km/l, BMW Service, ABS de série e um útil aquecedor de manoplas...), vejo que foi a melhor escolha que poderia ter feito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 17:46 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico BMW G 650GS - opiniões
L5-S1, minha esposa operou Sávio, vc realmente é durão, pois até hoje sofremos muito com isso, digo sofremos pois várias vezes antes da cirurgia acordamos na madrugada para ir ao hospital e ainda hoje ela tem dores, esse é um dos motivos pelo qual ela não anda de moto comigo.Estou gostando muito dos relatos sobre a moto, obrigado Alvaro.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 19:09 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico BMW G 650GS - opiniões

AlvaroME escreveu: Ensoniq:

A patroa aprovou! Segundo ela, a mais confortável até então! Cabe comentar que ela também gostava da Falcon.

Abraço!

Segundo a "Motociclismo" ela é mais confortável que as suas irmãs(categoria) maiores e mais caras.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 08:27 #14 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico BMW G 650GS - opiniões
Com tanta informação positiva eu vou acabar comprando uma...

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 08:51 #15 por Sávio
Respondido por Sávio no tópico BMW G 650GS - opiniões
Patriarca,

Na verdade sou displicente mesmo, mas tento amenizar as crises com antiinflamatório (aos montes), pilates, natação e abdominais para fortalecimento da lombar. Nos passeios acima de 100 kms, tenho que dar aquela parada para alongar o esqueleto combalido, mas vale a pena...

Soueu, de fato a G é confortabilíssima, o que pra mim tem ajudado bastante: peso, altura da moto, posição de pilotagem ereta, e maciez do conjunto. Show de bola.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.161 segundos