Corrente KMC durou só 4000km?

07 Set 2014 22:18 - 07 Set 2014 22:19 #1 por diogo.edwiges
Saudações pessoal. Possuo uma Fazer 2011/2012 com 60000 km rodados.

Recentemente troquei o kit relação original por uma combinação de kit coroa e pinhão Riffel e corrente KMC com retentor. Escolhi essa combinação pelo resultado da minha pesquisa sobre a melhor alternativa ao kit original. As peças + a mão de obra ficaram em R$ 280.

O kit relação anterior eu tive que trocar por que a corrente estava claramente empenada, com os elos "encavalados" e estava impossível ajustar a folga da corrente, pois em certos pontos ficava extremamente presa e em outros extremamente solta.

O problema é que, agora, passados apenas 4000 km, cuidando da lubrificação e do ajuste da folga pelo menos 1 vez por semana, a corrente aparenta estar com o mesmo problema da anterior! E estou percebendo que há algum problema ao rodar com a moto mesmo, principalmente em baixa rotação. A corrente dá umas falhadas se tentar retomar a aceleração de forma mais brusca. Ao dar uma "esticada" na aceleração sinto que algo tá puxando a roda traseira para o lado. Esses sintomas que estou percebendo ao rodar diria que são até piores do que os apresentados pelo kit relação anterior.

Tirei algumas fotos dos elos encavalados e fiz um vídeo mostrando a variação da folga.

No vídeo eu primeiro demonstro a folga no ponto mais "preso" e em seguida em 2 outros mais "soltos".



Qual a opinião de vocês? A corrente realmente está empenando? Se sim, pq? Estou até pensando que eu possa estar pilotando de forma agressiva, como, por exemplo, trocar de marcha abruptamente, usar muito "freio motor", etc. Mas é só isso. Não faço nada radical como empinar a moto. :(

Obrigado pessoal.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 14:13 #2 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Olá Sô Diego, pelas fotos, este tipo de irregularidade me parece pela falta de lubrificação dos O-ring, ou retentores. Pode ser que eles estão prematuramente desgastados.

No entanto, o comportamento da moto que você citou me levou a pensar se há alguma coisa errada com a suspensão da motoca, pois 4 mil km é muito pouca quilometragem. Já usei essa corrente na Fazer e rodei 30 mil km. Vendi a moto ainda com essa corrente e o kit em ótimo estado.

Acho interessante verificar se há folga nas buchas da balança, pois alteram totalmente a dirigibilidade da moto pode estragar mais coisas. Ou ainda, veja se o eixo está empenado. Se a corrente está torcida, certamente a a coroa e pinhão não estão alinhados..

Poste as novidades!!

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diogo.edwiges

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 17:08 #3 por diogo.edwiges
Respondido por diogo.edwiges no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Monteverdi, primeiramente obrigado pela resposta.

Sobre a lubrificação da corrente, como disse, lubrifico pelo menos 1 vez por semana. Uso Motul Chain Lube. Antes de lubrificar, passo querosene com uma escova e em seguida lavo com detergente, enxáguo e seco com pano. Rodo em média 350 km por semana.

Vou passar os outros itens que você citou para algum mecânico verificar e depois posto o resultado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 17:40 #4 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Sô Diogo, você falou algo que me deixou intrigado... Aquele desalinhamento dos elos na parte frouxa da corrente me parece desgaste nos retentores. Não estou certo, mas a querosene destrói borracha, que é o material dos retentores, que danificados, não permanecem lubrificados. No entanto, o óleo Motul, que já é específico para lubrificação de corrente não danifica tais peças. Acredito que se os retentores estiverem detonados, a querosene foir uma grande contribuinte.. Aproveito para confessar que nunca lavei uma corrente de moto na minha vida.. :oops: E sempre duraram um bocado.. Era só óleo e pronto..kk

Mas de qualquer forma, vale à pena conferir as outras coisas. Confira também mais dois itens:
- O pinhão. Trancos costumam ser dentes quebrados. Já tive caso de pinhão quebrar dentes prematuramente.
- Rolamento da flange da coroa e os batentes. Os batentes estragados forçam o rolamento, que também estragados, forçam todo o restante da transmissão.

Mais gente deve palpitar por aqui e dar informações até mais precisas..!!

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diogo.edwiges

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 17:54 #5 por diogo.edwiges
Respondido por diogo.edwiges no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Sobre essa questão de usar querosene para limpar a corrente, confesso que fico na dúvida se danifica ou não. Isso por que já vi várias pessoas alegando que estraga e dá realmente essa impressão se observarmos o efeito da querosene em borrachas. Mas, por outro lado, o próprio manual da Fazer e as instruções do kit coroa e pinhão Riffel mandam usar querosene. Mas aí há de se considerar que talvez os retentores da corrente original sejam mais resistentes à querosene e esses da KMC não... :S

Mas já percebi mesmo que sempre após a primeira lavagem todas as correntes que já usei ficaram um pouco diferentes, menos maleáveis. Fico pensando tb se o lubrificante Motul é que não está combinando bem com a lavagem que eu faço, pois a Motul tem na sua linha o Chain Clean (caríssimo por sinal) que é o que eles indicam para limpar a corrente antes da aplicação do Chain Lube.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 23:20 #6 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Sô Diogo, agora que estou usando meu computador que apareceu o video. Li novamente sua mensagem e acho que você pode está com duas questões diferentes, uma com a corrente e outra com alguma imprecisão na suspensão.

No video, você mostra os pontos de folga e tensão da corrente. Isso, até certo ponto é normal. Um mecânico me disse que a regulagem correta da corrente é com ela no ponto mais tenso, mantendo aquela folguinha de 1,5 cm, aproximadamente. Isso evita esforço da mesma quando a suspensão estiver no curso total ou perto disso, assim, evitando a quebra da corrente. Pelo video, não percebi uma diferença muito grande.

Lembro que quando troquei a corrente original e coloquei a KMC notei que era mais ruidosa, mas nunca senti a dirigibilidade da motoca alterada, nem mesmo quando estava com muita folga (acabei de confessar outro descuido..kk).

Acho que dá para você saber se os elos estão agarrados devido ao desgaste dos retentores. Afrouxe a roda e solte a corrente. Depois, confira o movimento das junções com a mão e veja se tem uns elos mais livre que outros. Pela imagem, eles deverão estar mais presos em alguns pontos. Aí, é corrente nova.

Mas ainda acho que a sensação de moto estranha em retomadas e puxando para o lado, tem relação com as peças da suspensão que citei, acrescentando as buchas do amortecedor.

Acho que estou mais encucado com isso que você kkkk

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diogo.edwiges

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2014 10:39 - 12 Set 2014 10:40 #7 por lfercorrea
Respondido por lfercorrea no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Diogo, eu não gosto de corrente KMC. Ela é melhor que as que vem nos kits da VAZ e Riffel, mas tá muito ruinzinha para usar numa 250. As VAZ tem alteração no comprimento, as Riffel travam elos e as KMC arrebentam. A qualidade decaiu muito inclusive para a VAZ, que antes tinham os kits mais duravies do mercado paralelo e hoje são apenas mais uma marca.

Eu pago 340 na relação original. Não compensa pagar 280 num kit com a KMC. Se quer montar seu kit, a corrente é com o que menos se pode brincar. Compre uma DID japan. Se tratanto da fazer, a unica que eu usaria é a DID japan, porque as nacionais tambem nao tem a mesma qualidade, e tem emenda. Não me acostumo com a ideia de comprar uma corrente que já vem emendada de fabrica...

Quando eu experimentei a VAZ, ela ficou exatamente assim. A moto oscilava a ponto de o ponteiro do rpm vibrar na estrada e a moto em baixa marcha dava uns solavancos de tão avalizada que estava a relação. Ajuste de folga era impossivel, e depois que eu escutei um estalo numa curva da corrente quase escapando eu mais depressa possivel joguei o kit fora com mais ou menos uns 5000 km tambem. Agora estou com o original a 15000 km e só regulei a corrente uma vez porque eu sou paranoico com essas coisas. Na fazer as medias da folga são entre 2cm e 3cm no ponto mais tenso da corrente. Se sair dessa especificação, tem que trocar.

Eu tambem uso chainlub da motul, o C4 e limpava com querosene. Aliás, querosene não resseca as borrachas dos orings. Só mudei para o C1 pela praticidade e ele tá com o preço legal aqui.


Forte abraço
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diogo.edwiges, espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2014 10:47 #8 por lfercorrea
Respondido por lfercorrea no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
corrente parece um treco simples, mas tem toda uma engenharia de precisa na montagem. os elos tem que ter uma folga lateral, e essa folga é precisa. se for demais, a corrente balança lateralmente, se for de menos, trava o elo e voce fica com uma corrente perigosa, impossivel de ajustar. ela tende a escapar nos piores momentos da sua viagem: curvas.

é um negocio dificil fazer uma corrente bem feita. por isso as boas custam caro. vai de DID agora. os caras manjam de fazer corrente...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2014 11:04 #9 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Obrigado, lfercorrea, suas considerações sobre as marcas de correntes ajudam até quem tem outras motos.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2014 14:05 #10 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Sô Correa, já viu algum caso de corrente KMC arrebentar na Fazer? Pensei que isso fosse problema corriqueiro das XT660.. Pelo o que já li, a KMC é muito controversa, ou gostam, ou odeiam.. Eu, nunca tive problema com ela. O kit original da minha ex-Fazer foi até os 56 mil km, com a corrente ainda em ótimo estado e a coroa com dentes sem afinar. O pinhão foi o vilão... Mas achei a quilometragem mais que boa..

Bom saber que a querosene não danifica os retentores. Agora, sempre lubrifico com óleo para diferencial de carros, se não me engano, é 140. Uso esse tipo de óleo para diminuir a lambança e porque tem ficado por tempo na transmissão. Será que bom continuar?

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2014 10:46 - 30 Set 2014 10:47 #11 por lfercorrea
Respondido por lfercorrea no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Monteverdi, eu sei de um cara (na verdade não conheco, nem nunca o vi, mas ele fez uma viagem com nosso grupo) de uma ER6 que estava com uma KMC que arrebentou na viagem e embolou ali perto do bloco do motor. Pela foto que me mostraram, já deu pra perceber que o cara tinha perdido o bloco. Sorte não ter se machucado. Enfim, KMC não é DID. Mas nem é por isso que eu não gosto, é porque ela não tem a linearidade da DID, isto é, voce percebe uns elos travados ainda com ela nova. Deve ser por causa da precisao na montagem, onde uns elos tem mais folga lateral que outros...

Acho que numa 150 ou menor, dá pra usar de boa. Mas 250 pra cima já não recomendo...

grande abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2014 09:45 #12 por diogo.edwiges
Respondido por diogo.edwiges no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Pessoal, por incrível que pareça, o que tava fazendo a moto puxar para o lado era... o pneu traseiro furado! :sick: Deu um pequeno furo e ele foi esvaziando aos poucos, só fui perceber quando a coisa ficou pior e resolvi inspecioná-lo. :silly:

Resolvido o problema do pneu, permaneceram somente os trancos e solavancos ao andar devagar. Sem contar um fato que não havia mencionado, que é a velocidade final bem reduzida (uns 20 km/h) em comparação com a corrente DID.

Monteverdi escreveu: Sô Diogo, agora que estou usando meu computador que apareceu o video. Li novamente sua mensagem e acho que você pode está com duas questões diferentes, uma com a corrente e outra com alguma imprecisão na suspensão.

No video, você mostra os pontos de folga e tensão da corrente. Isso, até certo ponto é normal. Um mecânico me disse que a regulagem correta da corrente é com ela no ponto mais tenso, mantendo aquela folguinha de 1,5 cm, aproximadamente. Isso evita esforço da mesma quando a suspensão estiver no curso total ou perto disso, assim, evitando a quebra da corrente. Pelo video, não percebi uma diferença muito grande.

Lembro que quando troquei a corrente original e coloquei a KMC notei que era mais ruidosa, mas nunca senti a dirigibilidade da motoca alterada, nem mesmo quando estava com muita folga (acabei de confessar outro descuido..kk).

Acho que dá para você saber se os elos estão agarrados devido ao desgaste dos retentores. Afrouxe a roda e solte a corrente. Depois, confira o movimento das junções com a mão e veja se tem uns elos mais livre que outros. Pela imagem, eles deverão estar mais presos em alguns pontos. Aí, é corrente nova.

Mas ainda acho que a sensação de moto estranha em retomadas e puxando para o lado, tem relação com as peças da suspensão que citei, acrescentando as buchas do amortecedor.

Acho que estou mais encucado com isso que você kkkk

Inté!


Fiz o teste do movimento das junções... Realmente determinados elos estão presos, embora não chegue a parecer que vão saltar da coroa ou pinhão. :(

lfercorrea escreveu: Monteverdi, eu sei de um cara (na verdade não conheco, nem nunca o vi, mas ele fez uma viagem com nosso grupo) de uma ER6 que estava com uma KMC que arrebentou na viagem e embolou ali perto do bloco do motor. Pela foto que me mostraram, já deu pra perceber que o cara tinha perdido o bloco. Sorte não ter se machucado. Enfim, KMC não é DID. Mas nem é por isso que eu não gosto, é porque ela não tem a linearidade da DID, isto é, voce percebe uns elos travados ainda com ela nova. Deve ser por causa da precisao na montagem, onde uns elos tem mais folga lateral que outros...

Acho que numa 150 ou menor, dá pra usar de boa. Mas 250 pra cima já não recomendo...

grande abraço


Infelizmente parece que você está correto, colega.

Descobri no próprio site da KMC que o modelo de corrente 428UO (que eu entendi ser sem emenda, ou seja, superior ao modelo que adquiri (428H)) só é indicado para motos de até 150 cc!

Imagino que os elos estão travados devido a combinação de "mão pesada" + carga (eu sou pesado, uso bauleto que tá sempre com capa de chuva e mochila cheia) + uso frequente (limpeza fica meio prejudicada). Imagino que os que elogiam essa marca tão usando uma corrente KMC superior (como a 520UO, que, segundo a própria KMC, suporta motos de até 400 cc) ou fazem uso muito moderado da moto.

Enfim, aqui está a página da KMC com as informações:


Não me lembro se na caixa da corrente que comprei está explícito a indicação dela para a Fazer 250, portanto, se alguém puder comentar sobre isso acho que seria interessante para sabermos se quem importa esse modelo específico está colocando essa informação por conta própria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Nov 2014 21:31 - 03 Nov 2014 21:34 #13 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Corrente KMC durou só 4000km?

diogo.edwiges escreveu: Saudações pessoal. Possuo uma Fazer 2011/2012 com 60000 km rodados.

Recentemente troquei o kit relação original por uma combinação de kit coroa e pinhão Riffel e corrente KMC com retentor. Escolhi essa combinação pelo resultado da minha pesquisa sobre a melhor alternativa ao kit original. As peças + a mão de obra ficaram em R$ 280.

O kit relação anterior eu tive que trocar por que a corrente estava claramente empenada, com os elos "encavalados" e estava impossível ajustar a folga da corrente, pois em certos pontos ficava extremamente presa e em outros extremamente solta.

O problema é que, agora, passados apenas 4000 km, cuidando da lubrificação e do ajuste da folga pelo menos 1 vez por semana, a corrente aparenta estar com o mesmo problema da anterior! E estou percebendo que há algum problema ao rodar com a moto mesmo, principalmente em baixa rotação. A corrente dá umas falhadas se tentar retomar a aceleração de forma mais brusca. Ao dar uma "esticada" na aceleração sinto que algo tá puxando a roda traseira para o lado. Esses sintomas que estou percebendo ao rodar diria que são até piores do que os apresentados pelo kit relação anterior.

Tirei algumas fotos dos elos encavalados e fiz um vídeo mostrando a variação da folga.

No vídeo eu primeiro demonstro a folga no ponto mais "preso" e em seguida em 2 outros mais "soltos".



Qual a opinião de vocês? A corrente realmente está empenando? Se sim, pq? Estou até pensando que eu possa estar pilotando de forma agressiva, como, por exemplo, trocar de marcha abruptamente, usar muito "freio motor", etc. Mas é só isso. Não faço nada radical como empinar a moto. :(

Obrigado pessoal.


Tenho escutado uns barulhos estranhos que eu acho que estão vindo do jogo de tração, pois a corrente da Terezinha está pior do que a do meu amigo ai de cima. O que vocês acham? Alguém já teve problema com a corrente de forma que ela ficou desta forma, ou seja, ficando disforme? Será que ela pode mesmo está provocando estes barulhos? Eu tenho percebido estes barulhos quando a moto está desacelerando no freio motor e chega na casa dos 30 e pouco km. Um detalhe: nesta situação, quando eu aciono a embreagem o barulho para. A minha corrente é original e está perto de completar 15000km.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Nov 2014 00:04 #14 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Corrente KMC durou só 4000km?
Sô Vandeco, tá muito nova ainda, será que não é só uma regulagem e lubrificada? A corrente da TE é mais barulhenta do que a da Fazer.

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Nov 2014 13:17 #15 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Corrente KMC durou só 4000km?

vandeco escreveu:

diogo.edwiges escreveu: Saudações pessoal. Possuo uma Fazer 2011/2012 com 60000 km rodados.

Recentemente troquei o kit relação original por uma combinação de kit coroa e pinhão Riffel e corrente KMC com retentor. Escolhi essa combinação pelo resultado da minha pesquisa sobre a melhor alternativa ao kit original. As peças + a mão de obra ficaram em R$ 280.

O kit relação anterior eu tive que trocar por que a corrente estava claramente empenada, com os elos "encavalados" e estava impossível ajustar a folga da corrente, pois em certos pontos ficava extremamente presa e em outros extremamente solta.

O problema é que, agora, passados apenas 4000 km, cuidando da lubrificação e do ajuste da folga pelo menos 1 vez por semana, a corrente aparenta estar com o mesmo problema da anterior! E estou percebendo que há algum problema ao rodar com a moto mesmo, principalmente em baixa rotação. A corrente dá umas falhadas se tentar retomar a aceleração de forma mais brusca. Ao dar uma "esticada" na aceleração sinto que algo tá puxando a roda traseira para o lado. Esses sintomas que estou percebendo ao rodar diria que são até piores do que os apresentados pelo kit relação anterior.

Tirei algumas fotos dos elos encavalados e fiz um vídeo mostrando a variação da folga.

No vídeo eu primeiro demonstro a folga no ponto mais "preso" e em seguida em 2 outros mais "soltos".



Qual a opinião de vocês? A corrente realmente está empenando? Se sim, pq? Estou até pensando que eu possa estar pilotando de forma agressiva, como, por exemplo, trocar de marcha abruptamente, usar muito "freio motor", etc. Mas é só isso. Não faço nada radical como empinar a moto. :(

Obrigado pessoal.


Tenho escutado uns barulhos estranhos que eu acho que estão vindo do jogo de tração, pois a corrente da Terezinha está pior do que a do meu amigo ai de cima. O que vocês acham? Alguém já teve problema com a corrente de forma que ela ficou desta forma, ou seja, ficando disforme? Será que ela pode mesmo está provocando estes barulhos? Eu tenho percebido estes barulhos quando a moto está desacelerando no freio motor e chega na casa dos 30 e pouco km. Um detalhe: nesta situação, quando eu aciono a embreagem o barulho para. A minha corrente é original e está perto de completar 15000km.


Caraca Vandeco, 15 mil? A minha original durou até os 36 mil! Mas já estava fazendo barulho. Coloquei o kit KMC, por enquanto tudo de boa.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.239 segundos