Se você for da minha turma, a dos menos providos de
dimensão vertical, começar com uma moto mais alta
realmente pode ser um problema.
Nesse caso, e somente nesse caso, recomendaria pegar uma
Fazer, mesmo que não seja do seu agrado, para pegar mais
experiência. Fique com ela uns dois anos. Depois troque
na X.
Eu tenho pouca altura (1,65) e uma Lander, sem contar
nas XLX350 e Sahara do passado, mas piloto há mais de 20
anos. Com certeza nesse tempo aprendi a não depender de
colocar os pés no chão em situação quase nenhuma. Mas
isso leva um certo tempo. Aprender essas manhas e todas
mais que você ainda precisa com uma moto que dificulta
tudo quando está parada pode ser uma boa receita para um
encontro não desejado com o asfalto.
Um detalhe: esqueça quase tudo o que lhe disseram na
moto-escola. Eles te ensinaram a passar na prova.
Pilotar uma moto no dia a dia é uma coisa completamente
diferente. Treine os fundamentos em um local sem
movimento: frenagem de emergência, curvas e desvios de
rota de emergência. Na hora de uma situação de risco não
dá tempo de pensar e a reação tem que ser instintiva.
Isso você só vai conseguir com treino e tempo. Sem
treino leva mais tempo...
Seja paranóico: todos os seres do universo só teem um
objetivo: derrubar você. Esteja preparado (isso
significa pensar no que você faria se acontecesse algo)
para qualquer coisa que eles possam tentar. As mais
absurdas possíveis. De nada adianta termos razão no caso
de um acidente se estivermos numa cama de hospital ou
num caixão. Sério: seja realmente paranóico. No iníco
cansa um pouco. Mas com o tempo essa atitude de ficar o
tempo todo traçando rotas alternativas, pensando em todo
tipo de absurdo que possa acontecer se incorpora no seu
raciocínio e você nem percebe mais.
Esteja atento ao ambiente. Preste atenção em sons,
luzes, cheiros... Sim! Cheiros! O temido óleo que
derruba muita gente tem um cheiro muito característico e
fácil de identificar. Às vezes sentimos o cheiro dele
antes de vê-lo. Quando está chovendo é mais fácil ver
onde tem óleo pois ficam aquelas manchas coloridas.
Evite passar por elas mesmo nas retas. Quanto mais nas
curvas.
Pilote olhando para o futuro: onde você vai passar
quando estiver fazendo a curva? Isso vai te evitar
surpresas muito desagradáveis como deparar-se com areia
e óleo bem no meio de uma curva o que, todos sabemos, é
uma boa receita para beijar o asfalto.
Sua região é muito quente. Mas não entre no esquema da
grande maioria dos motociclistas daí de andar sem
proteção. Uma jaqueta, calça jeanns e luvas podem fazer
a diferença entre uma visita à farmácia ou ao hospital.
Você vai cair. Tão certo quanto o pagamento de impostos.
Não pense que não. Saiba que sim e esteja preparado para
isso. Quem acha que acidente só acontece com os outros é
sério candidato a virar estatística.
Não, isso não é terrorismo. É a receita para que daqui a
vinte anos você esteja transmitindo a novos
motociclistas essas informações ao invés de contar
histórias trágicas e dolorosas ou mesmo não estar aqui
para contá-las. Se alguém tivesse me dito essas coisas
em 1987 talvez um ou dois tombos dos vários que eu tomei
não tivessem acontecido...
VinnyRun39889,6525578704