O NOVATO
Quem nunca foi novato na trilha??? Nas Minas Gerais é o RÔIA (tradução mineira de rolha, que tampa a passagem....). No Sul é chamado de
POTOCO. Em São Paulo este ser um tanto pitoresco das trilhas, recebe o nome de
PREGO..!! pois segura a trilha e quando enrosca, .... dá trabalho para tirar...!!
Mesmo você, trilheiro experiente e bom de tocada, já deve ter tido seus dias de PREGO, não foi ????
Pois saiba que, percorrer trilhas com pilotos novatos, requer alguns cuidados adicionais.
O ponteiro deve manter um ritmo de tocada adequado as condições do terreno, levando sempre em conta os obstáculos e pontos de riscos da trilha para impedir os novatos de torcer o cabo sem conhecimento e preparo adequado, provocando algum acidente inesperado e estragando a diversão de todos.
Uma trilha, mesmo conhecida, pode estar bem diferente depois de algum tempo ou depois de algumas chuvas, formando novos facões e erosões aleatoriamente. Os Jeeps também podem causar alguns estragos, derrubando algumas árvores pelo caminho e proporcionando algum obstáculo inesperado.Portanto, mantenha os PREGOS no bloco intermediário, evitando que eles te atrapalhem e que possam ajudar-se, observando os pilotos mais experientes a sua frente, seguindo as marcas e aprendendo alguns macetes por conta própria. Claro que
um ou dois pilotos mais experientes devem fechar o pelotão, recolhendo os destroços dos PREGOS pelo caminho, HE HE HE ...!!!
Prepare-se também para sofrer com o cansaço. O PREGO vai atolar diversas vezes e você terá que ajuda-lo a tirar a moto. Claro que você que terá que fazer o trabalho pesado...!!!! PREGO se enrosca e coloca a culpa na moto......!!!! NÃO TEM JEITO ..!!!!
Uma boa dica também e colocar o fotografo do grupo no meio do bloco dos PREGOS. As boas fotos sairão naturalmente....!!!!
Agora, você Novato, deve observar algumas
dicas importantes. Elas farão com que você deixe de ser PREGO mais rapidamente, permitindo que você desfrute muito mais do grande barato que é fazer trilhas.
* Pilote sempre com os equipamentos de proteção.
* Tenha uma moto adequada à sua tocada e perícia. Não adianta comprar um canhão se você ainda só tem braço para DT'zinha.
* Pilote sempre com o farol aceso. Observe e aprenda a vencer os caminhos seguindo os passos dos mais experientes. Não invente caminhos alternativos. Você só vai se complicar e atrasar a galera cada vez mais.
* Seja sempre o primeiro a chegar no ponto de encontro, caso contrário ..... Já sabe né ...??
* Leve sempre uma graninha extra.que se preza sempre paga pelo menos uma rodada.
* Quando, numa dessas raras ocasiões, um piloto experiente tomar um chão, seja sempre o primeiro á ajudá-lo. Você conquistará respeito e confiança dos mais velhos de cabo.
* No ponto de encontro da galera, quando tirarem um sarrinho do PREGO, aceite na boa e devolva com outra brincadeira. Isto deixará a turma mais próxima e tolerante com você.
* Feche sempre todas as porteiras por onde passar.
* Leve ferramentas adequadas e, pelo menos, umas 02 velas de reserva. Com certeza você vai afogar a bike na poça de lama mais funda que você já viu.
Última dica ..!! Não tente acompanhar os veteranos enlouquecidos, que torcem o cabo pra valer. Você corre o risco de se quebrar feio mesmo, estragando sua diversão e a dos outros também.
Então é isso PREGO. VAI NA BOA ..... e ótima diversão pra todos, falou ??
Fonte:
www.trilhadoverde.com.br/
Bom pessoal, achei importante criar este tópico para a galera iniciante que quer pegar trilhas e até para quem já é veterano, por que nunca se sabe de tudo!
Eu adoro viajar de motos, mas por motivos de força maior, não disponho de muito tempo para tal coisa, então penso em me desestressar pegando umas trilhas no domingo pela manhã com o pessoal daqui de minha cidade. Penso em pegar uma
XR 200R ou
DT 180/200 por serem motos mais baratas, leves e que se encaixará no meu nível tecnico de iniciante.
Aguém tem algum comentário a fazer ou dicas para mexer numa moto para trilhas?
DT 180, a moto mais barata e que dá boa diversão aos seus pilotos, dá para personaliza-la imitando as YZ ou outras motos especiais. Sua potência é de 16cv e destaca pelo baixo peso, em torno de 106kg originais
DT 200: Ótima moto para iniciantes que queiram mais emoção, são 25CV de potência e muita leveza. Esta da foto foi bem personalizada.
XR 200R: uma moto leve, boa de torque, economica(dá para rodar) e resistente, mas seu preço geralmente é mais salgado para aquisição
Tem tb a XLR 125, mas com motor muito fraco, pode até ser ruim para o iniciante para escapar dos imprevistos.