Quanto vale um conhecimento?

27 Mar 2009 00:27 #31 por coltpanzerfaust
uma pergunta jduarte.


por analises o carburador a vacuo posui um funcionamento mais linear que um mecanico, pois se é o vacuo que regula a altura do pistonete mesmo que abrissemos a borboleta de aceleração no talo o pistonete controlaria a entrada de ar e combustivel gradativamente até atingir o limite maximo. observando deste ponto de vista o carburador se torna mais economico que um mecanico por exemplo pois é gradual....


diferente de um mecanico onde a resposta de ar e combustivel é imediata obviamente este é mais gastão, porém porque?


será que quando estamos numa subida em uma marcha um pouco mais elevada a carga que diminiui a rotação do pistão fazendo o pistão subir mais lentamente reduz a potencia da compressão e explosão devido a ser mais lenta?


pois de certo modo o que intensifica a potencia é a velocidade na qual a mistura é comprimida gerando mais calor e consequentemente maior expansão dos gases e combustivel admitido? não é por isso que motores demasiadamente rebaixados fundem em altas velocidades?


sim eu sei que sim. gostaria mesmo é de poder testar uma carburador a vacuo e fazer uma media de combustivel.... será que a diferença de arranque de um motor alimentado com carburador a vacuo é tão diferente de um motor a carburador mecanico? acho que sim, pois um dos problemas citados por donos de intruders era justamnete este o arranque. tabem acompanhando os foruns pude notar que o carburador gastava mais do que necessario devido pois sempre enviava uma mistura rica em demasia. problema este que foi resolvido pelo macete do tubo. sendo que este macete visa corrigir a curva excessiva da caixa do filtro para o carburador e regularizando o fluxo de ar pelo gicle de ar do carburador a vacuo.


nas cgs e outras motos com carburas mecanicos acho que o problema está quando vc acelera bruscamente, pois vc sobe a agulha junto com o pistonete, e neste momento o ar admitido é o mesmo devido a sucção do pistão porém como a agulha está lá em cima junto com o pistonete a quantidade de combustivel é exagerada ocasionando um afogamento momentaneo. por exemplo numa cg quando se está a 50 por hora e vc abre o acelerador rapidamente, vc sente a moto dar uma segurada por alguns segundos como se fosse um turbolag. como vc já está no embalo o motor não morre, mas experimente abrir o acelerador rapidamento com a moto parada, ela simplesmente morre por causa de excesso de combustivel.


em um carburador a vacuo não sei como funciona exatamente, mas acho que como o pistonete é controlado pelo vacuo gerado pelo motor e pela borboleta de aceleração. obviamente a aceleração é mais linear e o desperdicio é menor.


estaria eu certo em minhas observações? pois pretendo seriamente em adptar um carburador de cbx aero em minha pequena.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 05:16 #32 por DBatalha
Respondido por DBatalha no tópico Quanto vale um conhecimento?
bom eu tenho uma duvida nao sei nem se to perguntando no lugar certo mas la vai:


qual a vantagem de aro de liga leve??


sou novato nessa area rererere e uma curiosidade sempre hà se a pergunta nao é pra ser feita neste topico(procurei um lugar) mandem o link do topico certo pra essas perguntas!!!


grato

Na vontade com indecisão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 06:38 #33 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2009 05:03 #34 por DBatalha
Respondido por DBatalha no tópico Quanto vale um conhecimento?
valeu obg!!!!

Na vontade com indecisão

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2009 23:45 #35 por coltpanzerfaust
up up up pessoal

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2009 07:34 #36 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Quanto vale um conhecimento?
ô, Colt, ainda não me animei, mas depois vou responder o que vc perguntou sobre carburadores a vácuo...


As modificações que fiz no carburador da Preta Garbo já fizeram-na obter média de 38 km/l pela primeira vez, usando o original dela (já chegou a isso anteriormente, usando o outro carburador que tenho), no mesmo trajeto de sempre para o trabalho e com tocada semelhante à da Yes...


Mas agora, parei um pouquinho porque tinha que reativar e reacertar a Yes, que passará pela inspeção no mês que vem...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2009 21:49 #37 por coltpanzerfaust
realmente o pessoal é fod* geralmente ninguem quer nos acompanhar enquanto resolvemos os problemas mas depois que resolvemos..... óóóóóóó huuuuummmmmm, como é que vc conseguiu? nossa porque eu num pensei nisso antes... e outras coisas mais que escuto por ae.


minha cg fazia media de 20km com alcool, o cabeçote tinha um volume de 15ml e rebaixei para 13ml, e só isso mais um acerto no carburador me fez ganhar mais 4km/l no alcool, e rodando na maciota e com garupa aqui no guarujá já consegui incriveis 27km/l.


detalhe importante... uso gap na vela de 1.20mm que é maior que o padrão que é 0.80mm pelo manual e 0.90mm pela ngk.


isso me deu mais torque em baixa e menor consumo tambem, porem por causa disto perdi 5km/h de velo final.


antes minhas medias eram 20km/l depois das folgas das velas alteradas passou para 22 ou 23km/l, e agora com o pequeno rebaixo que fiz manualmente passou para 24 a 26km/l e tudo no alcool.


agulha do pistonete um nivel acima pra entrar um pouco mais de combustivel, fiz isso apenas pra moto esquentar e andar com um pouco mais de torque em baixa.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2009 18:26 #38 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Quanto vale um conhecimento?
Colt, como você fez esse rebaixo manualmente? e como você mediu o volume do cabeçote?

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2009 00:21 #39 por coltpanzerfaust
na cg o cabeçote com as valvulas e a vela é só virar a parte concava para cima e medir com uma seringa quantos ml são necessarios para encher a camara do cabeçote. depois disso vc soma os ml do cabeçote com os 124ml (caso a moto seja 125, dificilmente ela passa de 124,5ml


por exemplo a minha tinha 15ml.


o volume do cilindro da cg é 124cc = 124ml


então vi que reduzindo até 13ml no cabeçote teria até uma taxa entre 10:1 e 11:1


na verdade poderia baixar até 12.5ml, mas como mais pra frente vou voltar a abastecer com gasolina por questão de desempenho e autonomia para viagens que pretendo fazer decidi em deixar a compressão proximo á algumas esportivas.


coloquei uma lixa fina presa em uma base totalmente plana, como pia de marmore ou vidro. e comecei a movimentar o cabeçote lateralmente sem forçar pra baixo para evitar inclinação. depois de verificar que abaixei de 15ml para 13ml e vi que o calculo dava algo proximo de 10.5:1 fiquei satisfeito.


deixei uma margem, de erro pois não inclui as medidas dos rebaixos do pistão nem muito menos a junta do cabeçote, que por sinal é muito fina menos de 0.60mm o que interfere praticamente em quase nada.


a folga mesmo ficou por parte dos rebaixos do pistão que devem somar uns 2ml no minimo o que me daria 124/15=8.26


se fosse real então a compressão ainda estaria super baixa pois estaria de 8,26:1 pelo que pude notar a honda no cabeçote e cilindro mais antigo como das cgs 2003 usaram uma tolerancia muito grande. pode ser até legal para o motor amaciar, mas o desempenho fica realmente comprometido e a economia então nem se fala.....

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2009 13:37 #40 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Quanto vale um conhecimento?
pois é...


o movimento está fraquíssimo, nunca ví igual... o estrago é grande graande! Repentinamente os negócios despencaram...


Bom...


aquí um pequeno aperitivo:


o pistonete do carburador BS26 da Preta Garbo, na sua montagem original...





e aqui, a montagem que solucionou as falhas que ele causava:








tem mais coisas... mas fica para quando outras coisas melhorarem.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2009 20:27 #41 por coltpanzerfaust
infelizmente jduarte parece que o pessoal anda copm preguiça de pensar e tentar melhorar as coisas.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos