Como é não sei, só sei que é assim.rs Mande suas dúvidas para o Biagio, burocracia é com ele! Só te dizer que rotação baixa é igual a menos gasolina queimando.
Sidious, pela lógica a injeção detecta essa baixa rotação e envia menos combustível, mesmo estando em 5a marcha, mandando só o suficiente.
quanto à aumentar rotação acredito que não, pelo que entendo ela aumenta ou diminue a mistura e só se vc deixar a rotação cair demais é encrenca a moto desmaia rsrs.
Só mais um relato de um proprietário de Lander muito satisfeito. Comprei a moto há algumas semanas e tive gratas surpresas em relação ao consumo. No primeiro tanque, segui à risca o manual, não ultrapassando os 5 mil giros nos primeiros 150 Km nem os 6 mil até atingir a reserva. A média ficou nos 33 Km/l. Ainda que tenha sido uma tocada em baixa rotação, foi no trânsito de cidade, fazendo as mudanças comuns de marcha.
Melhor ainda quando fiz uma viagem curta de 150 Km, andando predominantemente em quinta e a 70 Km/h. Consegui incríveis 35,5 Km/l. Só falta ver com a danada se comporta andando aberto. Até agora, tudo perfeito.
Puxa, sua Lander Marcelo tá mais economica do que uma Biz 100! Eu consegui somente 32km/l de média com uma Biz 100 certa vez rodando na cidade, se caísse na estrada com ela, certamente não faria nem 30 km/l de méida, já que 70km/h numa Biz ela está berrando feito bode atrás de cabra!
a questão do consumo é algo que deve ser avaliada de forma histórica, tanque a tanque sempre existirão erros pois o limite abastecido nunca é identico. EM motos é mais preciso, em carros varia muito.
Além do mais, sem um histórico fica dificil saber se existe alguma variação expresiva momentânea ou é uma tendência, demonstrando necessidade de manutenção ou mudança de hábitos/trajetos.
Para auxiliar, utilizo uma planilha Excel onde faço esses controles, se estiverem interessados disponibilizei para download acompanhada de instruções.
na real, por um tanto de preguiça, só instalei o pinhão na revisão de 1 ano (30 dias atrás). Ainda nem andei o primeiro tanque, mas ao que notei, pouco mudou o comportamento da moto. Me deu uma sensação que a FINAL dela ficou mais baixa, mas nao tenho certeza vez que não lembro bem até onde chegava antes. Sei que era em torno de 140km/h no velocimetro, sei que não chegou lá agora (faltou um pouquinho). Mas pode ser que na vel. real, tenham ficado iguais... dificil saber.
Mas em breve postarei mais impressões.
Maro
Ducati SuperBike 1198s - 6.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 25.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 4.000km
Yamaha YS 250 Fazer - 3.600km
Honda C100 Biz ES - 5.100km
Kasinski Cruise II - 2.500km
Mguerios,
Parabéns pela planilha! muito boa mesmo! Acho que o administrador do fórum deveria colocá-la na área de download do e conceder os créditos à você.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
, essa moto tá com alguma coisa errada ou a gasola que você usa é a pior que existe no mundo.
A minha com 6 mil km passando marchas a 4 mil RPM e não ultrapassando 100 km/h fazia 32 chegando a 33,5 km/l. Atualmente ela tá fazendo 29/30 eu tô reclamando que tá astando, se eu fizer 21 eu tenho um infarto
!
Cara, leva pra concessionária e reclama, se tiver perto de revisão aproveita e fica encima dele. Mas continue observando como é o seu tipo de uso, se anda em lugares com muito morro, peso, !PNEUS! se mau calibrados costumam dar uma diferença significativa, se repica demais ou se enrola demais o cabo até 4 mil giros. Ah! e pricipalmente mude de posto. Eu só uso Shell ou BR.
Dudu, cola o avatar do montiverdi na motoka pra ver se ela melhora...
Agora é sério. O seu percurso tb conta, meus amigos mineiros dizem que divinópolis tem bastante morro. talvez seja isso. Calibragem dos pneus é importante também. Não sei como vc anda, mas tem um jeito de regular a IE pra deixar ela mais econômica... peça pra fazerem isso na concessionária.
Torço por vc!!
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."