olá, gente...
vou deixar este questionamento, para vocês "deliberarem" por um tempinho, uns dias... só depois voltarei a postar aqui.
Com o "macete do tubo", eu, um sujeito simples, ganhei certa popularidade. Ganhei incontáveis elogios, uma imensurável mostra de puro agradecimento de uma já incalculável, para mim, quantidade de pessoas... ganhei diversão (muita!, muita mesmo!!!), tive prazeres neste pouco tempo, de justificarem quase todos os meus desprazeres... fui útil... fiz um bem... às vezes penso que já não precisaria "escrever um livro, plantar uma árvore"... às vezes penso que já fiz uma boa parte.
Mas também ganhei muitas críticas, que quando ditas diretamente a mim, encarei como construtivas, ou o simplesmente interrogativas. Claro que sei que houveram tantas outras críticas "internas", não ditas, do tipo "puts, mas é trouxa!, se fosse eu patenteava isso!", e outras semelhantes, sempre enfocando mais o aspecto do "ganhar dinheiro" com isso, coisa imprescindível num "país" como este.
Considerando que divulguei o macete do tubo (sempre me lembro de agradecer ao Doug pelo título
... obrigado, cara!) com a intenção de que os donos de Suzuki 125 ajudassem a conseguir uma atitude de bom grado da Joça Toledo, e não o inverso, prosseguí no apoio que foi necessário a todas essa pessoas nessa dúvida do "como fazer"... não sou uma pessoa preparada ou destinada à popularidade, à fama... sofrí com isso, amigos.
Uma explicação sobre isso:
popularidade, fama e disponibilidade, consomem ENERGIA... sim, energia!... e acreditem: eu "entrei nesse negócio do macete", já sem energia
.
Se gastei dinheiro para fazer qualquer coisa que seja, relativa à minha intenção com o macete, isso foi DE MIM!, porque classifico dinheiro como uma consequência, não um fim!
Bom... já disse algumas coisas... agora vamos ao motivo do tópico:
tenho a
Preta Garbo há aproximadamente 1 ano e 7 meses. Considero como "muito felizmente" o carburador original dela ser problemático, diferente daquele que comprei antes, mesmíssimo modelo, e que uso na Yes e que funciona relativamente bem na
Garbo... por mais diversas que tenham sido minhas tentativas de corrigí-lo (extremamente atrapalhadas pelas condições meteorológicas, de meses para cá!, devido a eu não ter espaço coberto para prática da mecânica), ele insistia em apresentar falhas específicas, sempre relacionadas a excessos de combustível na mistura para o motor, situações que eu chamei de micro-afogamentos. Recentemente a SOCORRISTA teve problemas típicos dele, na Intrudinha que ela tem, e que eu mesmo havia feito o macete, mas sem efetuar a regulagem da agulha do pistonete. Uma das situações é aquela falta de resposta do motor na hora em que se gira o acelerador para sair num semáforo. Ela é causada por gasolina ainda em estado líquido, numa parte do carburador.
Bom,... apanhei...
apanhei...
e apanhei desse carburador!...
... mas, olha!, foi a surra mais gostosa que eu já tive... imaginem se vocês tivessem obrigatóriamente que ir a algum quiosque conhecido só para averiguar se tal ou qual regulagem funcionaria adequadamente...
puts, haja gasolina e um pouquinho de "consequência" na conta bancária... hahahahahhhaahahahahaah....
O fato é que, depois de comprar um aspirador de pó novo, eu ... não, péraí, é acelerador!... esqueçe aspirador, é acelerador nu-cre-ar de partículas de ar, tá?...é isso
(*)... bom, eu finalmente juntei lembranças do carburador a vácuo do DODGE POLARA 1800 (que aprendizado eu tive com aquele carburador, pessoal!... fantástico!...queria que todos tivessem experimentado e conhecido tal carburador!) e também do carburador da TDM 225, moto que tive do final de 2003 até aproximadamente abril de 2005. Juntando características desses carburadores, identifiquei o problema básico do BS26, e que praticamente independe de o pistonete ser novo ou não... a Vânia deu a entender que o pistonete do carburador dela foi trocado (o pistonete propriamente dito não apresenta problema significativo de desgaste, mas o diafragma, que é uma manta emborrachada, tem uma certa "validade" dependente de alguns fatores, ele sim pode apresentar falhas de vedação). Um pistonete novo não a livrará dos problemas que ela teve recentemente. Digo isso, simplesmente porque eu mesmo comprei 2 (dois) pistonetes novos, e ao colocar um deles no carburador da
Garbo, o problema do micro-afogamento continuou...
... não era esse o problema.
Achei a causa... entendí o problema... pus uma teoria resultante de observação, em prática...
e mais uma vez, criei uma solução paliativa e completamente funcional, e 100% reversível, sem estragar absolutamente nada funcionalmente!... e o que é PIOR: isso funcionará em qualquer carburador do mesmo tipo!, seja moto 125 ou 1250...
Desta vez eu pergunto a vocês:
QUANTO VALE ESSE CONHECIMENTO?
- eu deveria guardá-lo para mim, e ganhar dinheiro com ele, praticando-o numa "oficina improvisada numa garagem alugada"? (isso é um sonho meu, ter um lugar no qual eu pudesse praticar um misto entre o bem e o "consequência"... claro que depois disso, qualquer sujeitinho sem sabedoria alguma poderia ver o que foi feito...
... e aprender,
talvez)
- eu deveria patentear a solução? (para depois ter dor de cabeça com sujeitos idênticos ou piores do que o anterior, que oportunamente se apropriariam desse conhecimento, sem escrúpulo algum?)
- ou, mais uma vez eu deveria disponibilizar isso em domínio público, visando alcançar o maior número de beneficiários possível, deixando de lado o pensamento de que gente que não mereçe nem um teco de papel higiênico tambérm sairá no lucro?
é... não é fácil, meus caros... questões de moral sempre reprovam muitos nos vestibulares e afins... particularmente, eu escolheria a alternativa C.
Digam lá!!!...
Abraços.
(*)
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=8292&a mp;a mp;a mp;PN=1&TPN=21
Jduarte39876,9863657407