Eu nunca viagei de FZR, mas tenho um amigo que fez 645+645 (ida e volta). Manteve uma velocidade média de 90km/h com picos de 120km/h. Não lembro o consumo, mas ele disse que não chegou cansado. Só a famosa dormencia na mão, por causa da vibração. Ah!Fez paradas de 20 min a cada 2h de estrada.
Iniciante_rs, desculpe eu discordar de vc, eu TENHO uma Fazer e pelo menos a minha eu rodei 300 ida e 300 volta, e em nenhum momento senti vibração na moto, muito pelo contrário, oq realmente incomoda na viagem é o vento no peito... Esse seu amigo aí deve possuir uma TW, essa sim vibra pq eu já viajei também nela!!! Desculpas a discórdia...
Ari achava melhor vc manter a média de 100 a 110 km/h sem problemas, faz uns 26km/l nesssa media!"
Caras, andei 500km neste feriado, sou de Porto Alegre e fui até o cânion do itaimbezinho, em Cambará do Sul. Fui eu na minha fazer e um amigo de twister. Tem serra, estrada e estrada de chão no caminho.
Na serra é uma beleza, ela deita nas curvas até raspar os pinos das pedaleiras sem nenhum problema. Os pneus e suspensões são ótimos. Como nesta parte a atenção tem que ser total, tu nem percebe a viagem.
Na estrada já é pior, o vento incomoda acima dos 110Km/h, eu pelo menos acho muito cansativo. Mantivemos a velocidade abaixo disso. Eu ando sempre com as pontas dos pés nas pedaleiras, mas em retas essa posição cansa tb, tem que mudar constantemente. Aquele rebaixo no banco na parte do piloto facilita, dá para escorar a coluna.
Agora, em estrada de chão batido com pedras soltas... se passasse um cara com uma DT180 eu dava minha fazer e ainda voltava uma grana pra ele! São 8km do "centro" de Cambará até o cânion, mas parecem 800! Simplesmente não dá, a moto parece que vai se desmanchar. Os pneus, as suspensões, a posição, enfim a moto não é pra isso (pelo menos meu amigo sofreu mais ainda na twister). Os camionetões passavam por nós a milhão, nos tapando de poeira. Prometi pra mim que o primeiro lugar que vou depois de comprar uma XT660 (sonha) é lá.
Enfim, dá pra viajar com ela numa boa desde que seja por estradas asfaltadas. No chão batido tem que ter A paciência. Ainda este mês pretendo ir até São Miguel das Missões, serão uns 1000km. Acho que parando a cada 2h tu aguenta numa boa.
Há, na ida (subida da serra) a twister fez 23km/l e a fazer 27. E pra quem ainda não conhece o Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde fica o Itaimbezinho (e mais dois cânions) é muito legal, vale a pena mesmo, até encarar estrada de chão batido.
Pessoal que quer dimimuir o desconforto com o vento pode apelar pra uma bolha, a motovisor já desenvolveu uma muito facil de instalar, vc pode colocar só pra viajar e depois retira, eu particularmente não acho bonito, mas deve ser bem confortável, veja aí:
Em sp no centro custa mais barato, e tem instalacao gratis...Conheco a empresa (motovisor), tem mta qualidade...
Nunca viajei de naked, mas sera q so um parabrisa ja resolve a ventania?
abs
Vamos esclarecer umas coisas. vcs q adoram a fazer e tao falando q a twister vibra.. tenho uma tw 2006 ta com 5000km claro q ela vibra, sempre q estou a uns 140km por h ela vibra e vibra ainda mais na descida quando atinjo os 160km , coisa q a fazer com toda sua macies nunca vai atingir!! rsrsrs pois a sua unica vantagem e a economia e a I.E , como toda yamaha nao tem potencia como as da honda
(ignorando o comentario acima, duas vezes no mesmo dia é dose...)
Tenho muita curiosidade sobre a eficiencia dessa bolha! Um dos grandes motivos para comprar minha moto é poder ir para Ilha Grande sem grandes transtornos....(e entrões!) São 200 Km de estrada, e pra quem tá acostumado de carro, o vento deve dar uma pusta diferença! Alias, outra pergunta: devo evitar este tipo de viagem no período de amaciamento?
Eu tenho uma TW 2006 e uso essa bolha na estrada, ajuda muito acima de 90 km/h, tira bastante vento do peito e tira também bastante a turbulência do vento dos caminhões e ônibus que vão à frente ou que vêm em sentido contrário.
Quanto à vibração, deixando a paixão pela marca de lado, qualquer moto monocilíndrica vibra um pouco em alta rotação, mas em motos 250 e viajando numa velocidade compatível, algo em torno de 90 a 120, não chega a incomodar. Mas dê uma esticada nas pernas a cada 1h30 ou 2h.
Tenho viajado todo FDS com ela, pra passear. Coisa de no máx 200km (100 + 100 ida e volta). O ideal é 80 - 110 km/h. Prefiro ficar em 80-90 curtindo o passeio. Mas ela anda bem em 120 tb se vc quiser, mas vibra sim. Os demais que tem Fazer tb sentem. Eu devo sentir mais, pois a minha ainda é muito nova. Após 1 hora, a mão está levemente adormecida. Pouca coisa. Basta parar pra descansar e esticar as pernas que volta rapidinho. Espero que melhore ao passar dos 1.000km rodados e fazer a revisão e regulagem.
Na velocidade, em 80-110 vc tem força sobrando pra uma ultrapassagem, mesmo que precise de 130 km/h. Ela tem boa força em 5a marcha, e vc nem precisa reduzir. A Twister tem 6a, mas sem reduzir vc não faz ultrapassagens rápidas. Mas gostaria de ter uma 6a na Fazer, pras grandes retas....
Minha primeira média foi 34,5 km/l. Na segunda, acelerei mais, e fez 30 km/l.
Mas ela é muito gostosa sim. Mas recomendo parar de hora em hora, pra esticar as pernas, corpo, a bunda que tb cansa depois de 1 hora. O bom é que no banco vc pode mudar a posição, e apoiar as costas no degrau do garupa.
O pessoal das revistas andam 700 km num mesmo dia, e dizem não sentir desconforto. Não sei como. Espero que a minha fique assim qdo amaciada/regulada.